quinta-feira, 25 de abril de 2019

SOLIDARIEDADE: ATRAÇÕES CULTURAIS MARCAM ENCERRAMENTO DE GINCANA SOLIDÁRIA NA UFLA


No próximo sábado, 27, será realizado o Dia D da ação "UFLA Alimenta - Gincana Solidária", que teve como objetivo envolver a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, em atendimento às demandas da sociedade do município de Lavras, no Sul de Minas, e apoio do Banco de Alimentos, que está sendo criado na cidade.

O evento terá início às 09h30, no Centro de Integração Universitária (CIUNI) e é aberto não somente a comunidade da UFLA, mas como também a toda sociedade local. Neste dia será feita apuração do resultado, bem como haverá diversas atividades culturais. 

Na gincana, qualquer aluno devidamente matriculado na universidade pôde doar alimentos não perecíveis. O controle dos produtos arrecadados foi feito pelo peso dos mesmos (kg), adotando-se a equivalência 1 litro =1 quilo.

A doação será contabilizada para o curso de graduação do aluno que doou. Com isso, será premiado o curso que obtiver o maior volume de alimento arrecadado per capita, o curso com maior volume de arrecadação total e o curso com maior torcida, sendo que, nesta última categoria será avaliado o grito de guerra da equipe, incluindo parâmetros como empolgação, criatividade, respeito à diversidade, originalidade e coerência com o tema. . 

A gincana teve o apoio da UFLA, Prefeitura Municipal de Lavras, Coletivo SANS Lavras, Consea-MG, além das Atléticas, Centros Acadêmicos e demais comunidade acadêmica da universidade.

Confira a programação completa do Dia D:

09h30 -  Apresentação das Baterias das Atléticas da UFLA
10h00 - Fanfarra Infantil da Escola Municipal Álvaro Botelho
10h30 - Apresentação do Ballet Infantil Municipal
10h40 - Apresentação CheersLeaders da UFLA
11h00 - Cabelinho da Lua
11h30 - Banda Tiu Johnhy
12h00 - Premiação dos cursos vencedores e sorteio de brindes para os presentes

Sobre o Banco de Alimentos
O local onde funcionará o Banco de Alimentos está sendo reformado pela prefeitura. Será na Rua João Gonçalves Godinho, 195, Jardim Europa. Trata-se de uma iniciativa pautada na defesa do direito humano à alimentação adequada e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional. A ideia é de que todos têm direito a ter acesso permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sobre bases sustentáveis.

Após a inauguração, qualquer pessoa que queira contribuir pode se dirigir ao Banco de Alimentos e fazer sua doação. Mas o principal objetivo do Banco é combater o desperdício, recolhendo alimentos sem valor comercial, mas que ainda estejam adequados para consumo. Por isso, a expectativa é que os maiores parceiros sejam sacolões, supermercados, empresas e produtores rurais. Após passar por uma triagem de qualidade no Banco, os alimentos serão doados para instituições que distribuem refeições gratuitamente para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.

Alguns alimentos não serão recebidos no local; é o caso das refeições prontas, doces e pães com recheios cremosos e produtos com prazo de validade vencido.

A contribuição do DNU
Além da colaboração ativa no processo de implantação do Banco de Alimentos e com a campanha de arrecadação, o Departamento de Nutrição (DNU) da UFLA apoiará a equipe do Banco com ações educativas, voltadas para o consumo consciente e para o resgate da cidadania.

Nenhum comentário: