segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

JOVEM CAMPOBELENSE, SELECIONADO PARA O PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES, JÁ ESTÁ NOS EUA

Da esq. para dir., Arthur Sena Banhato Moraes, Juliana de Paula Guiducci e Marcus Vinícius Lacerda Reis

Os jovens Arthur Sena Banhato Moraes, Juliana de Paula Guiducci e Marcus Vinícius Lacerda Reis já iniciaram o intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Eles integram um grupo formado por 50 jovens de todo o país que foram selecionados para participar da edição de 2019 do Programa Jovens Embaixadores.

Nas últimas semanas eles participaram de palestras sobre os costumes do país que irão visitar. “A mentora nos mostrou as principais diferenças pra que não sejamos pego totalmente de surpresa. Falou, por exemplo, das diferenças em espaço pessoal, o que é grosseiro ou não, entre outras coisas”, conta Arthur, que é de Campo Belo, no Sul de Minas.

De Brasília, eles embarcaram, na última sexta-feira, 11, para Washington, nos Estados Unidos. Em depoimento na semana passada, ele falou sobre a expectativa da viagem. Arthur disse que vai acrescentar muito na sua vida. “Eu acho que essa vai ser uma viagem cheia de surpresas. Além disso, deparar com pessoas diferentes será de extrema importância para minha formação pessoal, social e política”.

Os três estudantes já concluíram o Ensino Médio. Arthur Sena Banhato Moraes estudou na Escola Estadual Padre Alberto Fuger, em Campo Belo; e Juliana de Paula Guiducci, na Escola Estadual Raul Soares, em Ubá. Já Marcus Vinícius Lacerda Reis estudou no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Juiz de Fora.

Roteiro da viagem
Durante está primeira semana, os jovens embaixadores terão uma agenda intensa. Além de conhecer a capital daquele país e seus principais monumentos, os estudantes irão visitar escolas, conhecer projetos sociais, participar de reuniões com organizações do setor público e privado. Eles participam ainda de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Campo-belense
Arthur Banhato, jovem de 17 anos, que cursava o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Padre Alberto Fuger, em Campo Belo, no Sul de Minas, quando foi aprovado no programa Jovens Embaixadores, é professor de inglês em Campo Belo e líder do projeto Coletivos Juvenis na área da educação, que reúne jovens com interesses comuns para desenvolver a autonomia, solidariedade e a urbanidade em prol do bem comum.

Ele foi selecionado entre 180 jovens para conhecer os Estados Unidos e aprender mais sobre voluntariado e projetos sociais. Arthur Banhato foi um dos 3 escolhidos em Minas Gerais e 50 do Brasil.

A iniciativa
Criado em 2002, o programa é voltado a alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos (BNCs), além de empresas como FedEx, MSD e IBM.

Nenhum comentário: