Pular para o conteúdo principal

ELZA SOARES: EU GRITO E QUERO ECO!

"Eu gostaria de ver uma escola pública e sem cor para que todos pudessem estudar e ser alguém", diz Elza Soares. A cantora recebeu neste domingo, 26, o título de Doutora Honoris Causa pela UFRGS

A noite foi de emoção, lágrimas e muitos aplausos. Diante de um Salão de Atos lotado, Elza Soares recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul o título de Doutora Honoris Causa neste domingo, 26. A entrega marca um momento histórico para UFRGS e para a cultura brasileira, por ser a primeira vez que uma artista mulher e negra, ligada à música popular, recebe essa distinção. 

Elza Soares é uma das lendas da canção brasileira e uma das vozes mais eloquentes na luta contra o preconceito, a discriminação e o racismo. Para a oradora da cerimônia, Celina Alcântara, ela é “deusa, rainha e, agora, doutora”.


De acordo com o Estatuto da Universidade, esse título é outorgado a personalidades que tenham se distinguido na vida pública ou na atuação em prol do desenvolvimento da universidade, do progresso das ciências, das letras e das artes. E Elza Soares preenche com muita competência esses quesitos: tem-se dedicado a difundir a música popular brasileira desde os anos 60. 

Em quase 60 anos de carreira, a compositora e cantora levou sua musicalidade e seu profissionalismo ao Brasil e ao mundo. Elza é mais que uma voz que canta. Sua voz – negra, feminina, suingada, rasgada – representa muitas outras mulheres e homens negros do país que, mesmo nascidos e vivendo com as marcas de um processo histórico de exclusão e preconceito étnico-racial, resistem, lutam, vencem em suas carreiras e carregam outros em suas conquistas.

A cerimônia foi interrompida várias vezes por aplausos e gritos de reconhecimento a Elza, que, muito emocionada ao receber o título, disse “não tenho muito o que falar porque estou chorando o tempo todo, e só não fico em pé porque a minha coluna não permite. Só sei dizer obrigada, obrigada, obrigada. Obrigada, meus amores”.

Elza novamente arrancou aplausos da plateia quando bradou: “que minha raça se sinta orgulhosa. Sabemos o que significa estar em uma universidade. Represento aqui meus antepassados escravos com muito orgulho”. 


Para o reitor da UFRGS, Rui Oppermann, entregar a Elza o título de Doutora Honoris Causa representa o reconhecimento da universidade pela sua contribuição na arte e na cultura brasileira, mas é, sobretudo, “por sua posição corajosa, incisiva e intransigente na superação do racismo”.

Após a entrega da distinção, sugerida pelo Departamento de Difusão Cultural e proposta pelo Instituto de Artes, com aprovação unânime em sessão solene do Conselho Universitário da UFRGS, o compositor, ensaísta e professor José Miguel Wisnik deu sequência ao evento com uma conversa sobre o que é essencial para a vida. 


O diálogo trouxe uma reedição do projeto Coisas Essenciais da Vida, que em 2003 reuniu os dois artistas para falar sobre música e arte em geral. Para encerrar, dezenas de fãs aguardaram por um autógrafo da cantora em sua biografia, ‘Elza’, escrita pelo jornalista Zeca Camargo.

da assessoria da UFRGS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.