quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

INSUFICIÊNCIA RENAL: QUANDO A HEMODIÁLISE TORNA-SE NECESSÁRIA


Um em cada 10 adultos, no Brasil, possui algum tipo de doença renal, sendo que 60% desconhecem essa situação. De acordo com o médico e chefe da equipe de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, no Sul de Minas, o médico Marcelo Gadbem, por se tratar de uma doença silenciosa e que não causa dor, como é o caso de Cálculo Renal ou infecção, muitas pessoas só procuram ajuda quando a doença já está em estágio avançado.

Como são silenciosas, a melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais, de acordo com Marcelo Gadbem,  é por meio de exames de sangue e urina. 

“A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal”.

Já a insuficiência renal , é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. Os rins tornam-se incapazes de eliminar certos resíduos produzidos pelo organismo. Em casos mais graves, como na insuficiência renal crônica, pode ser necessário realizar transplante de rim ou fazer hemodiálise, que é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando todas as impurezas que os rins não conseguem filtrar.

Hemodiálise
A Hemodiálise é um processo no qual uma máquina, de alta tecnologia,  limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que os rins que não funcionam  não conseguem fazer. É uma filtração artificial do sangue. Além de Marcelo Gadbem, a equipe de Nefrologia da Santa Casa de Lavras é composta pelos médicos Soraya Machado, Gilbran Scarpone e Edneia Ladeira.

“A Hemodiálise é reservada para pacientes que já perderam de 80% a 90% de sua função renal”, explica o Gadbem.

Os rins são os únicos órgãos do corpo humano que podem ser substituídos por uma máquina. Essa substituição é quase perfeita. Mas é pela hemodiálise que pessoas com funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima ao normal.

Muitas doenças podem levar ao quadro de insuficiência renal e ao necessitado tratamento da Hemodiálise, como a diabetes mal controlada e a  hipertensão arterial mal controlada. A equipe de Nefrologia da Santa Casa também alerta para a obesidade, que vem crescendo nos últimos anos.

com assessoria

Nenhum comentário: