quarta-feira, 14 de novembro de 2018

STARTUPS SEDIADAS NA UFLA SÃO DESTAQUE NO DEMODAY DO LEMONADE ULTRA, EM BELO HORIZONTE

Representantes de startups lavrenses sobem ao palco do Demoday, na Finit

Na tarde da última sexta-feira, 9, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, aconteceu o Demoday da edição Ultra do programa Lemonade, com a presença das startups finalistas de quatro cidades participantes: Lavras, Viçosa, Juiz de Fora e Uberaba. 

O evento foi realizado durante a Campus Party, como parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit Festival), que reunirá, até o dia 28 deste mês, integrantes do ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.

As startups lavrenses participaram do Lemonade Ultra ao longo de 10 semanas, mais especificamente de 9 de julho a 17 de setembro, cujas atividades ocorreram nas dependências do InovaHub, co-working localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Durante o Demoday local, cinco delas ganharam o Golden Ticket para participar do evento da Finit: Mobitech – tecnologia automatizada para reabilitação motora; REPartir – conexão de pessoas para moradias conjuntas; One Lab – gestão de materiais de laboratórios; Smart Farm BR – tecnologia para o manejo de pastagens; e Thinking Right – inteligência artificial para a tomada de decisões jurídicas.

Premiação
O evento teve início com uma apresentação breve de todas as startups presentes, que mostraram suas soluções para parceiros do programa, mentores e público em geral. 

Na sequência, foi realizada a premiação das startups de destaque de cada uma das quatro cidades que sediaram o Lemonade Ultra, as quais fizeram um pitch (“discurso de venda” direcionado a investidores) de 5 minutos. A “Startup Destaque” de Lavras foi a Mobitech, que recebeu um troféu alusivo.

Startup REPartir foi destaque com o Melhor Pitch

Em seguida, foi anunciado o troféu de “Melhor Pitch” – dentre todas as cidades participantes – que contemplou uma startup da UFLA, a REPartir, que também pôde se apresentar aos presentes. E para encerrar a empreitada, foi revelado o prêmio mais esperado do dia, a “Startup Investida”. A Mobitech foi a grande campeã e receberá, via Fundep Participações S.A. (Fundepar), um investimento de R$ 40 mil. 

O CEO da startup voltada ao mercado de reabilitação motora, Mohamed Zorkot, comemorou a conquista: “Não esperávamos esse resultado e foi uma emoção muito grande! Agora vamos tirar do papel o nosso sonho de ajudar as pessoas, levando nosso equipamento para o mercado”.

Mohamed Zorkot comemora premiação da Mobitech

Para o coordenador do InovaHub, Rennan Campos, o resultado positivo mostra a importância do trabalho – direcionado ao desenvolvimento de startups – que vem sendo realizado dentro da UFLA. 

“O Lemonade Ultra, além de representar o amadurecimento e o primeiro passo do nosso ecossistema rumo a uma nova fase, a de pré-aceleração de startups, representa também o potencial dos nossos empreendedores, atores fomentadores e instituições educadoras e promotoras de pesquisas”, destacou.

Ainda dentro do Demoday, mais uma startup de Lavras recebeu apoio à sua trajetória empreendedora. A Smart Farm BR foi convidada a participar do programa Novo Agro 4.0, um conjunto de iniciativas do Sistema FAEMG para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando gerar tecnologias aplicadas para o desenvolvimento do agronegócio.

Márcio Lara, da Smart Farm BR, que participará do Novo Agro 4.0

Programa Lemonade
O Lemonade é um programa de aceleração de startups, eleito um dos maiores do mundo pelo Global Accelerator Report, que auxilia no desenvolvimento de ideias e projetos com potencial de criar impactos positivos na sociedade, por meio de soluções de base tecnológica. De natureza itinerante, ele busca levar a cultura empreendedora para outras cidades mineiras, expandindo sua atuação para além da capital do estado.

Mais de 1300 empreendedores já se formaram com a metodologia Lemonade e quase 400 startupspassaram pelo programa em seus três anos de vida. 

A iniciativa é uma realização da Fundepar, co-executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

com assessoria da InovaCafé

Nenhum comentário: