Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS É O ÓRGÃO MENOS VULNERÁVEL A FRAUDE E CORRUPÇÃO EM MINAS GERAIS

Universidade possui mecanismos de prevenção mais fortes entre as 19 instituições federais analisadas pelo TCU no Estado

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou um estudo inédito para verificar a vulnerabilidade dos órgãos públicos federais com relação a fraudes e corrupção. 

De acordo com a pesquisa, em Minas Gerais, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui mecanismos de prevenção mais fortes entre as 19 instituições federais analisadas no Estado.

A pesquisa apontou a UFLA como a Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) com menor índice, em Minas Gerais, de fragilidade no controle de fraudes e corrupção. No Brasil, a UFLA é a segunda Ifes com esse bom resultado. De acordo com a escala utilizada pelo TCU, quanto mais perto do 1 estiver o índice, maior a possibilidade de a instituição ser alvo de fraudes; a UFLA apresentou o índice 0,31, considerado baixo. 

clique na imagem para ampliar

Os dados coletados possibilitaram a construção de mapa de risco, um dos principais produtos desse trabalho. Ele está dividido em quatro áreas, identificadas pelas cores verde (baixa exposição), amarela (média exposição), laranja (alta exposição) e vermelha (altíssima exposição). O posicionamento do órgão ou instituição em uma dada faixa permitirá análises sobre o seu grau de exposição a fraude e corrupção, bem como avaliar quais controles precisam de aprimoramento.

No entanto, o órgão esclarece que esses cálculos se referem apenas à fragilidade dos mecanismos de controle - não são indicativos que de que exista fraude ou corrupção nas instituições avaliadas.

“No decorrer de 2018, o TCU promoveu auditoria operacional para avaliar se os controles de prevenção e detecção relacionados a fraude e corrupção de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal estão compatíveis com seus poderes econômico e de regulação, bem como propor melhorias em práticas específicas, com o intuito de eliminar ou mitigar causas sistêmicas. Assim, o Tribunal oferece uma ferramenta para que as instituições possam aprimorar os controles e aperfeiçoar a gestão de risco”, explica o TCU.

Em todo o País foram analisados 287 órgãos federais. De acordo com o Tribunal de Contas, como parte da auditoria, foram construídas metodologias de cálculo e consolidadas informações sobre a implementação dos controles: Gestão da Ética e Programa de Integridade; Transparência e Accountability; Governança e Auditoria Interna; Gestão de Riscos e Controles Internos; Designação de Dirigentes. 

O assessor de governança e gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, enfatiza que o resultado positivo da universidade vai ao encontro do trabalho intenso realizado pela gestão e toda a comunidade acadêmica. 

"Esse reconhecimento é resultado do trabalho sério e profissional da equipe de gestão, que zela pelos princípios da eficiência, da legalidade, da moralidade e da transparência no uso de recursos para o cumprimento do interesse público. Nossa gestão é orientada por um planejamento estratégico monitorado com um controle rígido de cumprimento de metas e alcance de resultados que visam ao interesse da sociedade", avalia.

Ainda segundo o TCU, estarão disponíveis, a partir do próximo dia 26, relatórios individuais das instituições pesquisadas, contendo os respectivos resultados, além de análise comparativa de cada uma com o total da amostra e também com instituições de mesma natureza.

O Tribunal convidará as unidades avaliadas para encontro técnico de apresentação do trabalho, a ser realizado no dia 3 de dezembro, em local e horário a ser divulgado, com transmissão pela internet.

Acesse o mapa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...