Pular para o conteúdo principal

TÉCNICAS PRODUTIVAS BRASILEIRAS INSPIRAM SETOR ALGODOEIRO DO ZIMBÁBUE


O setor algodoeiro tem grande relevância para diversas nações africanas, como o Zimbábue, no continente africano, no qual as exportações da fibra são importantes para as trocas comerciais realizadas pelo país. 

Mesmo assim, o mercado nacional de vestuário ainda não é capaz de competir com a venda de produtos importados. Este é um dos desafios que a cooperação com o Brasil poderá contribuir para minimizar.

Neste contexto, especialistas brasileiros foram ao Zimbábue, no final do mês de novembro, para analisar as demandas apresentadas pelo país africano, ao Brasil, para a realização de iniciativas de cooperação técnica para o setor algodoeiro. 

Após receber a solicitação, o Brasil organizou a missão técnica para identificar exatamente quais as áreas prioritárias que poderão ser contempladas pela cooperação técnica. 

Os representantes brasileiros se reuniram com instituições públicas e privadas zimbabuenses e coletaram subsídios para formular uma proposta de projeto nos próximos meses.

A delegação brasileira contou com a participação de técnicos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER - MG) e da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). 

A equipe se reuniu com o Ministro de Terras, Agricultura e Reassentamento Rural do Zimbábue, que destacou a importância da cooperação brasileira para o desenvolvimento do setor agrícola do país.

O projeto, desenvolvido conjuntamente pelos especialistas brasileiros e zimbabuenses, abordará importantes questões como a necessidade de ampliar o investimento em pesquisa; a capacitação de técnicos para atuar como extensionistas rurais; o desenvolvimento de políticas de crédito e financiamento para pequenos agricultores; a organização de associações e cooperativas; e a valorização do produto nacional no mercado interno. 

Para o representante da ANATER, Leonardo Pereira Batista, o cenário da produção algodoeira no Zimbábue é positivo, o que facilitará a implementação das atividades de cooperação. A iniciativa deverá ser coordenada em conjunto pelas instituições públicas e privadas do país com o objetivo de ampliar o acesso dos pequenos agricultores a políticas e tecnologias.

Cooperação brasileira no setor algodoeiro
ABC e Embrapa desenvolvem projetos de cooperação em cotonicultura com diferentes países no continente africano. A iniciativa “Cotton 4 + Togo”, coordenada pela ABC em parceria com a Embrapa, é desenvolvida no Benim, Burquina Faso, Chade, Mali e Togo; o projeto “Cotton Shire-Zambeze”, também coordenado pela ABC e Embrapa, é feito com os governos de Moçambique e Malawi, desde 2015. 

No caso do Quênia, Tanzânia e Burundi, a iniciativa “Cotton Victoria” é implementada em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), desde 2016.

O programa brasileiro de cooperação Sul-Sul na área de algodão traz importantes benefícios de cunho político, econômico e técnico para o país. 

O programa vem fortalecendo o apoio dos países parceiros na África e na América Latina às posições do Brasil nos fóruns internacionais, além de projetar o País como líder e fonte inspiradora de desenvolvimento agrícola. 

Os projetos permitem também introduzir variedades brasileiras de algodão em outros continentes, o que contribui para verificar o potencial e a resistência das sementes em diferentes condições.

com assessoria da ABC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.