quarta-feira, 13 de março de 2019

CISSUL SAMU INICIA OFICIALMENTE O PROJETO “SAMUZINHO NA ESCOLA”, NO PRÓXIMO DIA 18

Cerca de 20% das ligações recebidas pelo serviço são consideradas trotes

Para tentar diminuir a incidência de trotes, o governo do Distrito Federal lançou em 2007 o Programa “Samuzinho na Escola” que visa conscientizar a população infanto juvenil do ensino fundamental sobre como e quando usar o serviço de urgência e emergência SAMU 192 e os riscos de brincadeiras como o trote. Atualmente, cerca de 20% das ligações recebidas são consideradas trotes.

Com isso o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL) que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Sul de Minas (SAMU 192), desenvolverá o referido projeto com o objetivo de por meio de atividades teóricas, práticas e lúdicas de primeiros socorros.

A iniciativa tem como objetivo promover a educação em saúde para crianças no ensino fundamental de 4° a 6° séries da rede pública de ensino, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira (trotes), tanto para o SAMU quanto para a população.

Para complementar ainda mais o projeto participarão também professores como ouvintes, com objetivo de se familiarizarem com as informações e conhecimentos repassados, a fim de que possam saber se comportar em situações de emergências e acionamento do Serviço SAMU 192.

Assim, serão oferecidas de 10 a 40 vagas para alunos e de 03 a 06 vagas para professores, em cada município consorciado, de acordo com o número de habitantes e serão contemplados aqueles que estiverem em dia com suas obrigações financeiras.

O CISSUL SAMU é responsável pela recepção e treinamento dos estudantes e professores que será realizado na sede do Consórcio em Varginha, à Rua João Urbano Figueiredo, 177 – Boa Vista, onde todos terão a oportunidade de conhecerem a estrutura administrativa, a Base Descentralizada, as ambulâncias USB e USA utilizadas pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência e a Central Operativa de Regulação 192.

As prefeituras e secretarias municipais de Saúde e Educação são responsáveis pela seleção, deslocamento e segurança dos estudantes e professores que participarão do referido projeto.

Para participarem e serem multiplicadores do aprendizado recebido, os alunos deverão ser escolhidos, seguindo os seguintes critérios:

  • Estar cursando da 4ª a 6ª séries do ensino fundamental;
  • Estar matriculado na rede pública municipal ou estadual;
  • Ter média em todas as matérias regulares de ensino;
  • Ter assiduidade comprovada.

  • A equipe do NEP liderada pela enfermeira e coordenadora do Departamento Kátia Aparecida Ferreira, conta com uma equipe de instrutores altamente qualificados, dentre eles Alexander Dias Caldeira, Sávio Bueno, Tereza Cristina Serrano, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior, Arnaldo Mendes de Lima Junior.

    Kátia explica que “através de atividades lúdicas, vídeos educacionais e treinamentos práticos os alunos e professores entenderão o que é o SAMU, como funciona a logística dos atendimentos, como acionar o 192 e aprenderão técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo) e serão agentes ativos na Campanha de Combate aos Trotes. O momento de atuar com as crianças é agora, fazendo com que entendam a importância do serviço e aprendam ações de primeiros socorros.  Acreditamos no potencial e desempenho infantil, como agente de apoio, educação e crescimento da fonte divulgadora correta”.

    Ao final do projeto cada aluno receberá um boton do mascote Samuzinho e um Gibi interativo com uma estorinha sobre os assuntos abordados.

    O projeto que teve uma ação “piloto” desenvolvida em 3 de outubro de 2018, com estudantes das escolas de Varginha, terá início oficial no próximo dia 18 de março. Serão  contempladas as escolas sediadas nas cidades da Macrorregião do Sul de Minas, consorciadas ao CISSUL SAMU, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, que foi elaborado  seguindo o critério aleatório, incluindo pela ordem dois municípios pertencentes a Regional de Pouso Alegre, seguidos por dois da Regional de Varginha, um da Regional de Alfenas e o seguinte de Passos, respeitando inclusive as datas de aniversários das cidades e o calendário escolar.

    Essas datas poderão sofrer alterações excepcionais, caso houver extrema necessidade, em virtude dos diversos projetos desenvolvidos pelo NEP e eventos realizados pelo Consórcio no decorrer do ano.

    clique nas imagens para ampliar

    “Se as crianças aprenderem desde cedo o que deve ser informado no momento de acionar o SAMU 192 e como se comportar diante de uma situação emergência, economizaremos tempo e salvaremos mais vidas”, diz o secretário executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini.

    com Rejane Venga - da assessoria

    Nenhum comentário: