terça-feira, 6 de novembro de 2018

UFLA É A 8ª MELHOR UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL E A 2º DE MINAS GERAIS

Instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrárias e da Terra

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está novamente entre as melhores universidades públicas do País na avaliação do Guia do Estudante, classificada como a 8ª do Brasil e a 2ª de Minas Gerais. 

Além disso, a instituição está entre as três melhores universidades na área de conhecimento Ciências Agrárias e da Terra. 

A UFLA teve um total de 22 cursos avaliados neste ano. Administração (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia de Alimentos (Bacharelado), Engenharia Florestal (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Sistemas de Informação (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado) foram os cursos classificados com nota 5 (que equivale a excelente). Receberam nota 4 (muito bom) os cursos: Administração Pública (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado), Física (Bacharelado), e Matemática (Bacharelado). 

Em sua 28ª edição, o Guia do Estudante avaliou mais de 17 mil cursos de graduação de 1679 instituições de ensino. 

A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). 

Além de constituir um importante instrumento para a seleção do curso e da instituição, o objetivo da avaliação é valorizar e reconhecer a excelência no ensino e fomentar a busca por melhorias. É importante salientar que a premiação busca equalizar a qualidade dos cursos da instituição (que podem ser 5, 4 ou 3 estrelas) com a quantidade de cursos disponíveis. 

Para o Guia do Estudante, identificar as melhores universidades não consiste apenas em somar a quantidade de cursos estrelados (ainda que cada estrela tenha um peso diferente), mas sim considerar o quanto isso (a qualidade) representa em relação à quantidade de cursos oferecida e avaliada. Assim, foi estabelecida uma fórmula que permite pontuar as instituições, de modo a identificar as melhores.

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, estar novamente no seleto grupo de universidades de excelência é motivo de imenso orgulho e reconhecimento da dedicação de toda a comunidade acadêmica. 

“Esse resultado é fruto do trabalho de toda a comunidade de docentes, técnicos e discentes, que se esforçam ao máximo em todas as suas atividades. É muito gratificante para quem dirige a universidade perceber que a comunidade tem extremo comprometimento em tornar a UFLA uma das melhores instituições do País”, destaca o reitor.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, também destaca que a UFLA se mantém há quase uma década entre as dez melhores universidades do Brasil, segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). 

"Além disso, tem figurado entre as melhores no Guia do Estudante, uma publicação muito consultada por jovens que buscam referências sobre cursos e instituições. Os resultados são consequência de muita dedicação de toda a comunidade acadêmica, de investimento massivo em formação de pessoas e em infraestrutura, bem como de estratégias competentes de gestão. Os coordenadores de cursos, colegiados, docentes, técnicos e estudantes de graduação estão de parabéns por mais esse reconhecimento da excelência praticada na UFLA", salienta o pró-reitor. 

com Camila Caetano - da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: