terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PROJETO BUSCA DOSAGEM IDEAL PARA ARGAMASSA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Argamassa é a mistura de cimento, cal e areia usada para o assentamento de pisos e revestimentos. Mas qual é a proporção ideal para se obter melhores resultados na aplicação? Como o objetivo de determinar a influência de cada componente na constituição da argamassa, estudantes do curso de Engenharia Civil do campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) desenvolveram o projeto “Simplex centroid”.

A proporção, chamada traço, pode variar de acordo com a finalidade e as características desejadas pelo usuário, porém, no Brasil, ainda não existe uma norma que padronize essas dosagens. 

A pesquisa desenvolvida pelos estudantes Emerson Pinheiro e Karoline Santos da Silva, com orientação do professor André Monticeli e co-orientação do professor Paulo César Mappa, utiliza o planejamento de experimentos para otimizar as propriedades da mistura, como retenção de água e densidade de massa, fazendo a análise da sensibilidade de cada componente.


“Buscamos trazer uma metodologia que retornasse um traço mais eficiente, baseado no tipo de emprego da argamassa, que melhorasse questões econômicas, como consumo, e evitasse o desperdício e os problemas recorrentes de utilizações inapropriadas”, defende Karoline. O projeto, segundo Emerson, possui várias aplicações no ramo da Engenharia Civil. 

“Empresas de dosagem podem utilizar os resultados para melhorar o sistema de produção, economizando tempo e dinheiro. Obras de menor porte também podem usar esse tipo de dosagem para obter uma mistura mais precisa, evitando patologias na obra e ganhando tempo”, acrescenta o aluno.

A pesquisa foi premiada com o 1º lugar na Semana de Ciência e Tecnologia (C&T), realizada no CEFET-MG Varginha, de 17 a 20 de outubro do ano passado, além de ter integrado a programação do 13º Simpósio de Mecânica Computacional (Simmec), realizado entre 29 de outubro e 1º de novembro do ano passado, em Vitória (ES). 

O trabalho foi muito bem aceito. Pudemos obter grande experiência como futuros pesquisadores, tanto para o desenvolvimento da nossa pesquisa, quanto assistindo aos demais trabalhos e às palestras. Grande parte delas, inclusive, era voltada para a Engenharia Civil, principalmente sobre estruturas, com grandes nomes da área”, comemora Emerson.

com assessoria

Nenhum comentário: