Pular para o conteúdo principal

APÓS TER TESE DE DOUTORADO DEFENDIDA NA UFLA, PROFESSOR DA UEMG LANÇA LIVRO


O professor Jairo Barduni Filho, da Unidade Cláudio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), lançou, durante o início do mês de outubro o livro "Poetas, Agrícolas, Boêmios, Esportivos, Delicados", baseado em sua tese de doutorado, defendida no ano anterior pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O livro "Poetas, agrícolas, boêmios, esportistas, delicados: um jogo de masculindiades" é indicado para jovens historiadores, pesquisadores das áreas de gênero, sexualidades, masculinidades, bem como interessados pelas pesquisas com o cotidiano educacional, e tem como efeito contribuições que atravessam os campos da Educação, da História, dos Estudos de Gênero e Sexualidade e dos Estudos da Linguagem, dentre outras ciências humanas.

Por um lado, no campo da História e da Educação, apresenta reflexões ricas a partir de uma materialidade discursiva que registra, pelo ponto de vista dos participantes, o momento político e educacional do país entre as décadas de 40 e 60 do último século. 

Esses dados indiciam a potencialidade que a participação estudantil tem ao engajar-se nas reflexões sobre seu cotidiano, ainda que exposto de modo menos formal, como nos jornais estudantis – que muitas vezes circulam de forma clandestina e com pouco fomento nas universidades contemporâneas. 

Trazer este material como objeto de análise, de modo criterioso e cuidadoso, em uma abordagem inspirada em Foucault, torna a leitura desta pesquisa mais necessária ainda. 

Por outro, problematiza questões fundamentais do nosso tempo, como a diversidade de gênero e sexualidade, sobretudo o tema das masculinidades, às vezes tão negligenciado nas agendas sociais, educacionais e políticas do País. 

A construção de relações sociais menos sexistas e machistas perpassa, também, o convite à reflexão sobre masculinidades e sua diversidade. 

Nesse quesito, o livro constitui material essencial para fomentar reflexões, debates e aprendizagens sobre o tema, a todos e todas estudantes, professores e pesquisadores do campo das ciências humanas e sociais.

Da esq, para dir, professor Jairo Barduni Filho, reitora da UEMG Lavínia Rodrigues e o vice-reitor Tiago Torres

O lançamento do livro foi prestigiado pela reitora Lavínia Rodrigues e pelo vice-reitor Tiago Torres, ambos da UEMG.

A obra foi publicada pela Editora Appris e encontra-se disponível para venda no endereço eletrônico da empresa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.