Pular para o conteúdo principal

HÁ SETE ANOS, UFLA ESTÁ ENTRE AS UNIVERSIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

Reitor destaca que para 2019, a expectativa é trabalhar para que 30% da energia consumida seja proveniente de energia solar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ocupa, pelo sétimo ano consecutivo, posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking. O resultado da edição de 2018 foi divulgado na última quarta-feira, 19. Entre as 619 universidades incluídas na classificação, a UFLA ocupa a 38ª posição em âmbito mundial, sendo a 2ª na América Latina e no Brasil. 

A pontuação geral da Universidade subiu de 6.279 em 2017 para 7.475 em 2018. De forma geral, houve um progresso na pontuação das participantes, indicando que os investimentos em sustentabilidade têm sido uma preocupação crescente entre instituições de ensino.

Em 2018, instituições de 81 países se candidataram ao ranking. O número de participantes teve um acréscimo de mais de cem instituições em relação a 2017. O objetivo desse ranking é classificar as universidades a partir de informações sobre como estão suas condições atuais e suas políticas relacionadas à sustentabilidade. 

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação. A soma das pontuações alcançadas em cada um deles determina o resultado relativo ao posicionamento do ranking. 

Uma das categorias é “Configuração e Infraestrutura”, que responde por 15% da nota e diz se o câmpus da instituição de ensino merece ser chamado de campus verde. Entram no cálculo informações como, por exemplo, a extensão de área coberta por floresta, por vegetação plantada e a área existente para absorção de água. 

Outra categoria é “Energia e mudança climática”, responsável por 21% da pontuação. São considerados o uso de energia renovável, uso de eletrodomésticos eficientes, construções ecológicas e outras medidas.

Com participação de 18% está também a categoria “Desperdício”, focada na necessidade de tratamento e reciclagem de resíduos. A existência de programas de conservação e reciclagem da água está na categoria “Água”, junto com outros indicadores, respondendo por 10% da nota. 

A questão do “Transporte” (18%) também ocupa preocupação essencial, pois está relacionada com a redução das emissões de carbono. Colaboram práticas como a existência de ônibus interno, incentivo ao uso de bicicletas, entre outros. 

Na categoria “Educação e Pesquisa” estão observações relativas ao número de cursos que abordam a sustentabilidade em seus currículos, o financiamento de pesquisas dedicadas à sustentabilidade, o número de produções acadêmicas sobre o tema, número de eventos, etc.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a participação da universidade no ranking e a manutenção de um bom desempenho fazem com que a instituição inspire outras universidades, assim como outras instituições e órgãos, a adotarem práticas sustentáveis. 

“Nossa preocupação em zelar pelo meio ambiente traz resultados importantes para a universidade e seu entorno. Ao investirmos nessa questão, fazemos nossa parte quanto ao cuidado com o meio ambiente, promovemos uma economia de recursos públicos e mais: nosso Plano Ambiental se transforma em um legado cultural para a comunidade, pois auxilia na promoção da cultura do cuidado com o planeta. Temos contribuído não só para sensibilizar os milhares de jovens que se formam na UFLA, mas a sociedade em geral”, diz.

Scolforo comenta, ainda, que, para 2019, a expectativa é trabalhar para que 30% da energia consumida seja proveniente de energia solar.

A experiência da UFLA com o Plano Ambiental e Estruturante foi apresentada este ano em evento internacional promovido pelo Green Metric. O 4º International Workshop on UI Green Metric foi realizado na Indonésia, em abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.