Pular para o conteúdo principal

MURAL GIGANTE É CONCLUÍDO NO CENTRO DE BH

Os últimos 3 anos têm sido potentes para o desenvolvimento da arte urbana de Belo Horizonte. Projetos como o Circuito Urbano de Arte (CURA) e o Gentileza transformaram o hipercentro da capital em um verdadeiro museu a céu aberto

BH acaba de ganhar uma grande obra de arte pública: um mural criado pelo grafiteiro Fhero em toda superfície do edifício do Shopping Xavantes. Para conceber uma arte que "envelopasse" todo o prédio, Fhero pintou um mural abstrato geométrico de cores fortes que remetem aos diversos povos que formam o Brasil. 

Sobre essa superfície, o artista que é reconhecido pela qualidade da sua pintura figurativa realista criou duas imagens: do lado maior localizado na Avenida Oiapoque vê-se dois pardais, pássaros comuns das cidades. 

Do outro lado, na rua Curitiba, Fhero resolveu pintar alguém que representasse a diversidade dos grandes centros urbanos e do público do Shopping Xavantes: sua esposa e também grafiteira Nica. Quem passa na rua pode ver apenas uma linda mulher, mas para ele tem um significado especial: pintar a Nica é declarar seu amor não só para a esposa mas também por Belo Horizonte. 

Para quem não sabe, Fhero é de São Paulo, mas é radicado em Belo Horizonte há mais de 10 anos. Foi aqui que ele construiu a sua trajetória como artista e foi o seu amor por Nica que o trouxe até a capital mineira. 

Shopping Xavantes
Inaugurado em 2004, o Shopping Xavantes foi criado através de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura de Belo Horizonte, com a transferência dos camelôs da área do hipercentro para um local que pudesse favorecer a sua formalização. 

No ano em que celebra 15 anos, o Shopping Xavantes renova a fachada com uma grande obra de arte que será vista pelas 100 mil pessoas que circulam no seu entorno todos os dias.

Leonardo Furman, administrador do Xavantes, ousou quando resolveu encomendar uma obra em toda a superfície do shopping. BH já tem muitas empenas de prédios pintadas, mas ainda não tinha um edifício completamente pintado, com mural em todas as suas laterais. Cada canto do shopping ganhou novas cores. 

Como o artista, também foi o amor pela cidade que o moveu a encomendar o mural e, antes ainda, o fez criar o Shopping Xavantes. Filho de comerciantes que possuíam lojas no centro, Leonardo não vislumbrou apenas uma oportunidade comercial, mas também um jeito de junto com o poder público acolher os camelôs que na década de 90 lotavam as ruas do centro e trazer mais movimento para o bairro que naquela época tinha alto índice de violência

Hoje o Centro abriga dezenas de graffitis, murais e intervenções artísticas emoldurados pela sua arquitetura privilegiada transformando a região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

AXIA ENERGIA FAZ TESTES DE ROTINA NAS SIRENES DA USINA DE FURNAS

Objetivo é assegurar a plena operação do sistema implantado nos municípios de São José da Barra , São João Batista do Glória e Capitólio O sistema de comunicação e alerta da Usina de Furnas, operada pela AXIA Energia, passará por testes acústicos entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A ação ocorre nos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Capitólio, e conta com o apoio das defesas civis locais. A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema, garantindo o alcance da comunicação nas comunidades onde os equipamentos estão instalados.    De acordo com o coordenador do PAE pela AXIA Energia, Cristiano Simão , os moradores não devem se preocupar e nem modificar seu cotidiano quando ouvirem as sirenes. “Trata-se somente de um teste. A usina segue em pleno funcionamento, sem qualquer anormalidade em sua operação”, afirma.    O PAE estabelece critérios e ações de segurança para as usinas fiscal...