Pular para o conteúdo principal

PESQUISA DA UFSJ ESTUDA PROTÓTIPOS DE MEDICAMENTOS COM EFEITOS COLATERAIS MENORES


O avanço nos tratamentos de saúde passa pelo uso da tecnologia no desenvolvimento de novas terapias e recursos médicos. Uma das inovações é o uso de biomateriais, dispositivos formados por compostos artificiais ou naturais capazes de interagir com o corpo humano. Eles são necessários, por exemplo, quando um órgão ou tecido do corpo é danificado e para de exercer as suas funções parcial ou completamente.

Nessa área, o Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC) do Departamento de Ciências Naturais (DCNAT) da Universidade Federal de São João Del-rei (UFSJ) desenvolve, desde 2018, uma pesquisa sobre biomateriais de interesse tecnológico, farmacológico e para a química de novos materiais. O estudo é coordenado pelo professor Clebio Soares Nascimento Jr., juntamente com os professores colaboradores Keyller Bastos Borges e Luciana Guimarães.

O trabalho envolve simulações computacionais para criação de novos protótipos de medicamentos, como antibióticos e anestésicos locais, de efeitos colaterais menores e com biodisponibilidade melhorada. Segundo Clebio, há interesse também no estudo de novos dispositivos bioeletrônicos com propriedades de condutividade expandida. 

A pesquisa envolve o estudo sobre macromoléculas e parte das atividades é “investigar a química supramolecular de biomateriais, analisando via cálculos teóricos e por meio de dados experimentais os processos de formação de complexos do tipo hóspede-hospedeiro de moléculas bioativas formados à base de ciclodextrinas," explica o professor. Essas ciclodextrinas são importantes por ter formato tridimensional cônico, o que possibilita a formação de complexos de inclusão com variados tipos de compostos relacionados aos biomateriais.

Em pouco mais de um ano, o estudo já rendeu seis artigos publicados em periódicos internacionais.

Bolsista de produtividade
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) financia, pela modalidade bolsistas de produtividade, pesquisadores em atividade no Brasil. O benefício tem por objetivo valorizar a produção científica no país.

da assessoria da UFSJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...