Pular para o conteúdo principal

PLANO AMBIENTAL DA UFLA FIGURA NA RELAÇÃO DE PRÁTICAS VALIDADAS PELO 1º PRÊMIO ODS BRASIL


A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas) publicaram em dezembro de 2018 o relatório da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). 

O Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura na relação das 39 iniciativas validadas pelo Prêmio.

O prêmio ODS faz parte das ações da Agenda 2030, um documento construído a partir da Conferência Rio + 20 e que define estratégias mundiais para um período de 15 anos (2015-2030) no que diz respeito a temas de cunho social, econômico, ambiental e institucional. 

É um compromisso de 192 Estados membros das Organização das Nações Unidas (ONU) e fornece um norte para políticas públicas e ações de planejamento e gestão voltadas ao avanço da sociedade. 

Nessa perspectiva, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer práticas que contribuem para a mobilização dos diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável.

Na primeira edição, aberta às experiências de governos, organizações com e sem fins lucrativos, além de instituições de ensino, pesquisa e extensão, 1038 práticas foram inscritas. Para a etapa seguinte, foram validadas 729, por terem cumprido as formalidades do regulamento. Apenas 39 tornaram-se finalistas. As práticas da UFLA com o plano ambiental entraram nessa lista seleta, e aparecem na página 73 do relatório.

A menção, no documento, ao trabalho da UFLA com as estações de tratamento de água e esgoto, ao tratamento de resíduos químicos, ao manejo de energia e à proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas, auxilia para que essas experiências sejam compartilhadas e estejam à disposição de outros órgãos públicos que queiram buscar na UFLA inspiração e informações para seguir caminho semelhante.

O 1ª edição do Prêmio ODS foi realizada pela Segov e pela Senas, com o apoio da subchefia de Assuntos Federativos (SAF). Houve também a parceria do instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Saúde e dos apoios da Comissão Nacional para os ODS e de uma rede de instituições e pessoas voluntárias em todos os estados. 

Pela iniciativa, foram eleitas três práticas premiadas em cada uma das quatro categorias previstas no regulamento. Para ter acesso a todo o material, consulte o Relatório na íntegra.

Saiba mais em www.odsbrasil.gov.br.

com Ana Eliza Alvim - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...