Pular para o conteúdo principal

UFLA FORTALECE ATUAÇÃO NO AGRONEGÓCIO COM A CRIAÇÃO DE NOVO DEPARTAMENTO


No último dia 29, foi realizada, no Salão dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a primeira assembleia do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), criado pela resolução do Conselho Universitário (CUNI) nº 042, de 3 de julho de 2018. 

Na ocasião, além dos professores e do técnico administrativo que integram o departamento, estiveram presentes o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o chefe do Departamento de Agricultura (DAG), professor Rubens José Guimarães; e a coordenadora do curso de Agronomia e subchefe do DAG, professora Flávia Botelho.


Scolforo abriu a sessão falando da expectativa para com o desempenho do DGA e a sua contribuição para a UFLA, destacando a atuação conjunta com outros departamentos da universidade para o desenvolvimento de projetos cooperativos de pesquisa e extensão no agronegócio. 

Além disso, ele citou a necessidade de ampliar o elenco das disciplinas de graduação ofertadas aos cursos de Ciências Agrárias ligadas às áreas de gestão, economia, inovação e empreendedorismo e, em um futuro próximo, a oferta de novos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Após a fala do reitor, foi iniciado o processo de eleição para a escolha do chefe e subchefe do DGA. De forma unânime, foi sugerida e apoiada por todos os membros da Assembleia a escolha dos professores Renato Elias Fontes (chefia) e Antônio Carlos dos Santos (subchefia) para o período de 2018 a 2020.

O Departamento
A criação do departamento se dá com base no entendimento técnico e científico de que o agronegócio é a união de várias empresas, organizações, atores e agentes econômicos, que vão desde os fornecedores de insumos e serviços, passando pela produção agropecuária em si e pelas indústrias de transformação e agregação de valor, chegando até o consumidor final. 

Não importa se o empreendimento é de natureza pública ou privada, familiar ou empresarial, de baixo ou grande volume, destinado à subsistência ou ao lucro econômico, pois todos devem ser entendidos e gerenciados como agronegócio.

Segundo Renato Fontes, é notória a importância do agronegócio como gerador de renda, impostos, empregos e sustentabilidade social, garantindo o fornecimento contínuo de alimentos e tornando o país competitivo no mercado internacional. 

“Por isso, entendemos como premente a criação do DGA para atender a uma expressiva demanda da comunidade acadêmica da UFLA”.

“Temos também o propósito, no decorrer do tempo, de criar o Laboratório de Gestão de Negócios Rurais (LALGER), visando ampliar a estrutura de apoio às atividades acadêmicas, assim como o Instituto de Pesquisa e Extensão em Agronegócio (IPE-Agro), disponibilizando espaço para ações conjuntas de entidades públicas e privadas em prol do fortalecimento do setor”, completou Fontes.

Em caráter temporário, o DGA está localizado nas dependências do DAG e há previsão de que, já no próximo ano, migre para sede própria. Mais informações sobre o DGA podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1301 ou pelo e-mail secretariadga@dga.ufla.br.

com assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...