segunda-feira, 13 de maio de 2019

POÇOS DE CALDAS: DEFESA CIVIL COORDENA SIMULAÇÃO EM BARRAGEM DA CURIMBABA

As simulações atendem uma solicitação do Ministério Público

A Defesa Civil de Poços de Caldas, no Sul de Minas, coordenou, na manhã da última quinta-feira, 9, o primeiro simulado de ocorrência de acidentes em barragens. A ação, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros e da a Polícia Ambiental, foi realizada na Mineração Curimbaba, na unidade industrial denominada Usina Campo do Meio.

As simulações atendem uma solicitação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e visam aferir o grau de segurança da população e a capacitação dos órgãos de defesa social do município, para agir em caso de ocorrência de acidentes.

Em ofício encaminhado à Defesa Civil este mês, o promotor de Justiça, Sidnei Boccia, abordou a questão da sequência do programa de simulações e citou, ainda, outras providências como a entrega pelas empresas do Plano de Ação Emergencial (PAE) de segurança das barragens

Mauro Barbosa Filho, coordenador da Defesa Civil, informa que outras simulações estão sendo programados, para breve, em áreas de outras barragens do município. Segundo ele, é preciso salientar a importância dos treinamentos, “porque a prevenção é sempre a melhor saída”.

Para o tenente, Júlio Alves, do Corpo de Bombeiros, é sempre bom realizar simulações porque, caso ocorra algum tipo de sinistro, os órgãos de segurança terão melhores condições de dar uma resposta mais adequada.

Alexandre César Nunes, sargento da PM do Meio Ambiente, também acredita que a simulação é uma ação importante, porque em caso de ocorrer algum acidentes, todo o grupo terá noção de como agir e tomar as providências num primeiro impacto.

Luiz Renato Machado, gerente de Meio Ambiente da empresa, diz que o objetivo principal é promover a mobilização do pessoal interno e dos órgãos públicos, para o enfrentamento de possíveis acidentes. De acordo com ele, toda barragem apresenta um certo grau de risco e a da Curimbaba tem potencial de danos muito baixo, porque “não temos comunidades residindo a jusante (à baixo) da barragem.

Barragem Curimbaba
A barragem da Curimbaba, criada em 1987, está inoperante. Ela é de característica industrial e não de extração. O resíduo contido nela é inerte e desde 2007, o local não recebe mais rejeitos. Atualmente a barragem serve somente para captação de água.

Audiência Pública
Audiência pública realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes Mineiros dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo, este ano na Câmara Municipal de Poços de Caldas, debateu a prevenção e a segurança das barragens instaladas na região. 

O encontro contou com a participação de representantes da Alcoa, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Supram – Superintendência Regional de Meio Ambiente.

Na reunião foram abordadas questões importantes relativas ao volume de rejeitos das barragens, programas de monitoramentos, estudos de contenção, análise de risco, planos hipotéticos de ruptura, fluxo preferencial e providências emergenciais. Também foram citadas a necessidade de mudanças técnicas para a construção de diques, descomissionamento e recuperação de áreas degradadas.

Nenhum comentário: