Pular para o conteúdo principal

PATRIMÔNIO CULTURAL É DESTAQUE EM FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DE TIRADENTES


Um dos primeiros conjuntos urbanísticos e arquitetônicos reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, Tiradentes, nas Vertentes, receberá, entre os dias 27 e 31 de março, uma programação especial do Iphan em parceria com o 9º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta. 

Mesas redondas, inauguração de exposição e apresentação de publicações são alguns exemplos de uma série de atividades que têm como destaque o Patrimônio Cultural. Além disso, o evento terá workshops, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas. Haverá ainda cursos, palestras e o Festival promete lançar mais de 25 livros com a presença de autores.


Já no primeiro dia do Festival, a exposição Ameríndios do Brasil – Fotografias de Renato Soares será inaugurada na galeria do Escritório Técnico do Iphan, às 19h. O projeto traz registros fotográficos das várias nações indígenas e sua persistência diante da civilização conquistadora. Trata-se do resgate, através da imagem, da beleza e da riqueza cultural daqueles que são a raiz dos rituais que atravessaram o tempo e das histórias que falam de povo brasileiro e nos transportam a um mundo tão perto quanto distante.

Amerindios do BrasilO idealizador do projeto, o fotógrafo e documentarista Renato Soares, estará presente também na mesa redonda Fotografia e Patrimônio Cultural: o caso da Revista do Patrimônio, na sexta-feira, dia 29, às 14h, no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves.  

Nos dois últimos volumes da publicação do Iphan, edições temáticas sobre o Patrimônio Cultural da região Norte do país, Renato foi um dos principais fotógrafos colaboradores, autor ainda da capa da edição 37. A mesa será mediada pelo chefe da Divisão de Editoração e Publicações do Iphan, André Vilaron.

Ainda na sexta-feira, às 19h, haverá a apresentação das Revistas do Patrimônio nº 37 e nº 38 na galeria do Escritório Técnico do Iphan. Na ocasião e durante todo o Festival, estarão à venda, além da Revista, outras publicações sobre Patrimônio Cultural, especialmente obras que têm como foco os bens culturais de Minas Gerais.

No sábado, dia 30, a mesa A Revista do Patrimônio: o patrimônio do Norte do Brasil traz o olhar apurado de três mulheres conhecedoras do Patrimônio Cultural.  As fotógrafas Marcela Bonfim e Paula Sampaio apresentam seus trabalhos Amazônia Negra e Delegacia de casos perdidos, respectivamente. A mediação fica por conta da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino. A mesa será às 12h, também no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves.


O organizador do Foto em Pauta, Eugênio Savio, ressalta a importância de trazer atividades em parceria com o Iphan, sobretudo em uma cidade que tem o centro histórico tombado: “Para um lugar que é tão preservado, receber exposições e mesas sobre Patrimônio Cultural em um festival de arte, de fotografia, é muito importante e enriquecedor”. 

As atividades do Festival são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia, apenas sujeita a limitação do espaço. As senhas para garantir a participação são distribuídas uma hora antes e os eventos do Centro Cultural também serão transmitidos ao vivo no pátio do Centro Cultural.

O Festival de Fotografia de Tiradentes 
O evento, que atrai público nacional e internacional tem como proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil. Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 679 fotógrafos em 74 exposições, além de lançar 115 livros de fotógrafos e realizar 114 palestras e 122 cursos e workshops. 

Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. Os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que recebeu inscrições de mais de 500 autores para duas convocatórias abertas ao público, com fotografias de todos os lados do Brasil.

Serviço
9º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta
Data: 27 a 31 de março 
Local: Centro Cultural Sesiminas Yves Alves,  Rua Direita, 168, Centro Histórico; Rua da Câmara, 124, Centro Histórico – Iphan – Tiradentes (MG) e em outros locais indicados no site do Festival.

com assessoria do IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...