Pular para o conteúdo principal

UFLA FORTALECE ATUAÇÃO NO AGRONEGÓCIO COM A CRIAÇÃO DE NOVO DEPARTAMENTO


No último dia 29, foi realizada, no Salão dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a primeira assembleia do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), criado pela resolução do Conselho Universitário (CUNI) nº 042, de 3 de julho de 2018. 

Na ocasião, além dos professores e do técnico administrativo que integram o departamento, estiveram presentes o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o chefe do Departamento de Agricultura (DAG), professor Rubens José Guimarães; e a coordenadora do curso de Agronomia e subchefe do DAG, professora Flávia Botelho.


Scolforo abriu a sessão falando da expectativa para com o desempenho do DGA e a sua contribuição para a UFLA, destacando a atuação conjunta com outros departamentos da universidade para o desenvolvimento de projetos cooperativos de pesquisa e extensão no agronegócio. 

Além disso, ele citou a necessidade de ampliar o elenco das disciplinas de graduação ofertadas aos cursos de Ciências Agrárias ligadas às áreas de gestão, economia, inovação e empreendedorismo e, em um futuro próximo, a oferta de novos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Após a fala do reitor, foi iniciado o processo de eleição para a escolha do chefe e subchefe do DGA. De forma unânime, foi sugerida e apoiada por todos os membros da Assembleia a escolha dos professores Renato Elias Fontes (chefia) e Antônio Carlos dos Santos (subchefia) para o período de 2018 a 2020.

O Departamento
A criação do departamento se dá com base no entendimento técnico e científico de que o agronegócio é a união de várias empresas, organizações, atores e agentes econômicos, que vão desde os fornecedores de insumos e serviços, passando pela produção agropecuária em si e pelas indústrias de transformação e agregação de valor, chegando até o consumidor final. 

Não importa se o empreendimento é de natureza pública ou privada, familiar ou empresarial, de baixo ou grande volume, destinado à subsistência ou ao lucro econômico, pois todos devem ser entendidos e gerenciados como agronegócio.

Segundo Renato Fontes, é notória a importância do agronegócio como gerador de renda, impostos, empregos e sustentabilidade social, garantindo o fornecimento contínuo de alimentos e tornando o país competitivo no mercado internacional. 

“Por isso, entendemos como premente a criação do DGA para atender a uma expressiva demanda da comunidade acadêmica da UFLA”.

“Temos também o propósito, no decorrer do tempo, de criar o Laboratório de Gestão de Negócios Rurais (LALGER), visando ampliar a estrutura de apoio às atividades acadêmicas, assim como o Instituto de Pesquisa e Extensão em Agronegócio (IPE-Agro), disponibilizando espaço para ações conjuntas de entidades públicas e privadas em prol do fortalecimento do setor”, completou Fontes.

Em caráter temporário, o DGA está localizado nas dependências do DAG e há previsão de que, já no próximo ano, migre para sede própria. Mais informações sobre o DGA podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1301 ou pelo e-mail secretariadga@dga.ufla.br.

com assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...