Pular para o conteúdo principal

PLANO AMBIENTAL DA UFLA FIGURA NA RELAÇÃO DE PRÁTICAS VALIDADAS PELO 1º PRÊMIO ODS BRASIL


A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas) publicaram em dezembro de 2018 o relatório da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). 

O Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura na relação das 39 iniciativas validadas pelo Prêmio.

O prêmio ODS faz parte das ações da Agenda 2030, um documento construído a partir da Conferência Rio + 20 e que define estratégias mundiais para um período de 15 anos (2015-2030) no que diz respeito a temas de cunho social, econômico, ambiental e institucional. 

É um compromisso de 192 Estados membros das Organização das Nações Unidas (ONU) e fornece um norte para políticas públicas e ações de planejamento e gestão voltadas ao avanço da sociedade. 

Nessa perspectiva, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer práticas que contribuem para a mobilização dos diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável.

Na primeira edição, aberta às experiências de governos, organizações com e sem fins lucrativos, além de instituições de ensino, pesquisa e extensão, 1038 práticas foram inscritas. Para a etapa seguinte, foram validadas 729, por terem cumprido as formalidades do regulamento. Apenas 39 tornaram-se finalistas. As práticas da UFLA com o plano ambiental entraram nessa lista seleta, e aparecem na página 73 do relatório.

A menção, no documento, ao trabalho da UFLA com as estações de tratamento de água e esgoto, ao tratamento de resíduos químicos, ao manejo de energia e à proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas, auxilia para que essas experiências sejam compartilhadas e estejam à disposição de outros órgãos públicos que queiram buscar na UFLA inspiração e informações para seguir caminho semelhante.

O 1ª edição do Prêmio ODS foi realizada pela Segov e pela Senas, com o apoio da subchefia de Assuntos Federativos (SAF). Houve também a parceria do instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Saúde e dos apoios da Comissão Nacional para os ODS e de uma rede de instituições e pessoas voluntárias em todos os estados. 

Pela iniciativa, foram eleitas três práticas premiadas em cada uma das quatro categorias previstas no regulamento. Para ter acesso a todo o material, consulte o Relatório na íntegra.

Saiba mais em www.odsbrasil.gov.br.

com Ana Eliza Alvim - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho