Pular para o conteúdo principal

'ÁGUA E AGRONEGÓCIO' FOI O TEMA DO III ENCONTRO REGIONAL SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS

Durante o evento, foi realizado o lançamento do III Concurso de Qualidade de Café de Três Corações

O III Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor), em Três Corações, no Sul de Minas, reuniu, de 29 de maio a 1º de junho, acadêmicos, professores, produtores rurais, empresários e representantes do poder público para dialogar e propor temas ligados ao uso responsável da água e à agricultura consciente e sustentável. 

O evento é promovido pelo Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e pelos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade.


A coordenadora do programa, Marília Carvalho de Melo, considerou positiva a participação de todos em mais uma edição do evento. 

"Não existe uma agricultura produtiva sem uma gestão de águas adequada nas propriedades rurais. Nosso encontro conseguiu integrar o conhecimento científico, técnico e acadêmico com a prática profissional e propor estratégias cada vez mais eficientes, com participação do poder público, produtores e profissionais da área, na busca de melhores resultados de produção de maneira sustentável", analisou.

A palestra magna sobre 'Água e Agronegócio: parceria estratégica' foi ministrada pela secretária de  Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Valentini. 

"Essa discussão é muito importante porque a água, além de fundamental para a manutenção da vida, é o nosso insumo de produção mais importante. Ter mais e mais pessoas preocupadas em buscar soluções para uma gestão racional desses recursos hídricos nos traz muita alegria e esperança de que vamos conseguir, cada vez mais, produzir alimentos com sustentabilidade e responsabilidade", comentou.


A programação contou com diversas palestras, seminários e minicursos sobre gestão de recursos hídricos e irrigação; oportunidades e desafios da agricultura irrigada; agricultura 4.0 e o uso de softwares para o manejo da irrigação. Além disso, houve visita técnica a propriedades rurais como forma de evidenciar o potencial produtivo da região ao utilizar estratégias de manejo e irrigação de forma otimizada e consciente.

III Concurso de Qualidade de Café
Na cerimônia de abertura, foi anunciado o III Concurso de Qualidade de Café de Três Corações, realizado pela UninCor em parceria com a Emater. A iniciativa analisa as amostras e premia os melhores produtores de café da região que abastecem os mais rigorosos mercados interno e externo. 

Para participar, os produtores devem procurar a Emater Três Corações e realizar a inscrição nas categorias café natural e café cereja descascado.

Para o coordenador do curso de Agronomia, Ramiro Machado Rezende, o concurso visa incentivar a produção de cafés de qualidade no Sul de Minas. 

"Com o mercado cada vez mais competitivo, a produção de cafés especiais é extremamente importante para o produtor agregar valor no produto e garantir melhor rentabilidade", analisou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...