Pular para o conteúdo principal

PROJETO BUSCA DOSAGEM IDEAL PARA ARGAMASSA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Argamassa é a mistura de cimento, cal e areia usada para o assentamento de pisos e revestimentos. Mas qual é a proporção ideal para se obter melhores resultados na aplicação? Como o objetivo de determinar a influência de cada componente na constituição da argamassa, estudantes do curso de Engenharia Civil do campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) desenvolveram o projeto “Simplex centroid”.

A proporção, chamada traço, pode variar de acordo com a finalidade e as características desejadas pelo usuário, porém, no Brasil, ainda não existe uma norma que padronize essas dosagens. 

A pesquisa desenvolvida pelos estudantes Emerson Pinheiro e Karoline Santos da Silva, com orientação do professor André Monticeli e co-orientação do professor Paulo César Mappa, utiliza o planejamento de experimentos para otimizar as propriedades da mistura, como retenção de água e densidade de massa, fazendo a análise da sensibilidade de cada componente.


“Buscamos trazer uma metodologia que retornasse um traço mais eficiente, baseado no tipo de emprego da argamassa, que melhorasse questões econômicas, como consumo, e evitasse o desperdício e os problemas recorrentes de utilizações inapropriadas”, defende Karoline. O projeto, segundo Emerson, possui várias aplicações no ramo da Engenharia Civil. 

“Empresas de dosagem podem utilizar os resultados para melhorar o sistema de produção, economizando tempo e dinheiro. Obras de menor porte também podem usar esse tipo de dosagem para obter uma mistura mais precisa, evitando patologias na obra e ganhando tempo”, acrescenta o aluno.

A pesquisa foi premiada com o 1º lugar na Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), realizada no CEFET-MG Varginha, de 17 a 20 de outubro do ano passado, além de ter integrado a programação do 13º Simpósio de Mecânica Computacional (Simmec), realizado entre 29 de outubro e 1º de novembro do ano passado, em Vitória (ES). 

O trabalho foi muito bem aceito. Pudemos obter grande experiência como futuros pesquisadores, tanto para o desenvolvimento da nossa pesquisa, quanto assistindo aos demais trabalhos e às palestras. Grande parte delas, inclusive, era voltada para a Engenharia Civil, principalmente sobre estruturas, com grandes nomes da área”, comemora Emerson.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/