Pular para o conteúdo principal

VARGINHA TERÁ NOVO FÓRUM EM 2021

Espaço terá recursos modernos de acessibilidade e informática

O investimento se justifica pelo grande número de ações que tramitam na comarca de Varginha, onde somente em 2018, foram distribuídas 20.523 ações

O desembargador Marcos Lincoln, superintendente de Gestão Orçamentária e Financeira, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, esteve em Varginha, na última quinta-feira, 7, para informar que a comarca terá um novo edifício sede do Judiciário local. A previsão de entrega da obra é em 2021.

O magistrado destacou a importância de uma nova estrutura para a comarca de Varginha para que magistrados, servidores e operadores de Direito possam exercer suas atividades específicas com qualidade e celeridade. Na ponta, ganha o cidadão que terá um Judiciário ágil.

O juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos, fez a apresentação do projeto de construção do novo fórum. O edifício, que abriga o Fórum Ruy Vítor do Prado, será construído na Rua Um, s/nº, Bairro das Palmeiras. No local, há espaço para a instalação de 13 varas, Tribunal do Júri, Juizado Especial e Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), em seis pavimentos. Todo atendimento jurisdicional da comarca será concentrado em um só local.

O magistrado destacou que o novo fórum terá recursos modernos de acessibilidade, informática, iluminação, controle de acesso e prevenção e combate a incêndio. O superintendente de obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira, também ressaltou a importância da obra para a comunidade local.

O juiz diretor do Foro da comarca de Varginha, Morvan Rabêlo de Rezende, considera que a nova estrutura vai proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados e servidores e qualificar o atendimento ao cidadão e operadores do Direito.

A comarca de Varginha possui, atualmente, uma estrutura física dividida em três prédios, sendo dois alugados. Em uma unidade está localizado o fórum cível e criminal e noutra os juizados especiais. Há outro imóvel que abriga o arquivo.

De acordo com números coletados pelo Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), de janeiro a dezembro de 2018, foram distribuídas na comarca de Varginha 20.523 ações. Foram julgados 22.283 processos e proferidas 26.532 sentenças.

A construção do prédio do novo fórum será coordenada pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep). A licitação da obra será feita pela Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep), com apoio da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor).

Além da cidade de Varginha, integram a comarca os municípios de Carmo da Cachoeira e Monsenhor Paulo e o distrito de Palmital do Cervo. Varginha é comarca de entrância especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.