Pular para o conteúdo principal

CAMPO DO MEIO: DECISÃO SUSPENDE REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO QUILOMBO CAMPO GRANDE

Área é ocupada na Fazenda Ariadnópolis por mais de duas mil pessoas
Área da antiga Fazenda Ariadnópolis é disputada na Justiça

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant suspendeu, na última sexta-feira, 30, liminar que determinara a reintegração de posse à Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo (Capia) da antiga Fazenda Ariadnópolis, conhecida como Quilombo Campo Grande, no município de Campo do Meio, no Sul de Minas.

O magistrado entendeu que, devido à necessidade de uma análise mais aprofundada do caso, que envolve diretamente questões de ordem social de uso e ocupação da terra, é prudente a suspensão da reintegração da posse, mantendo as famílias na antiga Fazenda Ariadnópolis.  

A reintegração de posse, a partir do dia 14 de novembro, foi concedida pela Vara Agrária de Minas Gerais e Acidente de Trabalho da comarca de Belo Horizonte. A decisão que suspende a reintegração de posse foi dada em regime de plantão.

Os advogados da ocupação alegaram que 2.029 pessoas estão na Fazenda Ariadnópolis, há mais de 14 anos, e, com o exercício da posse, preencheram lapso temporal suficiente para a prescrição aquisitiva do terreno via usucapião. Disseram que a propriedade anteriormente não atendia seu fim social e o atual trabalho e investimento dos agricultores ali residentes é expressivo, tanto que totalizam mais 2.480.428 pés de café plantados, distribuídos numa área de 744 hectares.

Apontaram, ainda, que houve significativo investimento dos agricultores na construção de casas, galpões e escolas. “Trata-se de um imóvel que foi abandonado pela Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo e foi recuperado pelos trabalhadores”, frisou o advogado Eder Bonfim Rodrigues.

Os advogados da Capia requerem a desocupação pacífica do imóvel e ofereceram um ginásio para permanência temporária da atual colheita de café.

O juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior, da Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidentes de Trabalho da comarca de Belo Horizonte, ao conceder a tutela antecipada para a reintegração de posse, entendeu que a propriedade e posse do terreno é da Capia, e nenhum outro direito poderia ser atribuído a outro ocupante sob “o império da força coercitiva.”

O conflito
O conflito fundiário na Fazenda Ariadnópolis ocorre desde o final da década de 1990, em virtude da falência da empresa Usina Ariadnópolis Açúcar e Álcool S/A, também instalada na área, que não teria ressarcido os trabalhadores demitidos.

Isso teria motivado a ocupação do local, a partir de 2002, embora as primeiras famílias tenham se mudado para a área cinco anos antes, quando as operações da empresa já estavam suspensas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

CENTRO LOGÍSTICO DE POUSO ALEGRE INAUGURA NOVA SEDE PARA FORTALECER LOGÍSTICA NO SUL DE MINAS

Com investimento de R$ 200 milhões, expansão ampliará a capacidade aduaneira da região e vai abrir nova rota para o transporte de mercadorias mineiras Com aporte de R$ 200 milhões para impulsionar a expansão logística e industrial do Sul de Minas, o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) de Pouso Alegre, inaugurou, nesta terça-feira (25/11), sua nova sede no município mineiro. A nova instalação ocupará uma área de 475 mil metros quadrados (m²), sendo destinados para galpões, área alfandegada, espaço para indústrias, centros de distribuição, outras atividades e estruturas. A implantação do projeto deverá ser finalizada em três anos. Por meio da nova sede do Clia de Pouso Alegre, as empresas do Sul do estado terão uma rede logística fortalecida, com conexões mais ágeis para portos marítimos, redução de custos para operações de importação e exportação, atração de novas indústrias e centros de inovação. Durante o evento de inauguração, o secretário Executivo de Desenvolvimento Econ...