Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS FIRMA NOVOS CONVÊNIOS COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

Universidade vai contar com ponto-base dos Bombeiros para a operação de uma viatura dos bombeiros, além de atividades de apoio logístico, treinamento e qualificação profissional
Na avaliação do reitor, “o mínimo que a universidade pode fazer é impactar positivamente seu entorno"

Na última quarta-feira, 13, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou novos convênios com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Lavras e a Bayer S.A. Os documentos foram assinados pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, e por representantes das três instituições, em solenidade realizada no Salão dos Conselhos.

Tenente coronel BM. Alexandre Humia Casarin

Coronel BM. Giuvane Barbosa de Moraes

Com o Corpo de Bombeiros, foi firmado um Acordo de Mútua Cooperação que prevê a instalação de um ponto-base na UFLA para a operação de uma viatura dos bombeiros, além de atividades de apoio logístico, treinamento e qualificação profissional. 

Na assinatura do documento, o Corpo de Bombeiros foi representado pelo Comandante do 6° Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM. Giuvane Barbosa de Moraes, e pelo Comandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, tenente coronel BM. Alexandre Humia Casarin

O comandante enfatizou que a cooperação é benéfica para ambas as partes: “o campo científico pode agregar muito valor à formação da tropa; por sua vez, podemos prestar vários serviços à comunidade acadêmica, como treinamentos de brigada de incêndio e primeiros socorros”. 

De acordo com o reitor da UFLA, as contribuições dos bombeiros podem ir ainda mais além, “incluindo o auxílio em correções de construções antigas, que podem trazer impactos positivos inclusive para o consumo de energia”.

Prefeito José Cherem

A Prefeitura Municipal de Lavras e a UFLA firmaram um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), que prevê ações para combater a deficiência de ferro na infância, problema de saúde que pode comprometer o desenvolvimento físico e intelectual de crianças ainda em fase de formação.  

O prefeito José Cherem destacou que “essa é mais uma entre 80 ações conjuntas já desenvolvidas em parceria com a UFLA, que beneficiam não só a população do município de Lavras, como também das cidades vizinhas”. 

Na avaliação de Scolforo, “o mínimo que a universidade pode fazer é impactar positivamente seu entorno. Por isso, a ampliação do relacionamento com a Prefeitura é uma preocupação constante nossa”.

Diretor da Bayer, Dirceu Júnior

O Protocolo de Intenções assinados entre a Bayer S/A e a UFLA prevê colaboração técnica para formação profissional, intercâmbio de informações técnicas e desenvolvimento conjunto de ações, atividades e projetos de pesquisa e extensão nas quais ambas possuem interesses comuns.  

O diretor da Bayer responsável pela assinatura do documento, Dirceu Júnior, comemorou a formalização do convênio, que se concretizou após dois anos e meio. “Agora, temos que focar nessa segunda e importante etapa, que é explorar o potencial do convênio com projetos e linhas de pesquisa de interesse comum”.

Scolforo informou vem realizando um trabalho junto ao Ministério da Educação (MEC) para corrigir as distorções legais que têm dificultado essa aproximação público-privada. “Havendo o compromisso com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e a independência da pesquisa, essa cooperação tem tudo para ser muito produtiva”, pondera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...