Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFLA AVALIA A INSERÇÃO DE TEMAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR


Professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) avaliam como a inserção de temas transversais, com ênfase na educação ambiental, no currículo dos estudantes de graduação contribui para a formação cidadã dos futuros profissionais. O estudo analisou desde a organização institucional até o contexto da sala de aula.

“À universidade cabe a responsabilidade de ampliar o debate e as investigações acerca de temas que fomentem e, de fato, oportunizem, além da formação profissional, uma formação comprometida com a cidadania e com o desenvolvimento integral dos estudantes de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Martins Ximenes.

A UFLA é uma instituição que prioriza os valores ambientais, com uma política institucional que visa ao desenvolvimento de pesquisas para o aperfeiçoamento de ações que objetivam as questões ambientais. 

Essas iniciativas vão além das questões institucionais, pois há uma preocupação com a formação dos estudantes da graduação enquanto futuros profissionais. Os cursos possuem propostas pedagógicas que incluem discussões ambientais, que desenvolvem nos estudantes uma postura crítica diante da realidade.

“Nessa perspectiva, os cursos de graduação assumem o compromisso de uma formação que contemple a complexidade e o desafio da sustentabilidade do trabalho com a Educação Ambiental nas diferentes áreas do conhecimento. Isso implica a reformulação ética dos discursos e de atitudes para a abordagem crítica e contextualizada, de modo a não se inscrever numa fala ideologicamente vazia ou utópica”, explica o professor Marco Antonio Villarta-Neder, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL).

Um projeto desenvolvido no curso de Licenciatura em Letras realiza atividades por meio de registro fotográfico de ambientes preservados e de ambientes que sofreram impactos, priorizando localidades próximas aos estudantes. 

A atividade possibilita aos estudantes conhecerem e compartilharem as percepções dos ambientes vivenciados, tendo trocas de experiências e proporcionando um olhar crítico de sua realidade, mas também do coletivo, diante dos problemas ambientais apresentados.

“Por isso, a abordagem deve considerar as problemáticas globais, suas inter-relações, valorizar o diálogo e a cooperação entre indivíduos, instituições e culturas, considerar as diferenças sociais e outras relações que promovam a construção de novas formas de pensar e agir dos cidadãos entre si e com a natureza”, ressalta a professora Helena Maria Ferreira, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL).

Os pesquisadores destacam a importância da formação dos estudantes do curso de licenciatura. Como eles serão futuros professores, terão a responsabilidade de oportunizar às crianças, jovens e adultos a aprendizagem dos saberes que construíram durante a graduação, fazendo com que eles tenham um olhar crítico em relação às questões ambientais que estão a sua volta.

“O diálogo com as questões ambientais ocorrem em diferentes cursos por meio de iniciativas articuladas de ensino, pesquisa e extensão. Exemplo disso são iniciativas como a do Curso de Engenharia Civil que vem desenvolvendo projetos de estruturação de moradias sustentáveis ou ainda do Curso de Pedagogia que por meio de diferentes ações extensionistas realizadas  na brinquedoteca do curso, tem dado ênfase a valorização ao meio ambiente a partir de formações para graduandos e pós-graduando em educação sobre a relação direta entre o brincar e a natureza, priorizando uma educação sensível e eticamente responsável.  , destaca a professora Francine de Paulo Martins Lima, do Departamento de Educação (DED).

Os professores também apresentam em seu trabalho ações realizadas pela UFLA, cujo desenvolvimento de pesquisas objetiva ao aperfeiçoamento de ações/tecnologias de preservação e de ações concretas, como estações de tratamento de água e esgoto, tratamento de resíduos químicos, manejo de energia e proteção de matas ciliares, bem como a economia de recursos públicos gerada por essas iniciativas.

com Greicielle dos Santos - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...