Pular para o conteúdo principal

HÁ SETE ANOS, UFLA ESTÁ ENTRE AS UNIVERSIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

Reitor destaca que para 2019, a expectativa é trabalhar para que 30% da energia consumida seja proveniente de energia solar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa, pelo sétimo ano consecutivo, posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking. O resultado da edição de 2018 foi divulgado na última quarta-feira, 19. Entre as 619 universidades incluídas na classificação, a UFLA ocupa a 38ª posição em âmbito mundial, sendo a 2ª na América Latina e no Brasil. 

A pontuação geral da Universidade subiu de 6.279 em 2017 para 7.475 em 2018. De forma geral, houve um progresso na pontuação das participantes, indicando que os investimentos em sustentabilidade têm sido uma preocupação crescente entre instituições de ensino.

Em 2018, instituições de 81 países se candidataram ao ranking. O número de participantes teve um acréscimo de mais de cem instituições em relação a 2017. O objetivo desse ranking é classificar as universidades a partir de informações sobre como estão suas condições atuais e suas políticas relacionadas à sustentabilidade. 

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação. A soma das pontuações alcançadas em cada um deles determina o resultado relativo ao posicionamento do ranking. 

Uma das categorias é “Configuração e Infraestrutura”, que responde por 15% da nota e diz se o câmpus da instituição de ensino merece ser chamado de campus verde. Entram no cálculo informações como, por exemplo, a extensão de área coberta por floresta, por vegetação plantada e a área existente para absorção de água. 

Outra categoria é “Energia e mudança climática”, responsável por 21% da pontuação. São considerados o uso de energia renovável, uso de eletrodomésticos eficientes, construções ecológicas e outras medidas.

Com participação de 18% está também a categoria “Desperdício”, focada na necessidade de tratamento e reciclagem de resíduos. A existência de programas de conservação e reciclagem da água está na categoria “Água”, junto com outros indicadores, respondendo por 10% da nota. 

A questão do “Transporte” (18%) também ocupa preocupação essencial, pois está relacionada com a redução das emissões de carbono. Colaboram práticas como a existência de ônibus interno, incentivo ao uso de bicicletas, entre outros. 

Na categoria “Educação e Pesquisa” estão observações relativas ao número de cursos que abordam a sustentabilidade em seus currículos, o financiamento de pesquisas dedicadas à sustentabilidade, o número de produções acadêmicas sobre o tema, número de eventos, etc.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a participação da universidade no ranking e a manutenção de um bom desempenho fazem com que a instituição inspire outras universidades, assim como outras instituições e órgãos, a adotarem práticas sustentáveis. 

“Nossa preocupação em zelar pelo meio ambiente traz resultados importantes para a universidade e seu entorno. Ao investirmos nessa questão, fazemos nossa parte quanto ao cuidado com o meio ambiente, promovemos uma economia de recursos públicos e mais: nosso Plano Ambiental se transforma em um legado cultural para a comunidade, pois auxilia na promoção da cultura do cuidado com o planeta. Temos contribuído não só para sensibilizar os milhares de jovens que se formam na UFLA, mas a sociedade em geral”, diz.

Scolforo comenta, ainda, que, para 2019, a expectativa é trabalhar para que 30% da energia consumida seja proveniente de energia solar.

A experiência da UFLA com o Plano Ambiental e Estruturante foi apresentada este ano em evento internacional promovido pelo Green Metric. O 4º International Workshop on UI Green Metric foi realizado na Indonésia, em abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/