Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UFLA PARTICIPAM DO PLANTIO DE HORTA SINTRÓPICA NO PROJETO CURUMIM EM NEPOMUCENO

Tiago Henrique Silva e o congolense Daniel Kalambayi, ambos da Universidade Federal de Lavras, se engajam em ação social
Estudante Tiago Henrique Silva e a diretora Dulcinéia fazendo o plantio de hortaliças

Nos dias 17 e 19 de julho foi realizado o plantio da horta sintrópica Núcleo Educacional Dona Henriqueta Rafael de Menezes - Projeto Curumim, localizado no bairro Marciolândia no município de Nepomuceno, no Sul de Minas. 

A ação contou com apoio da prefeitura de Nepomuceno e especialmente da diretora da escola, Dulcinéia, que busca com a implantação da horta ter mais um ambiente de aprendizagem e geração de alimentos para complementar a merenda dos estudantes.

A diretora participou ativamente da implantação da horta que para implantação seguiu algumas as etapas de preparação como a adubação e correção do solo. Feito este passo a escola contou com o apoio do pai de um de seus alunos, que levantou 13 canteiros numa área de 200 metros quadrados na escola. 

Congolense Daniel Kalambayi e a diretora Dulcinéia

Na sequência, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva e o estudante de Engenharia de Automação, também da UFLA, Daniel Kalambayi, que é da República do Congo, iniciaram os acertos dos canteiros para o desenvolvimento do modelo de plantio conforme a chamada “Agricultura Sintrópica” (AS). 

Esse conceito emergiu de um sistema de conhecimento que se desenvolveu ao longo de 45 anos, a partir da vivência prática do agricultor suíço Ernst Götsch (EG), que vive no Brasil desde 1982. Ele define AS como sendo um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de produtos agrícolas à dinâmica de regeneração natural de florestas. 

O nome cunhado pelo agricultor deriva da complementação ao termo entropia, e define um dos princípios fundamentais de sua agricultura, que visa o balanço energético positivo, medido pelo aumento da quantidade de vida consolidada e favorecimento dos processos de sucessão nos locais de intervenção. 


Seguindo este modelo foram plantados na área 600 hortaliças como couve manteiga, alface, salsa, rúcula e repolho e 200 tubérculos como beterraba e mandioca. Os próximos passos serão a realização da poda das frutíferas que contará com o apoio do Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT) da UFLA, alÉm da realização do plantio de bananeiras nos canteiros laterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/