Pular para o conteúdo principal

ELEITORES DE CIDADES QUE PASSARAM PELO REZONEAMENTO DEVEM CONFERIR SUAS SEÇÕES

Eleitores de 151 cidades foram afetados pela mudança, dentre elas Juiz de Fora, Betim e Contagem

Em função do rezoneamento ocorrido em 2017 e 2018, eleitores de 151 municípios de Minas Gerais tiveram os números de suas zonas e seções eleitorais alterados. 

Para evitar transtornos no dia da eleição, a Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas confiram os seus dados com antecedência, por meio do aplicativo e-Título, do site do TRE ou do Disque-Eleitor (148). 

Os dados eleitorais daqueles eleitores que mudaram de Zona e Seção foram atualizados automaticamente no cadastro da Justiça Eleitoral. Os títulos em poder do eleitor, no entanto, podem estar com as informações antigas, a não ser no caso de eleitores que compareceram mais recentemente ao cartório eleitoral. 

A via digital do título, oferecida pelo aplicativo e-Título, sempre estará com os dados atualizados, e é uma ferramenta para o eleitor se localizar no dia da eleição. Será afixado um cartaz com a numeração da seção antiga e da nova na porta de toda seção eleitoral em que houve a alteração, para facilitar a localização pelo eleitor que tiver em mãos o título antigo ou souber de cor o número anterior. 

Ao todo, foram modificados os números de 4.841 seções eleitorais em locais de votação das 151 cidades afetadas pelo procedimento. 

Na maior parte dos casos, os locais de votação continuam os mesmos, e apenas os números de zona e seção foram alterados. 

A alteração atingirá parcialmente eleitores de grandes cidades do Estado, como Contagem (especialmente a região do bairro Eldorado), Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros e São João Del Rei, e todos os eleitores de cidades menores, como Ouro Branco, Itaguara, Baependi e Miraí. No total, cerca de 1,4 milhão de eleitores foram impactados pela modificação. 

O rezoneamento foi determinado pelo TSE com o objetivo de extinguir e remanejar zonas eleitorais que não atendessem a determinados critérios estabelecidos nas resoluções editadas sobre a matéria, para economia de recursos. 

Em Minas, foram extintas 47 das 351 zonas eleitorais inicialmente existentes. Mas o número de municípios afetados é bem maior, pois vários municípios menores foram remanejados para outras zonas, a partir de estudo realizado à época por uma comissão de magistrados e servidores do TRE.

Belo Horizonte e Uberlândia, os dois maiores colégios eleitorais de Minas Gerais, não foram afetados por essa alteração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...