Pular para o conteúdo principal

STARTUP AGRORENDA, SEDIADA NA UFLA, RECEBE PREMIAÇÃO EM EVENTO DE INOVAÇÃO NO SUL DE MINAS

João Paulo Tavares, Mateus Santos e Lucas Strazza integram o time da AgroRenda  

No início de 2018, surgia no ecossistema de startups de Lavras a AgroRenda, iniciativa voltada à predição de tendências do mercado de commodities, utilizando ferramentas estatísticas e de inteligência artificial. 

Fruto do espírito empreendedor de três alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o graduando em Sistemas de Informação, Lucas Strazza, o graduando em Engenharia de Controle e Automação, Mateus Santos, e o mestrando em Engenharia de Sistemas, João Tavares, além do professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior, a nova startup está sediada no InovaHub, espaço de coworking localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) na UFLA.

Durante a 4ª edição do HackTown, festival de inovação e criatividade que aconteceu em Santa Rita do Sapucaí , no Vale da Eletrônica, de 6 a 9 deste mês, a AgroRenda integrou o time de startups que auxiliou na oferta de conteúdos. 

Em determinado momento do evento, conhecido como Pitch Session, a startup foi avaliada por banca externa, sendo eleita autora da melhor proposta, dentre 12 participantes, com direito à premiação de US$ 11 mil em serviços da Amazon Web Services (AWS). 

“A premiação será muito importante para dar robustez à tecnologia que vem sendo utilizada e também para fazer a migração dos serviços web para a plataforma AWS”, explicou Strazza.

O estudante de Sistemas de Informação também destacou o apoio institucional da UFLA para o desenvolvimento da startup. 

“Posso dizer que a viabilização do nosso negócio só está sendo possível graças ao fomento que a Universidade nos oferece nas questões ligadas ao empreendedorismo, à tecnologia e à inovação, assim como a possibilidade de conexão com o todo o ecossistema”, reforçou.

A AgroRenda
O primeiro mercado escolhido para atuação do grupo foi o de café commodity, tendo em vista seu maior volume de negociação. 

Soma-se a isso a constatação de uma deficiência no que se refere a ferramentas que auxiliem na melhor comercialização da produção, conforme resultado de pesquisa aplicada pelos integrantes da AgroRenda em maio, durante a Expocafé/2018, maior evento nacional de transferência de tecnologias para a cafeicultura, ocorrido em Três Pontas (MG).

Grande parte dos produtores de café entrevistados destacou, como sua maior dor, a ausência de conhecimento sobre o melhor momento para a comercialização. 

“Tradicionalmente, esse problema era resolvido apenas pelo feeling dos produtores, corretores ou com base nas tendências de mercado divulgadas pela mídia. A AgroRenda surge, assim, para tentar preencher esta lacuna, por meio de uma ferramenta baseada em inteligência computacional e aprendizado de máquina”, pontuou Strazza.

A startup conta, atualmente, com a landing page www.agrorenda.com.br, cuja base de cadastros contabiliza 400 clientes, dos quais alguns auxiliam com testes de predição. No momento, a equipe também se concentra na prospecção de novos clientes.

da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

"NOS TRILHOS DA MEMÓRIA: O RAMAL FERROVIÁRIO DO TUIUTI", DE RICARDO SOUZA, VALORIZA A HISTÓRIA DA NOSSA REGIÃO

A obra é resultado de uma ampla pesquisa em fontes históricas e depoimentos de moradores, combinando métodos da História Oral e da Antropologia. O trabalho deu origem a dois produtos culturais complementares — o livro, com cerca de 180 páginas, e o documentário — ambos dedicados à preservação da memória coletiva e cultural das comunidades ligadas à antiga ferrovia. O ramal de Tuiuti, pertencente à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, ligava a Estação de Tuiuti (atual Juréia, distrito de Monte Belo) ao município de Guaxupé. Com 74 quilômetros de extensão e mais de cinco décadas de funcionamento, a ferrovia teve papel marcante no desenvolvimento regional, movimentando pessoas, produtos agrícolas e histórias que se tornaram parte da identidade local. E visando contribuir para a rememoração histórica dos municípios do Sul de Minas e valorizar a memória coletiva construída ao longo dos anos pelo contato com os trilhos, o autor Ricardo Souza lançou a obra  "Nos Trilhos da Memória: o ramal...