Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O LABORATÓRIO COMUNITÁRIO DE INOVAÇÃO SOCIAL DE MG, QUE É DESTAQUE INTERNACIONAL

Bliblioarte Lab, de Poços de Caldas, produz inovação social que já impactou a vida de mais de 100 mil jovens

Por Redação SIMIBelo Horizonte/MG

Crédito: Divulgação


Minas Gerais tem uma biblioteca que está chamando a atenção da comunidade internacional de inovação e impacto social. De dentro do pequeno mezanino da Biblioteca Municipal de Poços de Caldas, a comunidade leitora, artistas digitais, desenvolvedores, pesquisadores, educadores e empreendedores criativos produzem inovações sociais que já impactaram a vida de quase mil jovens.

Chamado de BiblioArte LAB, o laboratório comunitário de inovação social foi certificado e premiado por organizações como Unesco, Finep, Instituto Péter Murányi, entre outros. Recentemente, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) reconheceu a contribuição do projeto para a cultura de inovação brasileira e indicou o BiblioArte LAB como finalista do Prêmio Jabuti 2018, no entanto, o espaço não conquistou a premiação.

A experiência vem sendo desenvolvida há três anos pela organização social Casa da Árvore - Cultura Digital e Aprendizagem Criativa. Neste tempo, o BiblioArte LAB vem desenvolvendo uma abordagem para bibliotecas públicas ampliarem sua contribuição com os desafios locais para o desenvolvimento sustentável (ODS_ONU) e outros pactos globais, como a Alfabetização Midiática Informacional (AMI_Unesco).

“Estamos mostrando que as bibliotecas podem ser o coração da aprendizagem para o século XXI, além de um elemento estratégico na promoção de inovações de base comunitárias, que impactem realmente na redução das desigualdades”, disse Aluísio Cavalcante, o designer de inovação e cofundador da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante.

O objetivo do BiblioArte LAB é criar em bibliotecas públicas, comunitárias e escolares uma ambiente favorável para que a comunidade seja a grande protagonista de transformações sociais a partir de suas experiências tecnológicas e de leitura de mundo.

Os resultados são visíveis, como no aumento de 60% no fluxo de jovens na Biblioteca Centenário e de 30% na frequência de leitura literária espontânea entre os participantes do laboratório. Pelos impactos e o potencial para transformar a realidade de outros contextos socioculturais, o projeto também recebeu o Prêmio ARede.Educa e é uma das 137 iniciativas brasileiras com o certificado de Inovação e Criatividade na Educação Básica (MEC, Ashoka).

Educação, cultura e novas tecnologias como base para inovação social

Crédito: Divulgação


Além do BiblioArte, o projeto destacou ainda que o projeto possui duas linhas de atuação: os Laboratórios Criativos de Leitura e Cultura Digital (LAB Criativo) e o Fomento a Empreendimentos Criativos.

De acordo com Leila Dias, empreendedora social e fundadora da ONG Casa da Árvore, o LAB Criativo é um convite para crianças e adolescentes criarem produtos culturais tecnológicos a partir das suas experiências literárias. 

“Constitui-se de um conjunto de atividades dedicadas a ampliar as habilidades desses jovens leitores com novas linguagens e novos processos informacionais.” Ainda de acordo com a coordenadora, o Lab é um desafio divertido que integra de maneira lúdica o estímulo à leitura, a alfabetização midiática informacional, a experiência vocacional e o protagonismo social. Entre os laboratório oferecidos estão o LAB Robótica Poética, o LAB GIFS Literários, o LAB Rede de Leitores e o LAB Hiperespaços de Leitura.

Ao trabalhar Empreendimentos Criativos de Impacto Social do BiblioArte LAB, a biblioteca passou a acolher grupos de jovens, muito deles, talentos das áreas da tecnologia, das artes e da comunicação, garantindo acesso a meios de produção e o apoio técnico e profissional para o desenvolvimento de projetos experimentais. 

Dentre as iniciativa aceleradas está a revista literária infantojuvenil eletrônica Página 9 ¾ e o aplicativo LEIA_ME!, uma rede social desenvolvida com a participação de usuários da biblioteca, além do movimento de ocupação literária #TerritóriosLiterários, que explora as mídias locativas para transformar as cidades em uma grande e livre plataforma de influência de leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

AEROPORTO DE UBERLÂNDIA REGISTRA MELHOR JANEIRO DA HISTÓRIA

Terminal alcança recorde histórico para o primeiro mês do ano Movimentação cresce 16,83% em relação a 2025 Novas rotas devem impulsionar aumento de oferta no segundo semestre O Aeroporto de Uberlândia , administrado pela Aena , maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, registrou em janeiro o melhor resultado da história para o mês. Ao todo, foram 104.163 passageiros, alta de 16,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Janeiro deste ano foi 2,2% superior ao recorde anterior, de janeiro de 2015. Além de ser o melhor janeiro já registrado, o resultado representa a terceira maior movimentação mensal da história do aeroporto, atrás apenas de agosto de 2019 e de julho de 2019. O desempenho de Uberlândia ajudou a impulsionar o crescimento de toda a rede Aena no país, que também teve o melhor mês da história na soma dos 17 aeroportos sob gestão da concessionária no Brasil. Ao todo, foram mais de 4,3 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 6,7% em relação a janeiro do a...