Pular para o conteúdo principal

CARRANCAS RECEBE SEU TRADICIONAL FESTIVAL

Programação do 9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas reúne riquezas culinárias e culturais para esquentar o inverno 

Um dos principais destinos de ecoturismo de Minas Gerais, Carrancas, no Sul de Minas, também se destaca pela gastronomia, sendo promovida através do Festival Gastronômico e Cultural que acontece tradicionalmente no mês de julho.

Localizada numa região privilegiada para os amantes do ecoturismo, a apenas 270 quilômetros de Belo Horizonte, Carrancas destaca-se pelas paisagens deslumbrantes e belíssimas cachoeiras. A cidade é o “cenário‟ preferido pela equipe do núcleo de novelas da Rede Globo de Televisão: “Alma Gêmea” (2004), “Paraíso” (2009), “Amor Eterno Amor” (2012), “Império” (2015), “Orgulho e Paixão” (2018), são algumas das novelas e minisséries já gravadas em terras carranquenses.

Em 2019, em sua nona edição, o evento teve início ontem, quarta-feira, 17 e, vai até o próximo dia 21 de julho na Praça Manoel Moreira, no Centro da cidade.

O Festival é realizado pela Associação Carranquense de Empreendedores do Turismo (Acetur), em parceria com a Prefeitura Municipal de Carrancas e com o apoio dos empreendedores locais e da região. A cada edição a Acetur busca aprimorar o evento, sem perder de vista as principais finalidades: promover a gastronomia local e valorizar a cultura nativa.

A programação do 9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas promete atrair o público em um espaço dinâmico com várias atrações:

Espaço Gourmet
Expositores locais e convidados apresentam especialidades da cozinha mineira.

Espaço Musical
Show todas as noites com as melhores bandas da região: Banda Álbum Duplo, Dimas e Banda, The Ollkids, Cecília Bravo e Los Trajanos. E, logo após os shows, tem DJ na pista do Festival.

Espaço Workshop
A proposta do espaço é a troca de experiências culinárias com cozinheiros, chefs locais e convidados. No dia 18 será ministrada uma palestra por Bruno Baltar de Souza sobre “Produção de queijo frescal e doce de leite com soro”. No dia 19, a Chef Dulcinéia apresentará um prato especial “Feijão gostoso com farofa”. Já no dia 20, a Chef Marília irá mostrar como preparar seu delicioso “Doce de mamão com abacaxi”. E no dia 21, a Chef Verônica apresentará a receita de “Ragu de rabada com mandioca”.

Espaço Cultural
O Festival tradicionalmente abre espaço para a expressão cultural de Carrancas: Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, Congada de Carrancas, Folia de Reis e Catira Mirim.

Espaço Criança
Espaço dedicado para a criançada, com apresentações lúdicas e brinquedos infláveis.

Serviço
9º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas
Data: de 17 a 21 de julho de 2019
Local: Praça Manoel Moreira – Centro – Carrancas/MG
Horário: a partir das 18h (17 a 19 de julho) e a partir das 15h (dias 20 e 21 de julho – Sábado e Domingo)
Site: www.acetur.com.br/festival9
facebook.com/festivalgastronomicocarrancas
Instagram: aceturcarrancasmg

Realização: ACETUR - Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo
Co-Realização: Prefeitura Municipal de Carrancas/Secretaria Municipal de Turismo
Patrocínio: Recanto Restaurante, Pizza e Bar e Pousada Roda Viva
Apoio: SEBRAE-MG, Comercial Santos, Eletrovidros, Riquezas da Terra, Casa Bonita, Armazém do Pão, Portal Carrancas.com.br, Posto Feliz Ale, Banco do Brasil/Stelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...