Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DA UFLA DESENVOLVE ESTETOSCÓPIO DIGITAL PARA FACILITAR EXAMES


Em um projeto multidisciplinar, pesquisadores dos departamentos de Engenharia (DEG), de Ciências da Computação (DCC) e Ciências da Saúde (DSA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveram um estetoscópio digital que promete facilitar a vida de médicos e enfermeiros. O equipamento grava áudio da ausculta dos sons pulmonares e envia informações para o celular.

A ideia do aparelho surgiu do professor do Departamento de Engenharia (DEG) e coordenador do grupo de pesquisa Inteligência Artificial e Automação, Bruno Henrique Groenner Barbosa, que, em 2013, estava acostumado a acompanhar o filho no hospital para médicos realizarem a ausculta pulmonar do recém-nascido.   

“Com o estetoscópio tradicional, médicos e enfermeiros precisam ter o ouvido treinado na identificação dos ruídos respiratórios. A intenção do projeto foi criar um aparelho digital que facilite exames em clínicas e hospitais, principalmente de áreas remotas, e por profissionais inexperientes”, explica.

O professor informa que o diferencial do aparelho está no uso da inteligência artificial, que permite detectar os sons pulmonares relacionados a, pelo menos, seis tipos de doenças respiratórias, como asma, bronquite, pneumonia, síndrome da apneia obstrutiva do sono, fibrose pulmonar e edema pulmonar. 


“O som extraído do paciente fica gravado para ajudar na confirmação do diagnóstico”, destaca.

O estetoscópio digital foi construído a partir da adaptação do diafragma do equipamento analógico acoplado a um microfone, além de um circuito eletrônico para cruzamento dos sons pulmonares. No corpo do equipamento, feito por meio de uma impressora 3D, amplificadores de eletrônica identificam as ondas sonoras. 

O aparelho funciona assim: o som pulmonar capturado pelo profissional de saúde é filtrado pelo estetoscópio digital. O sistema de inteligência artificial embarcado no aparelho consegue detectar anomalias e traçar perfil dos sons que estão relacionados com diversas doenças respiratórias.

Vantagens
O funcionamento do estetoscópio digital desenvolvido na UFLA permitirá maior agilidade e precisão no diagnóstico médico e triagem de pacientes com doenças pulmonares. 

A capacidade de armazenamento de informações sonoras também possibilita estabelecer comparações entre prognósticos do paciente em diferentes momentos.  Por isso, a ferramenta pode ser importante  no acompanhamento dos doentes. 

"O médico pode gravar e registrar o exame, com o estetoscópio eletrônico, no prontuário do paciente. Depois da consulta, ele pode rever o histórico da ausculta em um caso de visita sucessiva ou paciente crônico", informa o cardiologista e professor do DSA Ernesto Lippi Neto, um dos responsáveis pela aplicação prática do equipamento.

Testes
Graças a uma banco de dados com vários sons pulmonares, adquirido pela Universidade, foi criado o sistema de inteligência computacional do aparelho. Por meio dele, os pesquisadores conseguiram diferenciar os sons patológicos daqueles não patológicos.

Os primeiros testes foram realizados com estudantes saudáveis da UFLA. "Os sons foram coletados e analisados, o que comprovou o funcionamento perfeito do aparelho", conta o estudante do curso de Medicina, Guilherme Lopes Dias.

Na próxima etapa do projeto,  pesquisadores da área da Saúde usarão o aparelho em pacientes em hospitais e clínicas hospitalares de Lavras. 

"A intenção agora é auscultar pacientes com alterações anormais, com o objetivo de distinguir quais ruídos serão agrupados em determinada doença.  Por exemplo, um chiado, pela fase e forma com que aparece no gráfico pode indicar uma doença ou outra", explica o professor do DSA Ernesto Lippi Neto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...