Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES ASSUMEM PROTAGONISMO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM BAIRRO IGREJINHA, EM JF

Último módulo do Projeto Jovens 3.0, parceria entre Nexa (ex-Votorantim Metais) e Instituto Crescer, tem enfoque na mobilização comunitária
Morro do Imperador, em Juiz de Fora

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Almirante Barroso convidam a comunidade do bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, para um evento especial. No próximo sábado, 10, a Escola Municipal Padre Wilson será utilizada pelos participantes do projeto Jovens 3.0 para divulgar o trabalho realizado por eles ao longo deste ano.

As atrações do evento serão definidas pelos próprios estudantes, que devem se reunir nos dias 7, 8 e 9 para organizar atividades que envolvam toda a comunidade de uma forma participativa. A Gestora de Projetos Sociais da Nexa, Bruna Oroña, explica que essa etapa dará continuidade a um trabalho desenvolvido em longo prazo. 

“Os módulos anteriores foram subdivididos por eixos temáticos: Identidade e Propósito; Liderança e Protagonismo Juvenil, Comunicação e Cultura; e Mobilização da Comunidade Escolar”, explica.

O projeto, fruto de uma iniciativa da Nexa (ex-Votorantim Metais) em parceria técnica com o Instituto Crescer, tem como principal objetivo lançar um olhar diferenciado dos jovens à realidade da comunidade. 

Nas etapas anteriores foram identificados oportunidades de melhoria na acessibilidade e limpeza das ruas do bairro. Em um dos módulos os alunos aprenderam a utilizar ferramentas de produção e edição de vídeos, o que gerou o canal Jovens 3.0 Igrejinha do YouTube.

Brena Loures, estudante do primeiro ano do ensino médio, é uma das participantes do projeto. Ela afirma que o Jovens 3.0 alterou sua perspectiva em vários aspectos. “Aqui aprendemos a valorizar nossos pontos fortes e conhecer nosso potencial enquanto agentes transformadores. Estamos empolgados para compartilhar os resultados desse projeto com a comunidade”, afirma.

Para o Instituto Crescer, a conclusão desta etapa mostra o envolvimento e comprometimento dos participantes. “O objetivo até então foi alcançado, de criar nos jovens estudantes a conscientização para o desenvolvimento em prol da comunidade, num trabalho em equipe, e esperamos que este grupo cresça ainda mais.”, conclui Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.