sexta-feira, 15 de março de 2019

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS LANÇA NÚCLEO DE SAÚDE MENTAL NA UFLA

Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro

Entre as ações de assistência estudantil que são prioridade para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) estão aquelas voltadas para a promoção da saúde mental. A ação mais recente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) na área é a criação do Núcleo de Saúde Mental (NSM), que entrou em funcionamento em 1º de março e será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 18. 

A nova estrutura passa a ocupar integralmente as instalações onde antes funcionava a Coordenadoria de Saúde, no Campus Histórico. A organização do serviço – destinado a estudantes de graduação e pós-graduação – vai garantir um suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária.

Três psicólogos e um psiquiatra irão atuar no Núcleo, com atendimentos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. 

O estudante que precisar recorrer ao serviço poderá fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Plantão Psicológico, que ocorrerá no mesmo dia do agendamento. Haverá capacidade de atendimento para 44 pessoas por semana no Plantão. 

A partir desse primeiro atendimento, os profissionais irão avaliar a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatria. 

Ao todo, serão 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra. Farmacêuticos também vão colaborar com o NSM, com orientações em casos de tratamento medicamentoso.

A maior aposta da nova estrutura, entretanto, são os projetos de ações preventivas e as ações em grupo. 

A perspectiva é que se desenvolvam futuras parcerias do NSM com instituições e profissionais do município para ampliar e diversificar os serviços oferecidos. 

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, a nova estrutura de atendimento representa a consolidação de um trabalho que vem sendo feito desde 2017, que objetiva aprimorar todos os serviços de saúde da pró-reitoria, levando em conta as necessidades e a realidade de nossa comunidade universitária.

Conheça os projetos que terão início  com a nova estrutura:
  • Longe de Casa - ações visando à acolhida e apoio aos estudantes ingressantes, contribuindo para a qualidade da vivência, para sua permanência na Universidade e, consequentemente, para a prevenção do sofrimento mental. O projeto prevê um espaço de escuta e compartilhamento de vivências, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar e estabelecer novas relações, favorecendo a maior integração e vinculação à UFLA.
  • Conviver - criação de um espaço de escuta e compartilhamento de vivências sobre o processo de integração e permanência na Moradia Estudantil, para que os participantes possam desenvolver ou aprimorar sua capacidade de enfrentar a ansiedade resultante do distanciamento do ambiente familiar, fortalecer suas condições psicossociais e estabelecer novas relações no ambiente de moradia, visando ao bem-estar coletivo nesse espaço.
  • Grupo SuperAção - trabalho com grupos, pela troca de experiências entre os participantes,  visando à quebra de estigmas e a ressignificação de questões relacionadas à saúde mental.
  • Cine Saúde Mental - sessões mensais vão promover a exibição de filmes como ponto de partida para discussões sobre saúde mental.
  • Escolha profissional - atividades nas escolas, com estudantes de ensino médio, compartilhando informações sobre a Universidade e sobre as escolhas profissionais. O  contato com os estudantes antes do ingresso figura como uma ação capaz não só de estimulá-los e orientá-los nas escolhas, como permite que tenham informações que os preparam para o contato com o mundo universitário.
Em 2018, a Praec registrou 1693 atendimentos individuais pelos psicólogos e 1296 pela psiquiatria. Foram 11 atendimentos de grupos, número que deve aumentar bastante em 2019, com os novos projetos. O Plantão Psicológico, iniciado em outubro de 2018, gerou 132 atendimentos até dezembro.  

De acordo com a coordenadora de Saúde, professora Kátia Poles, as várias experiências feitas na UFLA com rodas de conversa e outras iniciativas de participação coletiva têm demonstrado resultados promissores. 

“Considero que a geração de hoje está mais aberta à discussão; na verdade, querem espaço para discutir e refletir sobre as questões que impõem dificuldades à vida acadêmica. A saúde mental está deixando de ser um tabu”, avalia.

“Acreditamos que a saúde mental precisa ser cuidada como a saúde de maneira geral. Da mesma forma que devemos ter uma alimentação saudável e praticar atividade física, precisamos cuidar da nossa mente de maneira contínua e não só nos momentos de crise”, defende Kátia Poles, ao comentar a importância do serviço.

Serviço
Lançamento do Núcleo de Saúde Mental, espaço dedicado a ações voltadas à promoção de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Data: 18/3/2019
Horário: 14h30
Local: Câmpus Histórico (local onde funcionava a Coordenadoria de Saúde)

2 comentários:

Débora disse...

Parabéns a PRAEC pela iniciativa!

Anônimo disse...

Excelente!