Pular para o conteúdo principal

A REAL INCLUSÃO É O ESTÍMULO À CONVIVÊNCIA

Senac e Cenav: interação com alunos foi o ponto alto da visita

“Se ensinarmos as crianças a aceitarem a diversidade como algo normal, não será mais necessário falar de inclusão e, sim, de convivência.” A frase, de autor desconhecido, leva a refletir sobre inclusão, assunto debatido no Senac a todo momento. 


Na unidade de Lavras, mais de cem pessoas exemplificaram, no dia 20 de setembro, o que é a inclusão na prática. Foi a visita guiada aos alunos do Centro Educacional e Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav), escola pública que atende jovens e adultos com deficiência sensorial.

Como funcionou a visita guiada?
Na visita, o diretor do Senac em Lavras, Carlos Eduardo Pereira Pinto, mostrou todos os ambientes pedagógicos, assim como a descrição de ambientes para pessoas cegas com a identificação descritiva do espaço e a identificação tátil dos materiais. 

“Inclusão se faz quando o processo se torna natural. Desconstruir uma ideia e reconstruir na realidade do outro”, ressaltou o diretor.

Já para as pessoas surdas, houve a interpretação simultânea em Libras pela analista de Educação Inclusiva da Regional Sul do Senac, Larissa Matos. 

"É muito gratificante receber os alunos do Cenav, uma vez que o Senac está preparado para dar todo apoio e assistência aos diversos públicos", afirmou Larissa. A aluna surda Maria Vitória Cordeiro pontuou: ​“Agora que conheci o Senac meu sonho é estudar aqui e fazer o curso de cabeleireiro.”

Interação com alunos do Senac
Para recepcionar a turma do Cenav, alunos do curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem atuaram como guias. Antes da visita, eles aprenderam conceitos básicos sobre pontos relevantes às pessoas cegas e com baixa visão. 

Além disso, a turma elaborou perguntas aos convidados em relação ao atendimento de qualidade às pessoas com deficiência. O objetivo é publicação de uma cartilha de boas práticas no atendimento.

Em Varginha ​
Também em setembro (dia 15) e também no Sul de Minas, o Senac participou do evento Varginha Acessível, realizado pelo Codeva (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência). 

Com o tema “Eu curto inclusão”, o objetivo foi fomentar a conscientização e inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais.

com Diego Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/