Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UFLA PARTICIPAM DO PLANTIO DE HORTA SINTRÓPICA NO PROJETO CURUMIM EM NEPOMUCENO

Tiago Henrique Silva e o congolense Daniel Kalambayi, ambos da Universidade Federal de Lavras, se engajam em ação social
Estudante Tiago Henrique Silva e a diretora Dulcinéia fazendo o plantio de hortaliças

Nos dias 17 e 19 de julho foi realizado o plantio da horta sintrópica Núcleo Educacional Dona Henriqueta Rafael de Menezes - Projeto Curumim, localizado no bairro Marciolândia no município de Nepomuceno, no Sul de Minas. 

A ação contou com apoio da prefeitura de Nepomuceno e especialmente da diretora da escola, Dulcinéia, que busca com a implantação da horta ter mais um ambiente de aprendizagem e geração de alimentos para complementar a merenda dos estudantes.

A diretora participou ativamente da implantação da horta que para implantação seguiu algumas as etapas de preparação como a adubação e correção do solo. Feito este passo a escola contou com o apoio do pai de um de seus alunos, que levantou 13 canteiros numa área de 200 metros quadrados na escola. 

Congolense Daniel Kalambayi e a diretora Dulcinéia

Na sequência, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva e o estudante de Engenharia de Automação, também da UFLA, Daniel Kalambayi, que é da República do Congo, iniciaram os acertos dos canteiros para o desenvolvimento do modelo de plantio conforme a chamada “Agricultura Sintrópica” (AS). 

Esse conceito emergiu de um sistema de conhecimento que se desenvolveu ao longo de 45 anos, a partir da vivência prática do agricultor suíço Ernst Götsch (EG), que vive no Brasil desde 1982. Ele define AS como sendo um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de produtos agrícolas à dinâmica de regeneração natural de florestas. 

O nome cunhado pelo agricultor deriva da complementação ao termo entropia, e define um dos princípios fundamentais de sua agricultura, que visa o balanço energético positivo, medido pelo aumento da quantidade de vida consolidada e favorecimento dos processos de sucessão nos locais de intervenção. 


Seguindo este modelo foram plantados na área 600 hortaliças como couve manteiga, alface, salsa, rúcula e repolho e 200 tubérculos como beterraba e mandioca. Os próximos passos serão a realização da poda das frutíferas que contará com o apoio do Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT) da UFLA, alÉm da realização do plantio de bananeiras nos canteiros laterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.