Pular para o conteúdo principal

ACORDO DE NÃO-PERSECUÇÃO PENAL SUBSTITUI PROCESSO POR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE

Instrumento pode ser utilizado pelo Ministério Público em casos que se enquadrem em critérios estabelecidos pela legislação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Três Corações, no Sul de Minas, firmou acordo de não-persecução penal com uma investigada pela prática do crime de peculato. 

Conforme as Resoluções CNMP 181/2017 e 183/2018, este tipo de procedimento pode ser utilizado quando, entre outras condições, for "cominada pena mínima inferior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça a pessoa" e "o investigado tiver confessado formal e circunstanciadamente a sua prática".

No caso em questão, a investigada confessou a prática de peculato (apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio), não possui antecedentes criminais e não estão presentes os pressupostos negativos que inadmitiriam o acordo. 

Além disso, segundo o promotor de Justiça Victor Hugo Rena Pereira, o acordo de não-persecução penal contribui para desafogar o Poder Judiciário, na medida em que, cumpridas as condições estabelecidas, não é preciso propor Ação Penal Pública.

No acordo, a investigada obriga-se a prestar 240 horas de serviço à comunidade, no período de até 30 meses, em datas a serem designadas pela entidade que contará com os serviços. 

Ela deverá ainda ressarcir o dano ao erário no montante de R$ 8.202,78, em 15 prestações mensais, a partir de 5 de outubro de 2018. 

A título de prestação pecuniária, ela deverá pagar o mesmo valor, também em 15 prestações de R$ 546,85, a partir de 5 de dezembro de 2019, em favor de entidade beneficente indicada pelo Ministério Público.

A investigada deverá comprovar, trimestralmente, o cumprimento das condições. Comprovado o cumprimento integral, a investigação será arquivada. Na hipótese de descumprimento de qualquer cláusula, o MPMG poderá oferecer denúncia, utilizando-se todos os elementos de prova colhidos no Inquérito Policial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...