Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TEM 98% DE OCUPAÇÃO NO SISU 2019 E NEGROS SÃO MAIORIA

Dos 1.283 ingressantes em 37 cursos, cerca de 80% são de municípios de regiões próximas
Campus da UFOP, em Ouro Preto

Os números finais da confirmação presencial de matrícula na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mostraram que a Comissão de Verificação - Cotas para Negros validou 84% dos ingressos pelas vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos). 

Em comparação com os dados dos ingressantes de 2007, o percentual de negros (pretos e pardos) na UFOP subiu de 9% para 48,5%. 

As reservas da modalidade de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo também alcançaram alto índice de aprovação. Embora existam processos em análise (da segunda à sexta chamadas), quase a totalidade foi validada. 

62% do total de ingressantes cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou concluíram o ensino médio pela certificação do ENEM, do EJA ou do Encceja, superando os 50% destinados a cota de escola pública, além de 10 alunos que entraram por meio da Cota Deficiência neste semestre. 

Ingressantes da Região - A maior parte dos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2019 na UFOP é de Minas Gerais, sobretudo das microrregiões próximas à Universidade. 

Dos 1.283 ingressantes, 1.099, cerca de 86%, são mineiros; Destes, 873, ou seja, 79,4%, são de microrregiões próximas aos três campi, considerando um raio de aproximadamente 150 quilômetros das três cidades: Mariana, Ouro Preto e João Monlevade. 

Os estados de São Paulo e Espírito Santo estão em segundo e terceiro lugares com mais calouros, com 88 e 37 alunos respectivamente.

Comissões de Validação - A UFOP vem se tornando referência na organização de comissões de verificação da Política de Cotas.

 Com os resultados obtidos, foi criada a "Oficina Temática: Exercício de Heteroidentificação", para capacitar servidores que atuam nas bancas étnico-raciais das etapas de confirmação presencial de matrícula, a fim de evitar fraudes.  

A oficina despertou o interesse de representantes de outra universidades, e já na segunda edição, servidores da UFMG puderam conhecer o método de análise das comissões da UFOP. 

"As comissões têm representado um controle de implementação de política pública e instrumento pedagógico, do ponto de vista da educação para as relações étnico-raciais. Do ponto de vista jurídico, as comissões garantem segurança para quem já ingressou, por justificar a validação da autodeclaração", ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos.

Adicionais - Desde 2017, as chamadas para matrícula na UFOP têm sido realizadas até a segunda semana de aula — um esforço pedagógico e administrativo da Universidade para que o calouro se integre às atividades acadêmicas e inicie o semestre letivo mais rapidamente. 

Com a adesão do curso de Música ao SiSU, a UFOP se tornou 100% ENEM neste semestre.  A UFOP divulgou ainda o perfil do calouro quanto a idade, gênero e etnia. Veja no link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.