quarta-feira, 5 de setembro de 2018

COMPETIÇÃO FÓRMULA DRONE 2018 REUNIRÁ NÚMERO RECORDE DE COMPETIDORES EM ITAJUBÁ


No próximo final de semana, Itajubá, no Sul de Minas receberá a Competição Fórmula Drone, evento realizado pela SAE Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). 

A competição conta com o apoio da Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio (SMICT), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e do International Council of Aeronautical Sciences (ICAS). Tem como patrocinadores as empresas AEL Sistemas e Avibras Indústria Aeroespacial. 

A competição acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no complexo esportivo da UNIFEI e reunirá 415 competidores organizados em 39 equipes de todo o Brasil. 

O evento envolve estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, com o objetivo de estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia de Sistemas aplicada a aeronaves de asas rotativas radio controladas 

As 39 equipes representam 37 escolas técnicas, de 11 estados, mais o Distrito Federal. O número de equipes, recorde para competições promovidas pela SAE Brasil em sua segunda edição, reflete o grande interesse e a atração gerados pelo Projeto Fórmula Drone na comunidade do ensino técnico profissional de nível médio em todo o Brasil e permite antever uma competição marcada pela qualidade e competitividade. 

São Paulo comparece com 11 equipes, seguido por Minas Gerais com oito equipes. Pernambuco, Santa Catarina e Rio de Janeiro se fazem representar com três equipes cada, enquanto que os estados do Amazonas, Bahia, Goiás e o Distrito Federal inscreveram duas equipes cada um. Por fim, Roraima, Sergipe e Tocantins enviarão uma equipe à competição. 

O Projeto SAE Brasil Fórmula Drone é um programa de natureza educacional a cargo da SAE Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por parte de estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, oriundas de escolas técnicas de todo o Brasil, públicas e privadas. 

Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas (ou missões) que constituem o desafio técnico da competição, segundo requisitos detalhados no regulamento. 

Nenhum comentário: