Pular para o conteúdo principal

ASCAS RECEBE MÁQUINA DE MOER VIDRO PRODUZIDA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI


Alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) inauguraram, na sede da Associação de Catadores de Material Reciclável de São João del-Rei (Ascas), a máquina de moer vidro produzida na universidade. Com a aquisição, a Ascas pode, agora, recolher vidros e proporcionar um destino correto ao material.

Segundo Zulmeia Dias, presidente da Associação, o maquinário fazia parte de uma antiga demanda do grupo de catadores, que, antes, nem mesmo recolhiam o produto, por não conseguir dar a destinação correta a ele. 

”Foi uma conquista muito grande. Antigamente a gente não recolhia vidro nenhum porque não tinha nem comprador, nem a máquina”, explica.

A decisão de desenvolver uma máquina que destruísse o vidro a fim de facilitar sua reutilização é crucial do ponto de vista ambiental, já que o vidro é um material não biodegradável e que permanece na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desse material em locais inapropriados é considerado muito prejudicial à natureza.

A parceria Ascas e UFSJ
O trabalho conjunto da universidade com a Ascas ocorre desde o final do ano de 2002, por meio de um projeto de extensão/investigação cujo objetivo era auxiliar a Associação na sua organização como um empreendimento solidário. 

O projeto também visa estimular a inserção social desses trabalhadores qualificados da limpeza urbana, que em geral estão excluídos do mercado de trabalho, bem como a conscientização ambiental da população e a destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis do município, a fim de tornar a preservação do meio ambiente uma realidade na cidade.

Como primeiro passo do projeto da máquina de moer vidro, os alunos identificaram a necessidade na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), programa de extensão universitária que trabalha desde 1999, inserindo no sistema formal de economia setores marginalizados economicamente. 

Uma vez encontrada a demanda, o aluno João Gabriel da Cruz Passos, em conjunto com os professores Artur Mariano de Souza Malafaia e Leandro Reis Muniz, elaboraram o projeto que veio a ser o trabalho de conclusão de curso do aluno. 

"A gente pesquisou como eram essas máquinas e achou uma mais ou menos nesse estilo de funcionamento que dava pra replicar. Aí adaptamos ela pra Ascas", detalha João.

Com a ajuda das alunas Ana Flávia Oliveira e Mariana Barroso, atuais participantes do projeto, foram levantados orçamentos e iniciada sua montagem, que teve ainda destinação de verba da ONG Atuação.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/