Pular para o conteúdo principal

TIRADENTES: O QUE FAZER ALÉM DE CURTIR A FOLIA?

Carnaval Cultural de Tiradentes é um dos mais antigos do Brasil e possui uma tradição singular

Tiradentes, nas Vertentes, está a 193 Km de Belo Horizonte e tem um dos melhores carnavais de Minas Gerais. Uma festa aberta, democrática, com diversos locais transbordando cultura. O Carnaval Cultural de Tiradentes é um dos mais antigos do Brasil e possui uma tradição singular. 

A programação voltada para toda a família promete agradar dos pequenos à vovó. Serão seis dias de festa (28 de fevereiro à 5 de março) com muita diversão e alegria pelas ruas históricas da bela cidade, com marchinhas, roda de samba, shows, desfiles e muita animação.

Mas não pense que a folia se resume somente na festa histórica. Ao caminhar por suas charmosas ruas de pedra, Tiradentes oferece uma paisagem incrível para ser contemplada, com um dos acervos arquitetônicos mais importantes do Brasil. 

A cidade preserva casarões coloniais, igrejas barrocas, solares, sacadas e calçamentos de pedra que “recontam” a vida do passado. Tiradentes possui ainda uma cadeia de pousadas e hotéis para atender os turistas e visitantes. 

A gastronomia do município apresenta deliciosos roteiros gastronômicos com pratos tipicamente mineiros e doces caseiros preparados na própria cidade e que já conquistaram os visitantes do Brasil a fora.

A cidade oferece grande riqueza histórica, cultural e natural. Os principais pontos turísticos de Tiradentes são: o Chafariz de São José, datado de 1749. As belas igrejas são paradas obrigatórias.A Matriz de Santo Antônio abriga o antigo órgão barroco trazido de Portugal em 1788, ainda em funcionamento. Os Passinhos da Paixão erguidos ao longo do Centro Histórico reproduzem as cenas da Paixão e a subida de Cristo ao calvário.

Pra quem gosta de história, Tiradentes é o lugar perfeito para passar o carnaval. Entre um samba e outro, é possível visitar museus importantes como a Casa de Padre Toledo, o Museu da Liturgia, o Instituto Mário Mendonça, o Museu da Moto, entre outros.Monumentos e construções antigas, a Estátua de Tiradentes, a charmosa Ponte de Pedra, o prédio da Câmara Municipal, todos eles abrigam muita história. 

Para os amantes da natureza, a belíssima Serra de José pode ser vista de toda a cidade. As trilhas do Carteiro e do Mangue levam a piscinas naturais e cachoeiras para um mergulho refrescante.

De 28 de fevereiro a 5 de março, Tiradentes torna-se palco do Carnaval Cultural,o mais animado de Minas Gerais, com blocos, shows, purpurina e muita folia. Uma festa tradicional voltada para toda a família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.