Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO CINEMA AUTOSSUSTENTÁVEL DO BRASIL FOI INAUGURADO EM ITAJUBÁ


A Rede Cine A inaugurou em Itajubá, no Sul de Minas, no último dia 3, quinta-feira, o mais moderno e completo cinema do Brasil, em formato inédito na América latina. A super estreia para o público foi na sexta-feira, dia 4, a partir das 13h. Os primeiros filmes a serem exibidos são: Aquaman, Dragon Ball Super: Broly e WiFi Ralph: Quebrando a internet. 

Construído em terreno doado pela Prefeitura de Itajubá, ao lado do Teatro Municipal Christiane Riera e com vista para o Parque da Cidade, no bairro Estiva, o primeiro cinema autossustentável tem usina própria para geração de energia solar; sistema de captação e reutilização da água da chuva; pontos para carregar carros elétricos e para coleta de lixo eletrônico; além de espaços que incentivam o uso da bicicleta e a prática de exercícios físicos, como Yoga, Slackline, meditação e dança. 

A solenidade oficial de inauguração do Cine A Itajubá contou com a presença do prefeito Rodrigo Riera, do vice-prefeito Christian Gonçalves, do diretor da Rede Cine A, Silvio Gutierris, dos engenheiros responsáveis pela obra, de secretários municipais, vereadores, funcionários do cinema e convidados. 

Dentro das quatro salas do cinema está o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K, com projeção a laser. 

O investimento foi de cerca de R$ 14 milhões e o projeto arquitetônico traz design arrojado e espaço elegante, que garante conforto e lazer. Com tudo isso reunido em um só lugar, o Cine A Itajubá já recebeu a certificação de construção verde. 

O selo é da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), maior certificadora mundial para edificações que utilizam energias renováveis e outros pré-requisitos de sustentabilidade e design. 

Itajubá foi escolhida para sediar o empreendimento pelo tamanho da cidade - cerca de 96 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018 -, e também pelo perfil do município considerado um polo educacional de tecnologia e inovação. 

Usina solar autossuficiente 
A usina solar terá capacidade para gerar 24 mil KWH/mês, quantidade suficiente para abastecer todo o complexo. 

São 451 placas fotovoltaicas para a produção da energia através da irradiação solar. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando expostas à luz. 

A energia gerada pela usina seria suficiente para abastecer 152 residências de Itajubá, já que o consumo médio nas casas brasileiras foi de 157 KWh por mês. 

As mais modernas salas de cinema com tecnologias 3D, 4K e DOLBY ATMOS e projeção a laser 

Se o complexo é encantador, imagine a experiência oferecida pelas quatro salas do cinema. Tecnologia 3D, a ilusão de fazer parte do filme, com reforço da percepção de profundidade para o espectador. 

A tecnologia 4K garante telas com resolução de 3840x2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels, ou seja, quatro vezes mais resolução que o FULL HD (1080p). Isso tudo aliado com a projeção a laser, que garante ainda mais nitidez nas imagens. 

Já com o sistema de som Dolby Atmos, quem está dentro da sala de cinema tem a experiência de ouvir todas as nuances sonoras colocadas no filme pelos cineastas de forma completa e inigualável. A sensação é de que o som está correndo pelos quatro cantos da sala de cinema, vindo do chão, do teto, das paredes, de frente, enfim, por todos os lados. Uma experiência fiel ao conteúdo disponibilizado no filme. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.