Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TEM 98% DE OCUPAÇÃO NO SISU 2019 E NEGROS SÃO MAIORIA

Dos 1.283 ingressantes em 37 cursos, cerca de 80% são de municípios de regiões próximas
Campus da UFOP, em Ouro Preto

Os números finais da confirmação presencial de matrícula na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mostraram que a Comissão de Verificação - Cotas para Negros validou 84% dos ingressos pelas vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos). 

Em comparação com os dados dos ingressantes de 2007, o percentual de negros (pretos e pardos) na UFOP subiu de 9% para 48,5%. 

As reservas da modalidade de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo também alcançaram alto índice de aprovação. Embora existam processos em análise (da segunda à sexta chamadas), quase a totalidade foi validada. 

62% do total de ingressantes cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou concluíram o ensino médio pela certificação do ENEM, do EJA ou do Encceja, superando os 50% destinados a cota de escola pública, além de 10 alunos que entraram por meio da Cota Deficiência neste semestre. 

Ingressantes da Região - A maior parte dos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2019 na UFOP é de Minas Gerais, sobretudo das microrregiões próximas à Universidade. 

Dos 1.283 ingressantes, 1.099, cerca de 86%, são mineiros; Destes, 873, ou seja, 79,4%, são de microrregiões próximas aos três campi, considerando um raio de aproximadamente 150 quilômetros das três cidades: Mariana, Ouro Preto e João Monlevade. 

Os estados de São Paulo e Espírito Santo estão em segundo e terceiro lugares com mais calouros, com 88 e 37 alunos respectivamente.

Comissões de Validação - A UFOP vem se tornando referência na organização de comissões de verificação da Política de Cotas.

 Com os resultados obtidos, foi criada a "Oficina Temática: Exercício de Heteroidentificação", para capacitar servidores que atuam nas bancas étnico-raciais das etapas de confirmação presencial de matrícula, a fim de evitar fraudes.  

A oficina despertou o interesse de representantes de outra universidades, e já na segunda edição, servidores da UFMG puderam conhecer o método de análise das comissões da UFOP. 

"As comissões têm representado um controle de implementação de política pública e instrumento pedagógico, do ponto de vista da educação para as relações étnico-raciais. Do ponto de vista jurídico, as comissões garantem segurança para quem já ingressou, por justificar a validação da autodeclaração", ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos.

Adicionais - Desde 2017, as chamadas para matrícula na UFOP têm sido realizadas até a segunda semana de aula — um esforço pedagógico e administrativo da Universidade para que o calouro se integre às atividades acadêmicas e inicie o semestre letivo mais rapidamente. 

Com a adesão do curso de Música ao SiSU, a UFOP se tornou 100% ENEM neste semestre.  A UFOP divulgou ainda o perfil do calouro quanto a idade, gênero e etnia. Veja no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SAIBA COMO ESCOLHER OS TIPOS DE FOGOS DE ARTIFÍCIO

Produtos podem ser utilizados em diferentes ocasiões e por qualquer pessoa, e há também opções para o público infantil Eles têm várias cores, formatos e não podem faltar em comemorações e grandes eventos. Os fogos de artifício encantam por sua beleza e, quando utilizados conforme as orientações na embalagem, não oferecem perigo para quem os manuseia ou para o público que prestigia o show pirotécnico.  Diante disso, é preciso saber escolher adequadamente o tipo de fogo de artifício que será utilizado e o local indicado. O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), Magnaldo Filho, explica que os fogos de artifício são divididos em quatro classes, que se diferem, basicamente, pelo tipo de artefato e a quantidade de massa pirotécnica contida em cada um.  “Os produtos da classe A tem venda livre e são os fogos mais simples, com pouco ou sem estampido, e que produzem efeitos visuais. Esse tipo é indicado para q...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho