Pular para o conteúdo principal

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO E PROFILAXIA PODE SER EMITIDO PELA INTERNET

Documento gratuito é solicitado em 135 países do mundo

Esta notícia interessa principalmente aos brasileiros que vão viajar ao exterior e que precisam do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento solicitado em 135 países do mundo e que comprova que o cidadão foi imunizado contra a febre amarela, dentre outras doenças. 

Emitido gratuitamente pelo governo brasileiro, a novidade é que agora o processo para obtenção do Certificado pode ser feito integralmente pela internet. Antes, o viajante precisaria ir a municípios com a sala de certificação ou pagar as doses em clínicas particulares com licença para fazer a certificação. 

“Estávamos em processo para montagem de uma sala de certificação, já que os moradores da cidade precisavam ir a Varginha ou a Campinas, ou ainda agendar este serviço nos aeroportos, antes do embarque. A possibilidade de obter este documento também de forma gratuita pela internet, sem dúvidas, facilitou muito este processo”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Juliana Loro Ferreira.

Como obter o CIVP

A emissão do CIVP de forma eletrônica já está disponível na plataforma de serviços do governo federal, em www.servicos.gov.br e a solicitação pode ser feita tanto por meio de computadores, quanto por dispositivos móveis. Após o cadastro na plataforma, é necessário seguir um passo a passo:

1 – Fazer login com CPF e senha cadastrada.
2 – Em seguida digitar a solicitação do serviço – Certificado Internacional de Vacinação.
3 – Clicar no botão – Solicitar.
4 – Preencher os dados pessoais solicitados.
5 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do documento oficial, que pode ser passaporte, carteira de identidade ou certidão de nascimento.
6 – Preencher os dados da vacina – lote e data da aplicação.
7 – Anexar arquivo de imagem ou cópia digitalizada do comprovante de vacinação nacional com os dados completos – nome completo, nome da unidade onde foi aplicada a vacina, data da vacina, nome do fabricante da vacina, número do lote da vacina e assinatura do vacinador.
8 – Após preencher os dados e anexar os arquivos, o cidadão deverá finalizar e encaminhar a solicitação para análise. Um e-mail confirmará o recebimento do pedido e o prazo de até cinco dias úteis para o resultado.

Com o pedido deferido, o certificado será enviado via e-mail, em anexo no formato pdf, que deverá ser impresso em folha de papel A4 e assinado. Em casos de parecer negativo ao pedido, as orientações de quais procedimentos adotar também seguirão via e-mail.

O cartão internacional de vacinação não tem prazo de validade. O tempo para emitir o documento varia entre dois e sete dias corridos, mas a vacina deve ser tomada com pelo menos dez dias de antecedência da viagem internacional como forma de garantir a imunização.

Antes de solicitar o CIVP é muito importante verificar se a carteira de vacinação está atualizada. Para isso, basta procurar uma das 18 salas em funcionamento em Poços de Caldas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30. No caso de extravio da carteirinha, é necessário procurar a sala onde normalmente é atendido, para solicitar a segunda via do cartão de vacinação.

A emissão do CIVP continua disponível também presencialmente, nos postos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de unidades públicas e privadas credenciadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.