Pular para o conteúdo principal

PROJETOS MINEIROS SÃO FINALISTAS DE PREMIAÇÃO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL

“Empreendeescola” e “Emancipa” de Poços de Caldas estão entre os melhores projetos do Brasil que contribuem para o desenvolvimento social

Por Redação SIMIBelo Horizonte/MG

Crédito: G1/Reprodução



Após avaliar projetos de empreendedorismo social de todo o Brasil, o Prêmio Ozires Silva selecionou 11 projetos, dentre eles, dois mineiros da cidade de Poços de Caldas. Empreendeescola e Projeto Emancipa irão representar o Sul de Minas na premiação nacional.

A ideia da premiação é reconhecer iniciativas inovadoras da área do empreendedorismo. A etapa final será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro em Curitiba (PR), quando serão escolhidos os vencedores desta edição. A apresentação dos projetos poços-caldenses deve ser feita pela internet.

Conheça os projetos mineiros
Desenvolvido pela educadora social Fran Fernandes e pela empreendedora social, Thaís Costa, o projeto Emancipa conta com uma aceleradora de empreendimentos sociais, A Guarda Chuva.

Criado em julho de 2018, o projeto ministra cursos para organizações da sociedade civil, com o objetivo de estimular a conquista de autonomia, principalmente financeira. No projeto, os participantes têm acesso a ferramentas de empreendedorismo que podem ser usadas para melhorar a gestão e a comunicação.

Thais, empreendedora social da A Guarda Chuva, comemorou bastante a participação. "É uma sensação de que é possível e de que o que a gente está se propondo enquanto pessoa e enquanto empresa é válido não só para a gente, mas para o mundo. É ver que o nosso acreditar, o nosso ser, está reverberando e gerando sementes", pontua.

Crédito: Emancipa/Divulgação

Ela ainda vê a participação como uma sensação de empoderamento. “Poder falar que é tocável. Ser finalista traz esse empoderamento que a gente tanto quer que as pessoas desenvolvam", enfatiza Taís.

Já o Empreendeescola busca incentivar o empreendedorismo de jovens em situação de vulnerabilidade social. No comando está o casal Wellington Santos Silva e Juliana Cristina Freitas Silva. O projeto já formou mais de 450 pessoas desde 2013.

O Empreendeescola oferece cursos de educação financeira, mercado de trabalho e autoconhecimento. A ação já passou por diversas cidades do Sul de Minas e Leste Paulista e teve até experiências internacionais. No ano passado por exemplo, Wellington passou cinco semanas nos Estados Unidos para conhecer outras instituições que desempenham trabalhos semelhantes e aprimorar conhecimentos na área.

Crédito: Empreendeescola/Divulgação


Além de representar Minas Gerais, a indicação dos projetos ao prêmio destaca que também é possível desenvolver ações empreendedoras fora dos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio e BH.

"Uma das nossas bandeiras aqui é o protagonismo do interior. Ver dois projetos que estão chegando longe, com certeza, cutuca as pessoas, traz esse olhar para cá. Para que as pessoas vejam que dá para se profissionalizar e desenvolver os projetos, sem ter que sair da cidade", comemora Thais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.