Pular para o conteúdo principal

"WE WERE ON A BREAK!": PERFIL DOS CONSUMIDORES DE SÉRIES DE TV EM LAVRAS

60% dos entrevistados assistem a apenas uma série de cada vez, enquanto o restante acompanha várias ao mesmo tempo. Os espectadores acompanham episódios, em média, 4 horas por semana e, sobretudo, durante a noite
Seriado Friends lidera a preferência dos lavrenses

Se você é apreciador da indústria do audiovisual, muito provavelmente sua atenção está voltada para o universo de seriados nas plataformas de streaming, na TV e na internet.  Nas horas vagas, você passa horas e horas no sofá assistindo a vários episódios? Essa onda é tão grande que os hábitos e as preferências de consumidores das séries televisivas foram analisados em uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Para definir o perfil dos consumidores das séries de TV, pesquisadores do grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Administração e Economia (DAE) entrevistaram 303 pessoas com idade entre 18 e 45 anos no município de Lavras. 

Dados apontaram que 60% dos entrevistados assistem a apenas uma série de cada vez, enquanto o restante acompanha várias ao mesmo tempo. Os espectadores acompanham episódios, em média, 4 horas por semana e, sobretudo, durante a noite. Na maioria das vezes, a pessoa assiste ao programa sozinho (65%), enquanto 18% veem ao lado do namorado, 11% com a família e 5% entre amigos.  

O levantamento informou que metade das pessoas fazem maratonas, ou seja, tem o hábito de emendar um episódio atrás do outro.  

Do total, 10,3% compram produtos relacionados às séries, como camisetas, canecas, boton e fantasias dos personagens. Entre o público mais fiel, 36% interage na internet com outros fãs em fóruns e grupos de redes sociais. 

Friends
O número de produções para TV é tão grande que parece cada vez mais difícil escolher quais séries acompanhar. Ao todo, 174 séries foram mencionadas nos questionários. Mas ainda são os fãs do seriado americano “Friends” que posicionam o programa no topo das preferências (7,4%) – um fenômeno audiovisual que desde 1994 fez rir telespectadores de todo o mundo.  Game of Thrones ocupa o segundo lugar no ranking dos prediletos, com 6,25%, seguido de Gray´s Anatomy (5,7%).  

“Embora Friends lidere as preferências, as pessoas têm gostos diversos e a quantidade de produtos citados mostra como o mercado das séries é muito competitivo”, frisa o orientador do estudo e professor de Marketing do DAE, Daniel Carvalho Rezende.

Séries x Filmes
Em um movimento que se acentuou nos últimos anos, as séries atropelaram a indústria do cinema e assumiram o protagonismo no debate cultural. Fenômeno mundial, consumidores de Lavras confirmaram esse padrão de comportamento que levou o cinema ao papel de coadjuvante na atualidade.

Pelo menos 40% dos entrevistados assumiram ver menos filmes depois de começar a acompanhar os seriados. O número de idas ao cinema é menor: 90% afirmaram assistir estreias na telona uma ou nenhuma vez por mês. “Cinema é um lazer esporádico, provavelmente pelo alto custo e necessidade de sair de casa até outro local”, ressalta o orientador.

O formato de seriado foi o que melhor acompanhou a mudança de hábitos do espectador. “Atraiu tanto diretores quanto artistas que migraram do cinema para as séries. Nas séries, o público encontra temáticas mais adultas, enquanto as grandes produções do cinema estão infantilizadas, concentradas em desenhos animados e super-heróis. Embora filmes também tenham continuações, a própria natureza da série dá mais espaço para o roteirista contar uma história e conquistar a atenção do público por muito tempo, gerando um vínculo maior”, explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...