Pular para o conteúdo principal

INSUFICIÊNCIA RENAL: QUANDO A HEMODIÁLISE TORNA-SE NECESSÁRIA


Um em cada 10 adultos, no Brasil, possui algum tipo de doença renal, sendo que 60% desconhecem essa situação. De acordo com o médico e chefe da equipe de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Lavras, no Sul de Minas, o médico Marcelo Gadbem, por se tratar de uma doença silenciosa e que não causa dor, como é o caso de Cálculo Renal ou infecção, muitas pessoas só procuram ajuda quando a doença já está em estágio avançado.

Como são silenciosas, a melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais, de acordo com Marcelo Gadbem,  é por meio de exames de sangue e urina. 

“A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal”.

Já a insuficiência renal , é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. Os rins tornam-se incapazes de eliminar certos resíduos produzidos pelo organismo. Em casos mais graves, como na insuficiência renal crônica, pode ser necessário realizar transplante de rim ou fazer hemodiálise, que é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando todas as impurezas que os rins não conseguem filtrar.

Hemodiálise
A Hemodiálise é um processo no qual uma máquina, de alta tecnologia,  limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que os rins que não funcionam  não conseguem fazer. É uma filtração artificial do sangue. Além de Marcelo Gadbem, a equipe de Nefrologia da Santa Casa de Lavras é composta pelos médicos Soraya Machado, Gilbran Scarpone e Edneia Ladeira.

“A Hemodiálise é reservada para pacientes que já perderam de 80% a 90% de sua função renal”, explica o Gadbem.

Os rins são os únicos órgãos do corpo humano que podem ser substituídos por uma máquina. Essa substituição é quase perfeita. Mas é pela hemodiálise que pessoas com funções renais prejudicadas têm a oportunidade de manter uma vida próxima ao normal.

Muitas doenças podem levar ao quadro de insuficiência renal e ao necessitado tratamento da Hemodiálise, como a diabetes mal controlada e a  hipertensão arterial mal controlada. A equipe de Nefrologia da Santa Casa também alerta para a obesidade, que vem crescendo nos últimos anos.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.