Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO INÉDITO E LIVRO DIGITAL POPULARIZAM INFORMAÇÕES SOBRE A BACIA DO ALTO RIO GRANDE

Coordenador do projeto, professor João José Marques, que também é pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA

A Bacia do Alto Rio Grande é uma importante região pecuária, de produção de grãos e plantio de eucalipto. Além disso, chama atenção de visitantes por sua beleza natural. Mapear a região e conhecer os tipos de solos que a integram, facilitando o acesso a essas informações com um aplicativo para smartphone, foi o objetivo de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Por se tratar de uma região extensa, os pesquisadores da UFLA delimitaram como Alto Rio Grande a seguinte área: do reservatório de Itutinga/Camargos à nascente do Rio Grande, na divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio de Janeiro. 

Os pesquisadores identificaram e mapearam oito classes de solo. De acordo com o coordenador do projeto, professor João José Marques, do Departamento de Ciência do Solo (DCS) da UFLA, duas delas se destacam, por serem as mais abundantes na área: os Latossolos e os Cambissolos.

 "Latossolos tendem a ocorrer em relevo mais plano; são profundos e com poucas pedras e pouco cascalho. Embora apresentem baixa fertilidade natural, possuem facilidade de manejo, sendo preferido pelos agricultores. Já os Cambissolos são mais rasos, pedregosos e de baixíssima fertilidade; quando não tóxicos às plantas, apresentam susceptibilidade alta à erosão, sendo importante que a área seja preservada, e não se faça uso excessivo dela", explica.

As informações sobre essas e as demais unidades de mapeamento podem ser obtidas pelo aplicativo denominado JM Ground. O software pode ser baixado no Play Store para plataforma Android, de forma gratuita.

"O aplicativo desenvolvido é inovador, pois não há outras ferramentas que disponibilizem as informações de forma tão fácil e direta, trazendo identificação simples e prática dos solos, sem necessidade de conhecimentos especiais por parte do usuário", ressalta João José.

Para utilizar o software, é necessário indicar as coordenadas geográficas (latitude e longitude) da área para a qual se deseja informações ou, caso o acesso ocorra dentro da Bacia do Alto Rio Grande, utilizar a função GPS do smartphone. O próximo objetivo é estender esse aplicativo para outras regiões do Brasil. O tema também não ficará restrito a solos, podendo ser direcionado a vegetação, geologia, entre outros temas.

O software foi desenvolvido em parceria com o professor Rafael Durelli, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), com o auxílio dos estudantes Diego Adenir Ferreira de Paula Carvalho, Polyana Pereira, Edney Pereira Pinto e William Gontijo. Diego e Edney já formaram e hoje trabalham na área de computação aplicada.

O nome do aplicativo é uma homenagem à geógrafa e pós-graduanda Juliana Mara de Oliveira, que teve a ideia de desenvolvê-lo.

Mais resultados
A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Ciência do Solo (DCS) da UFLA em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

"A UFLA possui uma parceria já de muitas décadas com a Cemig, que tem um interesse muito grande em conhecer o entorno de seus reservatórios para preservá-los, garantir um adequado fluxo de água e diminuir o aporte de sedimentos que tiram a vida útil deles", destaca o coordenador do projeto.

Além da Cemig, que tem grande interesse no mapeamento dessa área, agricultores que trabalham ou possuem interesse nessa região, extensionistas como agrônomos, zootecnistas, engenheiros florestais, engenheiros agrícolas, beneficiam-se com as informações disponibilizadas, sabendo quais técnicas aplicar em cada tipo de solo.

Entre os resultados da pesquisa também se destaca a publicação de um e-book pela Editora UFLA. O livro "Geomorfologia, solos e aptidão agrícola das terras da Bacia do Alto Rio Grande, Minas Gerais" foi publicado em 2018 e encontra-se disponível no repositório da Editora, com acesso gratuito. O e-book também apresenta as informações sobre os solos que existem na área, suas propriedades e características.

A pesquisa também resultou em uma tese, defendida pelo pesquisador da Embrapa, Alexandre Romeiro de Araújo.

com Greicielle dos Santos - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.