Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA LEMONADE ENCERRA ATIVIDADES EM LAVRAS COM CINCO STARTUPS FINALISTAS


O encerramento do programa Lemonade Ultra foi marcado por evento realizado na noite de terça-feira, 18, o Demoday, no Centro de Integração Universitária (CIUNI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A iniciativa que, além de Lavras, ocorreu em outras três cidades (Uberaba, Juiz de Fora e Viçosa), foi considerada pela Global Report Accelerator o 17º maior programa de aceleração de startups do mundo.

As equipes selecionadas realizaram suas atividades, ao longo de 10 semanas, no InovaHub, espaço de coworking localizado na área física da Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da UFLA. 

De 9 de julho a 17 de setembro, os participantes passaram por diversas etapas, com destaque para Validação de Dor, Aplicação de MVP (Mínimo Produto Viável), Estruturação de Pitch (discurso de venda), Desenvolvimento de Produto, Financeiro e Vendas.

Na metade do ciclo, foi realizada uma banca tipo exportação, eliminando os projetos que não atingiram o grau de desenvolvimento esperado. Na ocasião, oito equipes foram selecionadas para a segunda etapa, as quais permaneceram até o final do processo, já realizando suas primeiras vendas.

Demoday
Durante o Demoday, as startups que mais se descaram puderam apresentar seus negócios a investidores, futuros clientes, aceleradoras, incubadoras e comunidade em geral. 

O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre elas realizadores, parceiros, apoiadores, comunidade acadêmica, integrantes das startups, empresários e público em geral. 

“Muito mais que acelerar negócios, o Lemonade tem o poder de impactar e transformar a vida de seus participantes”, disse o coordenador do Programa Lemonade, Carnelutti Spinelli, que foi o mestre de cerimônias da noite.

As cinco melhores startups subiram ao palco e ganharam passaporte direto para se apresentarem na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), no mês de novembro, em Belo Horizonte, concorrendo a um investimento de R$ 40 mil. 

São elas: Thinking Right – inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas; Smart Farm BR – tecnologia para manejo de pastagens; OneLab – soluções inteligentes para gestão laboratorial; REPartir – aplicativo para conectar pessoas à procura de moradia; e Mobitech – tecnologia para reabilitação motora. 

Houve, ainda, duas premiações: “Melhor Equipe” (Smilew) e “Empreendedor Sangue no Olho” (Márcio Lara, da Smart Farm BR).

A programação também contemplou palestra magna com o CEO da Residuall, Luiz Grilo, que participou da primeira edição do Lemonade, em 2015. Sua startup é responsável pelo desenvolvimento de um software de gestão inteligente para empresas coletoras e geradoras de resíduos. 

Ao final das apresentações e premiações, houve momento de networking entre as startups e o ecossistema Vale dos Ipês.

Após o encerramento do Lemonade, o InovaHub dará continuidade ao processo de pré-aceleração com metodologia adaptada. Em breve, será lançada chamada pública para as próximas rodadas e também terão início as outras frentes de trabalho (sensibilização, prospecção, ideação e educação empreendedora), de forma a potencializá-las. 

“Nosso desafio é dar prosseguimento ao processo iniciado brilhantemente pelo Lemonade em Lavras, permitindo que nossas startups se desenvolvam da melhor maneira possível. Nossa intenção é que elas sejam capazes de prosseguir e crescer em sua trajetória empreendedora”, destacou o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior.

da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

UMA CIDADE EM PLENO CRESCIMENTO

IBGE estima em mais de 110 mil o número de habitantes de Lavras O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) a estimativa populacional de 2025. Segundo os dados, a população brasileira alcançou 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho deste ano, o que representa um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. Em Lavras, a estimativa aponta para 110.682 habitantes em 2025. No ano passado, a cidade tinha 109.884 habitantes, de acordo com a estimativa de julho de 2024. Esses números não correspondem ao Censo Demográfico de 2022, que registrou oficialmente 104.761 moradores. As estimativas anuais do IBGE são calculadas a partir do último censo realizado, considerando indicadores como taxas de natalidade, mortalidade e migração. Esses dados são fundamentais para projeções demográficas e econômicas entre os censos. A publicação das estimativas no Diário Oficial da União é exigência do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o ...