Pular para o conteúdo principal

ELZA SOARES: EU GRITO E QUERO ECO!

"Eu gostaria de ver uma escola pública e sem cor para que todos pudessem estudar e ser alguém", diz Elza Soares. A cantora recebeu neste domingo, 26, o título de Doutora Honoris Causa pela UFRGS

A noite foi de emoção, lágrimas e muitos aplausos. Diante de um Salão de Atos lotado, Elza Soares recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul o título de Doutora Honoris Causa neste domingo, 26. A entrega marca um momento histórico para UFRGS e para a cultura brasileira, por ser a primeira vez que uma artista mulher e negra, ligada à música popular, recebe essa distinção. 

Elza Soares é uma das lendas da canção brasileira e uma das vozes mais eloquentes na luta contra o preconceito, a discriminação e o racismo. Para a oradora da cerimônia, Celina Alcântara, ela é “deusa, rainha e, agora, doutora”.


De acordo com o Estatuto da Universidade, esse título é outorgado a personalidades que tenham se distinguido na vida pública ou na atuação em prol do desenvolvimento da universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes. E Elza Soares preenche com muita competência esses quesitos: tem-se dedicado a difundir a música popular brasileira desde os anos 60. 

Em quase 60 anos de carreira, a compositora e cantora levou sua musicalidade e seu profissionalismo ao Brasil e ao mundo. Elza é mais que uma voz que canta. Sua voz – negra, feminina, suingada, rasgada – representa muitas outras mulheres e homens negros do país que, mesmo nascidos e vivendo com as marcas de um processo histórico de exclusão e preconceito étnico-racial, resistem, lutam, vencem em suas carreiras e carregam outros em suas conquistas.

A cerimônia foi interrompida várias vezes por aplausos e gritos de reconhecimento a Elza, que, muito emocionada ao receber o título, disse “não tenho muito o que falar porque estou chorando o tempo todo, e só não fico em pé porque a minha coluna não permite. Só sei dizer obrigada, obrigada, obrigada. Obrigada, meus amores”.

Elza novamente arrancou aplausos da plateia quando bradou: “que minha raça se sinta orgulhosa. Sabemos o que significa estar em uma universidade. Represento aqui meus antepassados escravos com muito orgulho”. 


Para o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, entregar a Elza o título de Doutora Honoris Causa representa o reconhecimento da universidade pela sua contribuição na arte e na cultura brasileira, mas é, sobretudo, “por sua posição corajosa, incisiva e intransigente na superação do racismo”.

Após a entrega da distinção, sugerida pelo Departamento de Difusão Cultural e proposta pelo Instituto de Artes, com aprovação unânime em sessão solene do Conselho Universitário da UFRGS, o compositor, ensaísta e professor José Miguel Wisnik deu sequência ao evento com uma conversa sobre o que é essencial para a vida. 


O diálogo trouxe uma reedição do projeto Coisas Essenciais da Vida, que em 2003 reuniu os dois artistas para falar sobre música e arte em geral. Para encerrar, dezenas de fãs aguardaram por um autógrafo da cantora em sua biografia, ‘Elza’, escrita pelo jornalista Zeca Camargo.

da assessoria da UFRGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/