quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ESTUDANTES ASSUMEM PROTAGONISMO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM BAIRRO IGREJINHA, EM JF

Último módulo do Projeto Jovens 3.0, parceria entre Nexa (ex-Votorantim Metais) e Instituto Crescer, tem enfoque na mobilização comunitária
Morro do Imperador, em Juiz de Fora

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Almirante Barroso convidam a comunidade do bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, para um evento especial. No próximo sábado, 10, a Escola Municipal Padre Wilson será utilizada pelos participantes do projeto Jovens 3.0 para divulgar o trabalho realizado por eles ao longo deste ano.

As atrações do evento serão definidas pelos próprios estudantes, que devem se reunir nos dias 7, 8 e 9 para organizar atividades que envolvam toda a comunidade de uma forma participativa. A Gestora de Projetos Sociais da Nexa, Bruna Oroña, explica que essa etapa dará continuidade a um trabalho desenvolvido em longo prazo. 

“Os módulos anteriores foram subdivididos por eixos temáticos: Identidade e Propósito; Liderança e Protagonismo Juvenil, Comunicação e Cultura; e Mobilização da Comunidade Escolar”, explica.

O projeto, fruto de uma iniciativa da Nexa (ex-Votorantim Metais) em parceria técnica com o Instituto Crescer, tem como principal objetivo lançar um olhar diferenciado dos jovens à realidade da comunidade. 

Nas etapas anteriores foram identificados oportunidades de melhoria na acessibilidade e limpeza das ruas do bairro. Em um dos módulos os alunos aprenderam a utilizar ferramentas de produção e edição de vídeos, o que gerou o canal Jovens 3.0 Igrejinha do YouTube.

Brena Loures, estudante do primeiro ano do ensino médio, é uma das participantes do projeto. Ela afirma que o Jovens 3.0 alterou sua perspectiva em vários aspectos. “Aqui aprendemos a valorizar nossos pontos fortes e conhecer nosso potencial enquanto agentes transformadores. Estamos empolgados para compartilhar os resultados desse projeto com a comunidade”, afirma.

Para o Instituto Crescer, a conclusão desta etapa mostra o envolvimento e comprometimento dos participantes. “O objetivo até então foi alcançado, de criar nos jovens estudantes a conscientização para o desenvolvimento em prol da comunidade, num trabalho em equipe, e esperamos que este grupo cresça ainda mais.”, conclui Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto.

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