Pular para o conteúdo principal

SEMANA SANTA EM TIRADENTES PRESERVA ANTIGAS TRADIÇÕES



A Semana Santa é um dos maiores eventos de fé e devoção católica. Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, as tradicionais celebrações acontecem há mais de 300 anos, com uma extensa programação religiosa e cultural, com missas, procissões e encenações. Este ano a Semana Santa tem início dia 14 de abril, com as celebrações do Domingo de Ramos, e se estende até dia 21, no Domingo de Páscoa. 

Interior da Matriz de Santo Antônio 

Durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa, as igrejas realizam caminhadas em oração, conhecidas como Vias Sacras, nos bairros e comunidades da cidade. Nas sextas-feiras, após a celebração da missa acontecem Vias Sacras solenes na Igreja Matriz de Santo Antônio, percorrendo o Centro Histórico e os Passinhos da Paixão - pequenas capelas construídas entre os anos de 1745 e 1807, que contém quadros com cenas dos últimos momentos de Jesus Cristo. 

O Setenário das Dores, antiga tradição originada no século XIII, faz memória as sete dores que a Mãe de Jesus sofreu ao longo de sua vida. Terminado o Setenário, acontece a Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. O Ofício de Trevas é realizado no sábado que antecede o Domingo de Ramos. Um dos momentos mais esperados nesta cerimônia é quando todas as luzes da igreja são apagadas e os fiéis batem os pés no chão, simbolizando as trevas que tomaram conta da terra quando Jesus morreu. 

No Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa. A Procissão do Horto das Oliveiras, realizada na segunda-feira, 15, simboliza o momento em que Jesus aceita a missão de morrer. A terça-feira, 26, é marcada pela Prisão de Cristo. Nesta procissão, as luzes do Centro Histórico são apagadas, e a única iluminação existente é a luz das velas carregadas pelos devotos. No dia seguinte, acontece a Via Sacra encenada.


Na Quinta-Feira Santa é celebrada a Missa do Lava Pés e a instituição da Eucaristia. Na Sexta-Feira da Paixão acontece a ação litúrgica, com Adoração da Cruz, às 15 horas na Matriz de Santo Antônio. A noite é realizado o Descendimento da Cruz e em sequência a Procissão do Senhor Morto. 

O padre Ademir Sebastião Longati está à frente da paróquia Santo Antônio há 33 anos. O padre conta que o turista vem em busca de espiritualidade e tradições, para ele, o fato de Tiradentes ser uma cidade pequena e tranquila favorece a reflexão e ajuda a aflorar a espiritualidade. Além disso, a arquitetura e beleza das igrejas chama a atenção dos turistas nesta época do ano. 

Padre Ademir afirma que este ano fizeram um grande investimento para a Via Sacra encenada. “É um momento em que muitas pessoas se emocionam, por isso temos o cuidado em tentar ser o mais fiel possível, para que as pessoas sintam que existe uma intensa espiritualidade”, disse. O padre enfatiza que o objetivo é aproximar da encenação realizada em Nova Jerusalém, no Estado de Pernambuco. 

Pequenos detalhes fazem com que a Semana Santa em Tiradentes seja singular. O som da matraca para simbolizar o luto, a prisão do Cristo. 

Na Sexta-Feira da Paixão os sinos das igrejas não são tocados, nos demais dias há um toque fúnebre, mais contrito para retratar o sofrimento. 

A cidade preserva a tradição de confeccionar tapetes de serragem na madrugada de sábado para a procissão do Domingo de Páscoa. As celebrações e procissões tem a presença da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, tornando-as ainda mais emocionantes. 

As celebrações são organizadas pela paróquia Santo Antônio em conjunto com as Irmandades do Santíssimo, Senhor dos Passos, São João Evangelista, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Mercês. E conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tiradentes.

Programação da Quaresma e Semana Santa

Setenário das Dores
Dia 03/04– Quarta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 04/04 – Quinta-feira - Missa às 19:00, em seguida Setenário;
Dia 05/04 – Sexta-feira - Missa às 19:00, em seguida Setenário;
Dias 06/04 e 07/04 ocorre uma pausa para a Celebração da Solenidade de Passos
Dia 08/04 – Segunda feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 09/04 – Terça-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 10/04 – Quarta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário;
Dia 11/04 – Quinta-feira - Missa 19:00, em seguida Setenário; após o setenário ocorre o Depósito das Dores, saindo da Igreja de São João Evangelista e encerrando na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Dia 12/04 – Sexta-feira – Procissão às 18:00, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja das Mercês percorrendo todos os passinhos; encerrando na Igreja de São João Evangelista

Solenidade de Passos
Dia 06/04 Sábado - 19:00 - Igreja Matriz de Santo Antônio, em seguida Solene Procissão do Depósito do Senhor dos Passos. Após a chegada é proferido o Piedoso Sermão do Pretório.
Dia 07/04 Domingo – 10:00 na Igreja de Nossa Senhora das Mercês Rasoura com a piedosa imagem do Senhor dos Passos
18:00 - Paraliturgia do encontro do Senhor Jesus com sua Mãe Imaculada. Procissão e Sermão proferido no Largo do Rosário.

Ofício de Trevas
Dia 13/04 - Sábado: 18:00 na Igreja Matriz de Santo Antônio

Semana Santa

Domingo de Ramos– 14/04
08:30 – Procissão de Ramos. Saída da Igreja Matriz em direção ao Santuário da Santíssima Trindade.

Dia 15/04 – 19:00 – Missa, em seguida, Procissão do Horto das Oliveiras.
Dia 16/04 – 19:00 – Missa. Procissão da Prisão de Jesus saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês terminando na Igreja Matriz e em seguida Confissões.
Dia 17/04 – 15:00 - Missa e unção para os enfermos na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. 19:00 - Via Sacra encenada e confissão.
Dia 18/04 – 19:00 - Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Missa da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia. Em seguida, Transladação da Sagrada Eucaristia até a Capela do Santíssimo, quando se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 00:00.

Sexta-Feira da Paixão - 19/04
07:00 Reinicia-se a Adoração à Eucaristia.
15:00 - Ação Litúrgica da Adoração da Cruz.
20:00 Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Sermão do Descendimento da Cruz; canto da Verônica, Procissão do Enterro

Sábado de Aleluia -20/04
19:00- Celebração Solene da Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas Batismais e Liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa – 21/04
07:30 - Solene Procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo às Ruas do Centro histórico encerrando na Igreja matriz. À chegada, Santa Missa Solene.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...