quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PROGRAMA LEMONADE ENCERRA ATIVIDADES EM LAVRAS COM CINCO STARTUPS FINALISTAS


O encerramento do programa Lemonade Ultra foi marcado por evento realizado na noite de terça-feira, 18, o Demoday, no Centro de Integração Universitária (CIUNI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A iniciativa que, além de Lavras, ocorreu em outras três cidades (Uberaba, Juiz de Fora e Viçosa), foi considerada pela Global Report Accelerator o 17º maior programa de aceleração de startups do mundo.

As equipes selecionadas realizaram suas atividades, ao longo de 10 semanas, no InovaHub, espaço de coworking localizado na área física da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da UFLA. 

De 9 de julho a 17 de setembro, os participantes passaram por diversas etapas, com destaque para Validação de Dor, Aplicação de MVP (Mínimo Produto Viável), Estruturação de Pitch (discurso de venda), Desenvolvimento de Produto, Financeiro e Vendas.

Na metade do ciclo, foi realizada uma banca tipo exportação, eliminando os projetos que não atingiram o grau de desenvolvimento esperado. Na ocasião, oito equipes foram selecionadas para a segunda etapa, as quais permaneceram até o final do processo, já realizando suas primeiras vendas.

Demoday
Durante o Demoday, as startups que mais se descaram puderam apresentar seus negócios a investidores, futuros clientes, aceleradoras, incubadoras e comunidade em geral. 

O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre elas realizadores, parceiros, apoiadores, comunidade acadêmica, integrantes das startups, empresários e público em geral. 

“Muito mais que acelerar negócios, o Lemonade tem o poder de impactar e transformar a vida de seus participantes”, disse o coordenador do Programa Lemonade, Carnelutti Spinelli, que foi o mestre de cerimônias da noite.

As cinco melhores startups subiram ao palco e ganharam passaporte direto para se apresentarem na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), no mês de novembro, em Belo Horizonte, concorrendo a um investimento de R$ 40 mil. 

São elas: Thinking Right – inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas; Smart Farm BR – tecnologia para manejo de pastagens; OneLab – soluções inteligentes para gestão laboratorial; REPartir – aplicativo para conectar pessoas à procura de moradia; e Mobitech – tecnologia para reabilitação motora. 

Houve, ainda, duas premiações: “Melhor Equipe” (Smilew) e “Empreendedor Sangue no Olho” (Márcio Lara, da Smart Farm BR).

A programação também contemplou palestra magna com o CEO da Residuall, Luiz Grilo, que participou da primeira edição do Lemonade, em 2015. Sua startup é responsável pelo desenvolvimento de um software de gestão inteligente para empresas coletoras e geradoras de resíduos. 

Ao final das apresentações e premiações, houve momento de networking entre as startups e o ecossistema Vale dos Ipês.

Após o encerramento do Lemonade, o InovaHub dará continuidade ao processo de pré-aceleração com metodologia adaptada. Em breve, será lançada chamada pública para as próximas rodadas e também terão início as outras frentes de trabalho (sensibilização, prospecção, ideação e educação empreendedora), de forma a potencializá-las. 

“Nosso desafio é dar prosseguimento ao processo iniciado brilhantemente pelo Lemonade em Lavras, permitindo que nossas startups se desenvolvam da melhor maneira possível. Nossa intenção é que elas sejam capazes de prosseguir e crescer em sua trajetória empreendedora”, destacou o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

da assessoria InovaCafé

Nenhum comentário: