quarta-feira, 3 de abril de 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TEM 98% DE OCUPAÇÃO NO SISU 2019 E NEGROS SÃO MAIORIA

Dos 1.283 ingressantes em 37 cursos, cerca de 80% são de municípios de regiões próximas
Campus da UFOP, em Ouro Preto

Os números finais da confirmação presencial de matrícula na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) mostraram que a Comissão de Verificação - Cotas para Negros validou 84% dos ingressos pelas vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos). 

Em comparação com os dados dos ingressantes de 2007, o percentual de negros (pretos e pardos) na UFOP subiu de 9% para 48,5%. 

As reservas da modalidade de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo também alcançaram alto índice de aprovação. Embora existam processos em análise (da segunda à sexta chamadas), quase a totalidade foi validada. 

62% do total de ingressantes cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou concluíram o ensino médio pela certificação do ENEM, do EJA ou do Encceja, superando os 50% destinados a cota de escola pública, além de 10 alunos que entraram por meio da Cota Deficiência neste semestre. 

Ingressantes da Região - A maior parte dos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2019 na UFOP é de Minas Gerais, sobretudo das microrregiões próximas à Universidade. 

Dos 1.283 ingressantes, 1.099, cerca de 86%, são mineiros; Destes, 873, ou seja, 79,4%, são de microrregiões próximas aos três campi, considerando um raio de aproximadamente 150 quilômetros das três cidades: Mariana, Ouro Preto e João Monlevade. 

Os estados de São Paulo e Espírito Santo estão em segundo e terceiro lugares com mais calouros, com 88 e 37 alunos respectivamente.

Comissões de Validação - A UFOP vem se tornando referência na organização de comissões de verificação da Política de Cotas.

 Com os resultados obtidos, foi criada a "Oficina Temática: Exercício de Heteroidentificação", para capacitar servidores que atuam nas bancas étnico-raciais das etapas de confirmação presencial de matrícula, a fim de evitar fraudes.  

A oficina despertou o interesse de representantes de outra universidades, e já na segunda edição, servidores da UFMG puderam conhecer o método de análise das comissões da UFOP. 

"As comissões têm representado um controle de implementação de política pública e instrumento pedagógico, do ponto de vista da educação para as relações étnico-raciais. Do ponto de vista jurídico, as comissões garantem segurança para quem já ingressou, por justificar a validação da autodeclaração", ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos.

Adicionais - Desde 2017, as chamadas para matrícula na UFOP têm sido realizadas até a segunda semana de aula — um esforço pedagógico e administrativo da Universidade para que o calouro se integre às atividades acadêmicas e inicie o semestre letivo mais rapidamente. 

Com a adesão do curso de Música ao SiSU, a UFOP se tornou 100% ENEM neste semestre.  A UFOP divulgou ainda o perfil do calouro quanto a idade, gênero e etnia. Veja no link

Nenhum comentário: