Pular para o conteúdo principal

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS LANÇA NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL NA UFLA

Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro

Entre as ações de assistência estudantil que são prioridade para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão aquelas voltadas para a promoção da saúde mental. A ação mais recente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) na área é a criação do Núcleo de Saúde Mental (NSM), que entrou em funcionamento em 1º de março e será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 18. 

A nova estrutura passa a ocupar integralmente as instalações onde antes funcionava a Coordenadoria de Saúde, no Campus Histórico. A organização do serviço – destinado a estudantes de graduação e pós-graduação – vai garantir um suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária.

Três psicólogos e um psiquiatra irão atuar no Núcleo, com atendimentos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. 

O estudante que precisar recorrer ao serviço poderá fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorrerá no mesmo dia do agendamento. Haverá capacidade de atendimento para 44 pessoas por semana no Plantão. 

A partir desse primeiro atendimento, os profissionais irão avaliar a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatria. 

Ao todo, serão 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra. Farmacêuticos também vão colaborar com o NSM, com orientações em casos de tratamento medicamentoso.

A maior aposta da nova estrutura, entretanto, são os projetos de ações preventivas e as ações em grupo. 

A perspectiva é que se desenvolvam futuras parcerias do NSM com instituições e profissionais do município para ampliar e diversificar os serviços oferecidos. 

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, a nova estrutura de atendimento representa a consolidação de um trabalho que vem sendo feito desde 2017, que objetiva aprimorar todos os serviços de saúde da pró-reitoria, levando em conta as necessidades e a realidade de nossa comunidade universitária.

Conheça os projetos que terão início  com a nova estrutura:
  • Longe de Casa - ações visando à acolhida e apoio aos estudantes ingressantes, contribuindo para a qualidade da vivência, para sua permanência na Universidade e, consequentemente, para a prevenção do sofrimento mental. O projeto prevê um espaço de escuta e compartilhamento de vivências, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar e estabelecer novas relações, favorecendo a maior integração e vinculação à UFLA.
  • Conviver - criação de um espaço de escuta e compartilhamento de vivências sobre o processo de integração e permanência na Moradia Estudantil, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar, fortalecer suas condições psicossociais e estabelecer novas relações no ambiente de moradia, visando ao bem-estar coletivo nesse espaço.
  • Grupo SuperAção - trabalho com grupos, pela troca de experiências entre os participantes,  visando à quebra de estigmas e a ressignificação de questões relacionadas à saúde mental.
  • Cine Saúde Mental - sessões mensais vão promover a exibição de filmes como ponto de partida para discussões sobre saúde mental.
  • Escolha profissional - atividades nas escolas, com estudantes de ensino médio, compartilhando informações sobre a Universidade e sobre as escolhas profissionais. O  contato com os estudantes antes do ingresso figura como uma ação capaz não só de estimulá-los e orientá-los nas escolhas, como permite que tenham informações que os preparam para o contato com o mundo universitário.
Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. Foram 11 atendimentos de grupos, número que deve aumentar bastante em 2019, com os novos projetos. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro.  

De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, as várias experiências feitas na UFLA com rodas de conversa e outras iniciativas de participação coletiva têm demonstrado resultados promissores. 

“Considero que a geração de hoje está mais aberta à discussão; na verdade, querem espaço para discutir e refletir sobre as questões que impõem dificuldades à vida acadêmica. A saúde mental está deixando de ser um tabu”, avalia.

“Acreditamos que a saúde mental precisa ser cuidada como a saúde de maneira geral. Da mesma forma que devemos ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, precisamos cuidar da nossa mente de maneira contínua e não só nos momentos de crise”, defende Kátia Poles, ao comentar a importância do serviço.

Serviço
Lançamento do Núcleo de Saúde Mental, espaço dedicado a ações voltadas à promoção de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Data: 18/3/2019
Horário: 14h30
Local: Câmpus Histórico (local onde funcionava a Coordenadoria de Saúde)

Comentários

Débora disse…
Parabéns a PRAEC pela iniciativa!
Anônimo disse…
Excelente!

Postagens mais visitadas deste blog

FINALIZADO PROCEDIMENTO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO BAIRRO ENGENHO DE SERRA II

A Secretaria de Departamento de Administração e Convênios em parceria com a COHAB-MG finalizou o processo de registro do bairro Engenho de Serra II, mais conhecido como COHAB II, em Ribeirão Vermelho. Uma agonia antiga dos moradores teve fim, afinal os mesmos receberam suas casas sem que o bairro de fato estivesse registrado, caracterizando assim uma ocupação informal. Agora o bairro está devidamente registrado e todos imóveis tem suas respectivas matrículas junto ao cartório de imóveis da Comarca de Lavras. Este foi o primeiro Procedimento de Regularização Fundiária Urbana feito nos municípios abrangidos pela Comarca. A prefeitura municipal já trabalha junto à Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana para dar andamento às regularizações de mais alguns núcleos Em breve as matrículas dos respectivos imóveis serão entregues aos seus moradores. *Com informações e imagens da Prefeitura de Ribeirão Vermelho

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.