Pular para o conteúdo principal

A REAL INCLUSÃO É O ESTÍMULO À CONVIVÊNCIA

Senac e Cenav: interação com alunos foi o ponto alto da visita

“Se ensinarmos as crianças a aceitarem a diversidade como algo normal, não será mais necessário falar de inclusão e, sim, de convivência.” A frase, de autor desconhecido, leva a refletir sobre inclusão, assunto debatido no Senac a todo momento. 


Na unidade de Lavras, mais de cem pessoas exemplificaram, no dia 20 de setembro, o que é a inclusão na prática. Foi a visita guiada aos alunos do Centro Educacional e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav), escola pública que atende jovens e adultos com deficiência sensorial.

Como funcionou a visita guiada?
Na visita, o diretor do Senac em Lavras, Carlos Eduardo Pereira Pinto, mostrou todos os ambientes pedagógicos, assim como a descrição de ambientes para pessoas cegas com a identificação descritiva do espaço e a identificação tátil dos materiais. 

“Inclusão se faz quando o processo se torna natural. Desconstruir uma ideia e reconstruir na realidade do outro”, ressaltou o diretor.

Já para as pessoas surdas, houve a interpretação simultânea em Libras pela analista de Educação Inclusiva da Regional Sul do Senac, Larissa Matos. 

"É muito gratificante receber os alunos do Cenav, uma vez que o Senac está preparado para dar todo apoio e assistência aos diversos públicos", afirmou Larissa. A aluna surda Maria Vitória Cordeiro pontuou: ​“Agora que conheci o Senac meu sonho é estudar aqui e fazer o curso de cabeleireiro.”

Interação com alunos do Senac
Para recepcionar a turma do Cenav, alunos do curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem atuaram como guias. Antes da visita, eles aprenderam conceitos básicos sobre pontos relevantes às pessoas cegas e com baixa visão. 

Além disso, a turma elaborou perguntas aos convidados em relação ao atendimento de qualidade às pessoas com deficiência. O objetivo é publicação de uma cartilha de boas práticas no atendimento.

Em Varginha ​
Também em setembro (dia 15) e também no Sul de Minas, o Senac participou do evento Varginha Acessível, realizado pelo Codeva (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência). 

Com o tema “Eu curto inclusão”, o objetivo foi fomentar a conscientização e inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais.

com Diego Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.