Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO CINEMA AUTOSSUSTENTÁVEL DO BRASIL FOI INAUGURADO EM ITAJUBÁ


A Rede Cine A inaugurou em Itajubá, no Sul de Minas, no último dia 3, quinta-feira, o mais moderno e completo cinema do Brasil, em formato inédito na América latina. A super estreia para o público foi na sexta-feira, dia 4, a partir das 13h. Os primeiros filmes a serem exibidos são: Aquaman, Dragon Ball Super: Broly e WiFi Ralph: Quebrando a internet. 

Construído em terreno doado pela Prefeitura de Itajubá, ao lado do Teatro Municipal Christiane Riera e com vista para o Parque da Cidade, no bairro Estiva, o primeiro cinema autossustentável tem usina própria para geração de energia solar; sistema de captação e reutilização da água da chuva; pontos para carregar carros elétricos e para coleta de lixo eletrônico; além de espaços que incentivam o uso da bicicleta e a prática de exercícios físicos, como Yoga, Slackline, meditação e dança. 

A solenidade oficial de inauguração do Cine A Itajubá contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera, do vice-prefeito Christian Gonçalves, do diretor da Rede Cine A, Silvio Gutierris, dos engenheiros responsáveis pela obra, de secretários municipais, vereadores, funcionários do cinema e convidados. 

Dentro das quatro salas do cinema está o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K, com projeção a laser. 

O investimento foi de cerca de R$ 14 milhões e o projeto arquitetônico traz design arrojado e espaço elegante, que garante conforto e lazer. Com tudo isso reunido em um só lugar, o Cine A Itajubá já recebeu a certificação de construção verde. 

O selo é da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), maior certificadora mundial para edificações que utilizam energias renováveis e outros pré-requisitos de sustentabilidade e design. 

Itajubá foi escolhida para sediar o empreendimento pelo tamanho da cidade - cerca de 96 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018 -, e também pelo perfil do município considerado um polo educacional de tecnologia e inovação. 

Usina solar autossuficiente 
A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. 

São 451 placas fotovoltaicas para a produção da energia através da irradiação solar. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando expostas à luz. 

A energia gerada pela usina seria suficiente para abastecer 152 residências de Itajubá, já que o consumo médio nas casas brasileiras foi de 157 KWh por mês. 

As mais modernas salas de cinema com tecnologias 3D, 4K e DOLBY ATMOS e projeção a laser 

Se o complexo é encantador, imagine a experiência oferecida pelas quatro salas do cinema. Tecnologia 3D, a ilusão de fazer parte do filme, com reforço da percepção de profundidade para o espectador. 

A tecnologia 4K garante telas com resolução de 3840x2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels, ou seja, quatro vezes mais resolução que o FULL HD (1080p). Isso tudo aliado com a projeção a laser, que garante ainda mais nitidez nas imagens. 

Já com o sistema de som Dolby Atmos, quem está dentro da sala de cinema tem a experiência de ouvir todas as nuances sonoras colocadas no filme pelos cineastas de forma completa e inigualável. A sensação é de que o som está correndo pelos quatro cantos da sala de cinema, vindo do chão, do teto, das paredes, de frente, enfim, por todos os lados. Uma experiência fiel ao conteúdo disponibilizado no filme. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

MPT RECOMENDA QUE EMPRESA RETIRE EXIGÊNCIA POLÍTICA DE VAGA E ADOTE MEDIDAS CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Anúncio no Instagram pedia que candidato "não fosse esquerdista" O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu recomendação a uma empresa do ramo de estética, com sede em Patos de Minas , após a divulgação de um anúncio de vaga de emprego que incluía, dentre os requisitos, a expressão "pré-requisito mais importante: não ser esquerdista". A publicação foi feita em 13 de setembro de 2025 no Instagram da proprietária da empresa. "Esse critério caracteriza discriminação explícita por opinião política, violando a Constituição Federal e convenções da Organização Internacional do Trabalho . A liberdade de consciência e de orientação política é protegida pela legislação brasileira e não pode ser usada como critério de acesso ou permanência no emprego", orienta o procurador do Trabalho que atuou no caso, Hermano Martins . Em recomendação, o MPT orientou à empresa que implemente medidas preventivas, como retirar qualquer exigência política de processos seletivos, ...