Pular para o conteúdo principal

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA PODE SER EMITIDO PELA INTERNET

Documento gratuito é solicitado em 135 países do mundo

Esta notícia interessa principalmente aos brasileiros que vão viajar ao exterior e que precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento solicitado em 135 países do mundo e que comprova que o cidadão foi imunizado contra a febre amarela, dentre outras doenças. 

Emitido gratuitamente pelo governo brasileiro, a novidade é que agora o processo para obtenção do Certificado pode ser feito integralmente pela internet. Antes, o viajante precisaria ir a municípios com a sala de certificação ou pagar as doses em clínicas particulares com licença para fazer a certificação. 

“Estávamos em processo para montagem de uma sala de certificação, já que os moradores da cidade precisavam ir a Varginha ou a Campinas, ou ainda agendar este serviço nos aeroportos, antes do embarque. A possibilidade de obter este documento também de forma gratuita pela internet, sem dúvidas, facilitou muito este processo”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Juliana Loro Ferreira.

Como obter o CIVP

A emissão do CIVP de forma eletrônica já está disponível na plataforma de serviços do governo federal, em www.servicos.gov.br e a solicitação pode ser feita tanto por meio de computadores, quanto por dispositivos móveis. Após o cadastro na plataforma, é necessário seguir um passo a passo:

1 – Fazer login com CPF e senha cadastrada.
2 – Em seguida digitar a solicitação do serviço – Certificado Internacional de Vacinação.
3 – Clicar no botão – Solicitar.
4 – Preencher os dados pessoais solicitados.
5 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do documento oficial, que pode ser passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento.
6 – Preencher os dados da vacina – lote e data da aplicação.
7 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do comprovante de vacinação nacional com os dados completos – nome completo, nome da unidade onde foi aplicada a vacina, data da vacina, nome do fabricante da vacina, número do lote da vacina e assinatura do vacinador.
8 – Após preencher os dados e anexar os arquivos, o cidadão deverá finalizar e encaminhar a solicitação para análise. Um e-mail confirmará o recebimento do pedido e o prazo de até cinco dias úteis para o resultado.

Com o pedido deferido, o certificado será enviado via e-mail, em anexo no formato pdf, que deverá ser impresso em folha de papel A4 e assinado. Em casos de parecer negativo ao pedido, as orientações de quais procedimentos adotar também seguirão via e-mail.

O cartão internacional de vacinação não tem prazo de validade. O tempo para emitir o documento varia entre dois e sete dias corridos, mas a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem internacional como forma de garantir a imunização.

Antes de solicitar o CIVP é muito importante verificar se a carteira de vacinação está atualizada. Para isso, basta procurar uma das 18 salas em funcionamento em Poços de Caldas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30. No caso de extravio da carteirinha, é necessário procurar a sala onde normalmente é atendido, para solicitar a segunda via do cartão de vacinação.

A emissão do CIVP continua disponível também presencialmente, nos postos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de unidades públicas e privadas credenciadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/