Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DA UFLA PARTICIPAM DO PLANTIO DE HORTA SINTRÓPICA NO PROJETO CURUMIM EM NEPOMUCENO

Tiago Henrique Silva e o congolense Daniel Kalambayi, ambos da Universidade Federal de Lavras, se engajam em ação social
Estudante Tiago Henrique Silva e a diretora Dulcinéia fazendo o plantio de hortaliças

Nos dias 17 e 19 de julho foi realizado o plantio da horta sintrópica Núcleo Educacional Dona Henriqueta Rafael de Menezes - Projeto Curumim, localizado no bairro Marciolândia no município de Nepomuceno, no Sul de Minas. 

A ação contou com apoio da prefeitura de Nepomuceno e especialmente da diretora da escola, Dulcinéia, que busca com a implantação da horta ter mais um ambiente de aprendizagem e geração de alimentos para complementar a merenda dos estudantes.

A diretora participou ativamente da implantação da horta que para implantação seguiu algumas as etapas de preparação como a adubação e correção do solo. Feito este passo a escola contou com o apoio do pai de um de seus alunos, que levantou 13 canteiros numa área de 200 metros quadrados na escola. 

Congolense Daniel Kalambayi e a diretora Dulcinéia

Na sequência, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva e o estudante de Engenharia de Automação, também da UFLA, Daniel Kalambayi, que é da República do Congo, iniciaram os acertos dos canteiros para o desenvolvimento do modelo de plantio conforme a chamada “Agricultura Sintrópica” (AS). 

Esse conceito emergiu de um sistema de conhecimento que se desenvolveu ao longo de 45 anos, a partir da vivência prática do agricultor suíço Ernst Götsch (EG), que vive no Brasil desde 1982. Ele define AS como sendo um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de produtos agrícolas à dinâmica de regeneração natural de florestas. 

O nome cunhado pelo agricultor deriva da complementação ao termo entropia, e define um dos princípios fundamentais de sua agricultura, que visa o balanço energético positivo, medido pelo aumento da quantidade de vida consolidada e favorecimento dos processos de sucessão nos locais de intervenção. 


Seguindo este modelo foram plantados na área 600 hortaliças como couve manteiga, alface, salsa, rúcula e repolho e 200 tubérculos como beterraba e mandioca. Os próximos passos serão a realização da poda das frutíferas que contará com o apoio do Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT) da UFLA, alÉm da realização do plantio de bananeiras nos canteiros laterais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.

BOLSONARO PERDEU!

Na disputa mais acirrada desde a redemocratizão do país, os brasileiros foram às urnas para o 2° turno das eleições de 2022 escolher o novo presidente da República, vice-presidente, além de alguns estados o governador e vice-governador e, também alguns municípios, o novo prefeito e vice-prefeito. Apurados os votos, o Capitão perdeu! Jair Messias Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil a não ser reeleito, desde ela que foi instituída no país. Luiz Inácio Lula da Silva, vai para o terceiro mandando como presidente da República, tendo como vice-presidente o ex-governador de São Paulo por quatro mandatos e ex-prefeito de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin. Romeu Zema, que foi reeleito governador de Minas no 1º turno com ampla votação, muitos destes votos de eleitores de Lula, assumiu a coordenação da campanha de Jair Bolsonaro em Minas neste 2° turno. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é o Estado-chave em toda eleição presidencial. E foi Minas, sob Governo Zema, que impôs a d...