Pular para o conteúdo principal

PLANO AMBIENTAL DA UFLA FIGURA NA RELAÇÃO DE PRÁTICAS VALIDADAS PELO 1º PRÊMIO ODS BRASIL


A Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov) e a Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas) publicaram em dezembro de 2018 o relatório da primeira edição do Prêmio Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio ODS Brasil). 

O Plano Ambiental e Estruturante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura na relação das 39 iniciativas validadas pelo Prêmio.

O prêmio ODS faz parte das ações da Agenda 2030, um documento construído a partir da Conferência Rio + 20 e que define estratégias mundiais para um período de 15 anos (2015-2030) no que diz respeito a temas de cunho social, econômico, ambiental e institucional. 

É um compromisso de 192 Estados membros das Organização das Nações Unidas (ONU) e fornece um norte para políticas públicas e ações de planejamento e gestão voltadas ao avanço da sociedade. 

Nessa perspectiva, o Prêmio tem o objetivo de reconhecer práticas que contribuem para a mobilização dos diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável.

Na primeira edição, aberta às experiências de governos, organizações com e sem fins lucrativos, além de instituições de ensino, pesquisa e extensão, 1038 práticas foram inscritas. Para a etapa seguinte, foram validadas 729, por terem cumprido as formalidades do regulamento. Apenas 39 tornaram-se finalistas. As práticas da UFLA com o plano ambiental entraram nessa lista seleta, e aparecem na página 73 do relatório.

A menção, no documento, ao trabalho da UFLA com as estações de tratamento de água e esgoto, ao tratamento de resíduos químicos, ao manejo de energia e à proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas, auxilia para que essas experiências sejam compartilhadas e estejam à disposição de outros órgãos públicos que queiram buscar na UFLA inspiração e informações para seguir caminho semelhante.

O 1ª edição do Prêmio ODS foi realizada pela Segov e pela Senas, com o apoio da subchefia de Assuntos Federativos (SAF). Houve também a parceria do instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Saúde e dos apoios da Comissão Nacional para os ODS e de uma rede de instituições e pessoas voluntárias em todos os estados. 

Pela iniciativa, foram eleitas três práticas premiadas em cada uma das quatro categorias previstas no regulamento. Para ter acesso a todo o material, consulte o Relatório na íntegra.

Saiba mais em www.odsbrasil.gov.br.

com Ana Eliza Alvim - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho