Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES ASSUMEM PROTAGONISMO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM BAIRRO IGREJINHA, EM JF

Último módulo do Projeto Jovens 3.0, parceria entre Nexa (ex-Votorantim Metais) e Instituto Crescer, tem enfoque na mobilização comunitária
Morro do Imperador, em Juiz de Fora

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Almirante Barroso convidam a comunidade do bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, para um evento especial. No próximo sábado, 10, a Escola Municipal Padre Wilson será utilizada pelos participantes do projeto Jovens 3.0 para divulgar o trabalho realizado por eles ao longo deste ano.

As atrações do evento serão definidas pelos próprios estudantes, que devem se reunir nos dias 7, 8 e 9 para organizar atividades que envolvam toda a comunidade de uma forma participativa. A Gestora de Projetos Sociais da Nexa, Bruna Oroña, explica que essa etapa dará continuidade a um trabalho desenvolvido em longo prazo. 

“Os módulos anteriores foram subdivididos por eixos temáticos: Identidade e Propósito; Liderança e Protagonismo Juvenil, Comunicação e Cultura; e Mobilização da Comunidade Escolar”, explica.

O projeto, fruto de uma iniciativa da Nexa (ex-Votorantim Metais) em parceria técnica com o Instituto Crescer, tem como principal objetivo lançar um olhar diferenciado dos jovens à realidade da comunidade. 

Nas etapas anteriores foram identificados oportunidades de melhoria na acessibilidade e limpeza das ruas do bairro. Em um dos módulos os alunos aprenderam a utilizar ferramentas de produção e edição de vídeos, o que gerou o canal Jovens 3.0 Igrejinha do YouTube.

Brena Loures, estudante do primeiro ano do ensino médio, é uma das participantes do projeto. Ela afirma que o Jovens 3.0 alterou sua perspectiva em vários aspectos. “Aqui aprendemos a valorizar nossos pontos fortes e conhecer nosso potencial enquanto agentes transformadores. Estamos empolgados para compartilhar os resultados desse projeto com a comunidade”, afirma.

Para o Instituto Crescer, a conclusão desta etapa mostra o envolvimento e comprometimento dos participantes. “O objetivo até então foi alcançado, de criar nos jovens estudantes a conscientização para o desenvolvimento em prol da comunidade, num trabalho em equipe, e esperamos que este grupo cresça ainda mais.”, conclui Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...