Pular para o conteúdo principal

UFLA DÁ BOAS-VINDAS À ESTUDANTES ESTRANGEIROS


Ontem, terça-feira, 12, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu seus novos estudantes estrangeiros. São 13 ingressantes na graduação e 18 nos programas de pós-graduação no primeiro semestre de 2019, vindos dos países Bélgica, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Peru e Venezuela.  

No período da manhã, os estudantes participaram da cerimônia de recepção junto ao reitor e pró-reitores, e puderam esclarecer dúvidas junto à Diretoria de Relações Internacionais (DRI). À tarde, fizeram um tour para conhecer o campus universitário.

O diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, recepcionou o grupo e demonstrou o acolhimento oferecido pela universidade. 

“A UFLA é a casa de vocês a partir de agora. Vocês hoje são nossos estudantes, como todos os outros, e sempre serão. É o primeiro dia, que marca uma preparação feita ao longo de muitos meses antes de chegarem aqui. A DRI estará à disposição para ajudá-los sempre que precisarem”, reforçou.

Ao dar as boas-vindas, o reitor professor José Roberto Scolforo apontou a escolha assertiva que os estudantes fizeram pelo intercâmbio na UFLA. “Somos uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina, reconhecidos internacionalmente. Queremos que, aqui, vocês conquistem seus objetivos e saiam muito orgulhosos, ajudando a difundir o nome UFLA pelo planeta”, ressaltou.

Foram também apresentadas as atividades desenvolvidas pelas pró-reitorias e os serviços oferecidos aos estudantes, desde atendimentos de saúde até programas de apoio a publicações científicas.

Intercâmbio de experiências
O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, aproveitou a oportunidade para compartilhar sua experiência como estudante estrangeiro há 30 anos, vindo do Moçambique. 

“Espero que vocês possam ter a mesma relação que tive com essa cidade e com essa universidade. A UFLA me recebeu muito bem! Mesmo sendo estrangeiro, estudei aqui gratuitamente. Morava no alojamento estudantil, comia no Restaurante Universitário e estudava muito. Quanto mais estudava, mas oportunidades a UFLA me dava. Só tenho a agradecer a essa universidade”, contou o pró-reitor, que construiu família em Lavras e hoje é pró-reitor no Departamento de Ciência do Solo (DCS).

A peruana Leantra Yesenia veio da Universidad Nacional del Centro del Perú para cursar disciplinas no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

“Escolhi estudar na UFLA porque é referência mundial na área de meio ambiente. Estou muito animada para começar as aulas e conhecer os estudantes e professores”, disse a aluna, que contou com o apoio da estudante de Pedagogia Raphaela Mendonça, atuante no programa de acolhimento aos estrangeiros “Brother UFLA”, para encontrar uma moradia e fazer os documentos necessários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.