Pular para o conteúdo principal

STARTUPS SEDIADAS NA UFLA SÃO DESTAQUE NO DEMODAY DO LEMONADE ULTRA, EM BELO HORIZONTE

Representantes de startups lavrenses sobem ao palco do Demoday, na Finit

Na tarde da última sexta-feira, 9, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, aconteceu o Demoday da edição Ultra do programa Lemonade, com a presença das startups finalistas de quatro cidades participantes: Lavras, Viçosa, Juiz de Fora e Uberaba. 

O evento foi realizado durante a Campus Party, como parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit Festival), que reunirá, até o dia 28 deste mês, integrantes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.

As startups lavrenses participaram do Lemonade Ultra ao longo de 10 semanas, mais especificamente de 9 de julho a 17 de setembro, cujas atividades ocorreram nas dependências do InovaHub, co-working localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Durante o Demoday local, cinco delas ganharam o Golden Ticket para participar do evento da Finit: Mobitech – tecnologia automatizada para reabilitação motora; REPartir – conexão de pessoas para moradias conjuntas; One Lab – gestão de materiais de laboratórios; Smart Farm BR – tecnologia para o manejo de pastagens; e Thinking Right – inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas.

Premiação
O evento teve início com uma apresentação breve de todas as startups presentes, que mostraram suas soluções para parceiros do programa, mentores e público em geral. 

Na sequência, foi realizada a premiação das startups de destaque de cada uma das quatro cidades que sediaram o Lemonade Ultra, as quais fizeram um pitch (“discurso de venda” direcionado a investidores) de 5 minutos. A “Startup Destaque” de Lavras foi a Mobitech, que recebeu um troféu alusivo.

Startup REPartir foi destaque com o Melhor Pitch

Em seguida, foi anunciado o troféu de “Melhor Pitch” – dentre todas as cidades participantes – que contemplou uma startup da UFLA, a REPartir, que também pôde se apresentar aos presentes. E para encerrar a empreitada, foi revelado o prêmio mais esperado do dia, a “Startup Investida”. A Mobitech foi a grande campeã e receberá, via Fundep Participações S.A. (Fundepar), um investimento de R$ 40 mil. 

O CEO da startup voltada ao mercado de reabilitação motora, Mohamed Zorkot, comemorou a conquista: “Não esperávamos esse resultado e foi uma emoção muito grande! Agora vamos tirar do papel o nosso sonho de ajudar as pessoas, levando nosso equipamento para o mercado”.

Mohamed Zorkot comemora premiação da Mobitech

Para o coordenador do InovaHub, Rennan Campos, o resultado positivo mostra a importância do trabalho – direcionado ao desenvolvimento de startups – que vem sendo realizado dentro da UFLA. 

“O Lemonade Ultra, além de representar o amadurecimento e o primeiro passo do nosso ecossistema rumo a uma nova fase, a de pré-aceleração de startups, representa também o potencial dos nossos empreendedores, atores fomentadores e instituições educadoras e promotoras de pesquisas”, destacou.

Ainda dentro do Demoday, mais uma startup de Lavras recebeu apoio à sua trajetória empreendedora. A Smart Farm BR foi convidada a participar do programa Novo Agro 4.0, um conjunto de iniciativas do Sistema FAEMG para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando gerar tecnologias aplicadas para o desenvolvimento do agronegócio.

Márcio Lara, da Smart Farm BR, que participará do Novo Agro 4.0

Programa Lemonade
O Lemonade é um programa de aceleração de startups, eleito um dos maiores do mundo pelo Global Accelerator Report, que auxilia no desenvolvimento de ideias e projetos com potencial de criar impactos positivos na sociedade, por meio de soluções de base tecnológica. De natureza itinerante, ele busca levar a cultura empreendedora para outras cidades mineiras, expandindo sua atuação para além da capital do estado.

Mais de 1300 empreendedores já se formaram com a metodologia Lemonade e quase 400 startupspassaram pelo programa em seus três anos de vida. 

A iniciativa é uma realização da Fundepar, co-executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

com assessoria da InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.