Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O LABORATÓRIO COMUNITÁRIO DE INOVAÇÃO SOCIAL DE MG, QUE É DESTAQUE INTERNACIONAL

Bliblioarte Lab, de Poços de Caldas, produz inovação social que já impactou a vida de mais de 100 mil jovens

Por Redação SIMIBelo Horizonte/MG

Crédito: Divulgação


Minas Gerais tem uma biblioteca que está chamando a atenção da comunidade internacional de inovação e impacto social. De dentro do pequeno mezanino da Biblioteca Municipal de Poços de Caldas, a comunidade leitora, artistas digitais, desenvolvedores, pesquisadores, educadores e empreendedores criativos produzem inovações sociais que já impactaram a vida de quase mil jovens.

Chamado de BiblioArte LAB, o laboratório comunitário de inovação social foi certificado e premiado por organizações como Unesco, Finep, Instituto Péter Murányi, entre outros. Recentemente, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) reconheceu a contribuição do projeto para a cultura de inovação brasileira e indicou o BiblioArte LAB como finalista do Prêmio Jabuti 2018, no entanto, o espaço não conquistou a premiação.

A experiência vem sendo desenvolvida há três anos pela organização social Casa da Árvore - Cultura Digital e Aprendizagem Criativa. Neste tempo, o BiblioArte LAB vem desenvolvendo uma abordagem para bibliotecas públicas ampliarem sua contribuição com os desafios locais para o desenvolvimento sustentável (ODS_ONU) e outros pactos globais, como a Alfabetização Midiática Informacional (AMI_Unesco).

“Estamos mostrando que as bibliotecas podem ser o coração da aprendizagem para o século XXI, além de um elemento estratégico na promoção de inovações de base comunitárias, que impactem realmente na redução das desigualdades”, disse Aluísio Cavalcante, o designer de inovação e cofundador da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante.

O objetivo do BiblioArte LAB é criar em bibliotecas públicas, comunitárias e escolares uma ambiente favorável para que a comunidade seja a grande protagonista de transformações sociais a partir de suas experiências tecnológicas e de leitura de mundo.

Os resultados são visíveis, como no aumento de 60% no fluxo de jovens na Biblioteca Centenário e de 30% na frequência de leitura literária espontânea entre os participantes do laboratório. Pelos impactos e o potencial para transformar a realidade de outros contextos socioculturais, o projeto também recebeu o Prêmio ARede.Educa e é uma das 137 iniciativas brasileiras com o certificado de Inovação e Criatividade na Educação Básica (MEC, Ashoka).

Educação, cultura e novas tecnologias como base para inovação social

Crédito: Divulgação


Além do BiblioArte, o projeto destacou ainda que o projeto possui duas linhas de atuação: os Laboratórios Criativos de Leitura e Cultura Digital (LAB Criativo) e o Fomento a Empreendimentos Criativos.

De acordo com Leila Dias, empreendedora social e fundadora da ONG Casa da Árvore, o LAB Criativo é um convite para crianças e adolescentes criarem produtos culturais tecnológicos a partir das suas experiências literárias. 

“Constitui-se de um conjunto de atividades dedicadas a ampliar as habilidades desses jovens leitores com novas linguagens e novos processos informacionais.” Ainda de acordo com a coordenadora, o Lab é um desafio divertido que integra de maneira lúdica o estímulo à leitura, a alfabetização midiática informacional, a experiência vocacional e o protagonismo social. Entre os laboratório oferecidos estão o LAB Robótica Poética, o LAB GIFS Literários, o LAB Rede de Leitores e o LAB Hiperespaços de Leitura.

Ao trabalhar Empreendimentos Criativos de Impacto Social do BiblioArte LAB, a biblioteca passou a acolher grupos de jovens, muito deles, talentos das áreas da tecnologia, das artes e da comunicação, garantindo acesso a meios de produção e o apoio técnico e profissional para o desenvolvimento de projetos experimentais. 

Dentre as iniciativa aceleradas está a revista literária infantojuvenil eletrônica Página 9 ¾ e o aplicativo LEIA_ME!, uma rede social desenvolvida com a participação de usuários da biblioteca, além do movimento de ocupação literária #TerritóriosLiterários, que explora as mídias locativas para transformar as cidades em uma grande e livre plataforma de influência de leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.