Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE ALUNOS DO PLUGMINAS ESTAMPA TAPUMES DURANTE OBRAS NO CIRCUITO LIBERDADE


Os mais de 200 metros de tapumes que fecham as obras de três prédios no Circuito Liberdade estão ganhando cores e formas idealizadas por cerca de 70 estudantes da escola Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologias (Cicalt/Valores de Minas). 

A ação, intitulada “Laços de Nós” é realizada pelo PlugMinas e integra o Projeto Tudo de Cor, resultado de uma parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Secretaria de Estado Cultura (SEC) e da Secretaria de Administração Prisional (Seap), com a Coral, a Casa & Tinta, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), o Grupo Orguel, a Seconci, a Cemig e a Associação dos Amigos do Museu Mineiro.


Os tapumes cercam o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro e a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e estão recebendo as intervenções artísticas desde o último dia 25 de outubro. “Vamos abordar o protagonismo da mulher negra, o (re) nascimento do ser, a identidade negra e as experiências de vida dos próprios estudantes”, conta a professora de Artes Visuais do Cicalt, Jordana Ferreira, que atua no projeto.

O processo de criação do “Laços de Nós” começou bem antes da materialização do trabalho. “Já desenvolvemos os croquis dentro da temática e começamos um estudo sobre quais desenhos vamos reproduzir, paleta de cores e dimensão, que é pensar como vamos transformar os desenhos em painel. Também faremos um trabalho de composição e vamos observar como será a disposição dos desenhos”, afirma Jordana.

Em sala de aula, não só a arte foi discutida, mas também conceitos. “Buscamos abordar como fazer a ocupação do espaço público por meio de imagens e, aprofundando o tema, os estudantes pesquisaram sobre as referências negras que temos e um pouco da história de vida deles mesmos. Também visitamos os equipamentos culturais do Circuito Liberdade”, afirma a educadora.

A estudante do Módulo 1 do Valores de Minas, Aline Aparecida do Prado, ressalta a importância do projeto para o crescimento dos alunos. “É um processo diário de estudo que estamos tendo. Acho que vai retratar sim o que cada um quer dizer. É um trabalho coletivo, mas também muito pessoal. Estamos trocando muitas imagens, quanto mais estivermos juntos o trabalho vai sair melhor”.

Tudo de Cor
A ação do PlugMinas integra o Projeto Tudo de Cor, que está realizando a pintura das fachadas do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro, da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – edifícios públicos do Circuito Liberdade – e também do coreto da Praça da Liberdade.

O Tudo de Cor é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Secretaria de Estado Cultura (SEC) e da Secretaria de Administração Prisional (Seap), com a Coral, a Casa & Tinta, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), o Grupo Orguel, a Seconci, a Cemig e a Associação dos Amigos do Museu Mineiro.

A pintura está sendo realizada por cerca de 40 presos – homens e mulheres - em regime semiaberto selecionados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). Antes de iniciar os trabalhos, os presos participaram de um Curso de Capacitação Profissional de 90 horas, ministrado pela equipe das diretorias de Conservação e Restauração e de Proteção e Memória do Iepha-MG, visando a Educação Profissional e Tecnológica. Eles aprenderam técnicas de restauração, de preservação de fachada, técnicas de pintura e noções de segurança do trabalho.

A previsão é que a pintura seja concluída em novembro deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.