Pular para o conteúdo principal

MP DETERMINA EXONERAÇÃO DE SERVIDORES APOSENTADOS EM GUAXUPÉ


O Ministério Público (MP), em função de decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), determinou que servidores que já se encontram aposentados e que continuam ativos no quadro de funcionalismo público da Prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas, sejam exonerados, sob pena de abertura de ação civil pública. 

No processo, tramitado no TJMG, os desembargadores decidiram que a permanência de servidor municipal aposentado no cargo estaria violando o princípio da legalidade, na medida em que pode estar afrontando legislação municipal.

Diante do posicionamento do TJMG, o promotor de justiça que também responde como Curador do Patrimônio Público da Comarca de Guaxupé, Cláudio Luiz Gonçalves Marins, encaminhou, em 13 de julho último, o ofício a prefeitura solicitando que fosse informado em 15 dias se na Prefeitura teria funcionários na mencionada condição. 

Caso a resposta fosse positiva que fosse informado os nomes dos servidores, a data em que se aposentaram, os cargos desempenhados por ocasião da aposentadoria, bem como os atuais, os valores recebidos a título de aposentadoria e os valores recebidos pelos mesmos.

Respondendo ao representante do Ministério Público, a prefeitura da cidade informou de que 178 servidores estariam na mencionada condição.

De acordo com o promotor Cláudio Marins, o artigo 67 da Lei Municipal nº 742/77, que estabeleceu os Estatutos dos Servidores Públicos do Município de Guaxupé estabelece que, com aposentadoria, configura-se a vacância do cargo.

Diante da jurisprudência do TJMG e da lei municipal, o promotor recomendou que o Executivo tomasse as medidas administrativas tendentes à declaração de vacância dos cargos daqueles servidores que, voluntariamente, pugnaram pela aposentadoria, promovendo, em seguida, a substituição destes, através da realização do devido concurso público.

A prefeitura informou que já foi realizado concurso público e que existe quadro reserva para  quase a totalidade das vagas. Como a solicitação para exoneração dos aposentados envolve um número considerável de pessoas, a Secretaria de Governo e Secretaria de Administração estão adotando medidas para capacitação delas para que possam ser incorporadas no mercado de trabalho da iniciativa privada.

A administração da cidade propôs ao Ministério Público um cronograma, composto por um Programa de Desligamento, seguido de programa de acompanhamento social, psicológico e financeiro a ser realizado no prazo até 6 meses, a contar da autorização da Justiça.

Recurso
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais impetrou Mandado de Segurança Coletivo sob o n. 5002049-74.2018.8.13.0287 requerendo a suspensão das ações do Executivo Municipal até que se tenha o julgamento em Recurso Extraordinário contra a decisão emitida no Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...