Pular para o conteúdo principal

RESPEITO AS DIFERENÇAS


Certos estudiosos desconsideram o processo de produção da obra artística como ferramenta na produção de sentido da arte e da realidade social. Entretanto, existem correntes teóricas que discordam desta perspectiva e acreditam que o modo de produção, assim como o produto final, é fundamental para a produção de sentido pelo público e mudança social. 

Por esse motivo, o professor Alberto Tibaji, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), desenvolveu estudo que utiliza o espetáculo teatral na construção de sentido em relação aos direitos humanos e ao movimento LGBT+. 

O trabalho consistiu na produção de espetáculos teatrais que retratam a temática e promovem discussões acerca da necessidade de aceitar e respeitar a identidade de gênero e a orientação sexual das pessoas LGBT+ na sociedade. 

“O teatro é um meio de reflexão sobre certos aspectos do real e um espaço que propicia o questionamento acerca dos valores herdados do passado e que devem ser superados. ”, cita.

De acordo com Tibaji, quase todos os espetáculos foram seguidos de debates com o público. As únicas ocasiões em que não houve discussão foram aquelas em que os administradores do espaço, por motivos organizacionais, não puderam permitir a permanência no local. 

A peça foi apresentada em escolas de cidades mineiras como Divinópolis, Oliveira, Sete Lagoas, Juiz de Fora e, claro, São João del-Rei. 

“Observamos que, em relação ao público escolar, as professoras e professores eram as pessoas que mais tinham dificuldade de conversar sobre o tema. Os alunos conversavam com mais tranquilidade e demonstravam não apenas a vontade de discutir, mas também certa curiosidade em relação a aspectos pontuais da diversidade sexual", esclarece. 

O estudo também apontou que muitos professores desconhecem a legislação que trata sobre direitos da população LGBT+, desconhecem a terminologia utilizada na área e ainda pensam a relação entre orientação sexual e gênero num sentido bastante tradicional: “Se sou homem devo necessariamente me interessar por mulheres; se sou um homem homossexual necessariamente desejo ser mulher; se sou um homem trans necessariamente devo me interessar por mulheres etc. O que não pode ser visto desta maneira.”, explica.

Para mudar esse cenário, Tibaji afirma que continua realizando eventos esporádicos com escolas e com a Superintendência Regional de Educação, no intuito de esclarecer tais aspectos. 

“O retorno desse trabalho está sendo positivo e como resultado relevante destaco a possibilidade de trazer a discussão não para o fortalecimento das identidades de cada uma das letras da sigla LGBT+, mas sim auxiliar na compreensão de que o importante é respeitar as diferenças. Importa menos definir se tal pessoa é homossexual ou não. Importa mais saber respeitar a trajetória de cada pessoa em relação à sua sexualidade”, pontua.

O papel das artes na inclusão e igualdade entre os pares
De acordo com o pesquisador, o número de espetáculos teatrais e de filmes que tratam da temática LGBT+ tem aumentado de forma significativa nos últimos anos. Houve, também, uma mudança expressiva no modo como as personagens LGBT+ são apresentadas nas artes da cena. 

“Durante muito tempo, o que se via em cena eram personagens cujo sofrimento por serem LGBT+ predominava no enredo. Hoje em dia, observamos que há tramas onde as personagens são vistas em relações amorosas duradouras e felizes, com empregos dignos e aceitas pelos grupos sociais dos quais fazem parte. O desafio atual parece ser encontrar, senão um equilíbrio, ao menos uma alternância entre os dois polos apontados”, finaliza.

com Tatiana Nepomuceno - da assessoria da Fapemig

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...