terça-feira, 30 de julho de 2019

ESTUDANTES DA UFLA PARTICIPAM DO PLANTIO DE HORTA SINTRÓPICA NO PROJETO CURUMIM EM NEPOMUCENO

Tiago Henrique Silva e o congolense Daniel Kalambayi, ambos da Universidade Federal de Lavras, se engajam em ação social
Estudante Tiago Henrique Silva e a diretora Dulcinéia fazendo o plantio de hortaliças

Nos dias 17 e 19 de julho foi realizado o plantio da horta sintrópica Núcleo Educacional Dona Henriqueta Rafael de Menezes - Projeto Curumim, localizado no bairro Marciolândia no município de Nepomuceno, no Sul de Minas. 

A ação contou com apoio da prefeitura de Nepomuceno e especialmente da diretora da escola, Dulcinéia, que busca com a implantação da horta ter mais um ambiente de aprendizagem e geração de alimentos para complementar a merenda dos estudantes.

A diretora participou ativamente da implantação da horta que para implantação seguiu algumas as etapas de preparação como a adubação e correção do solo. Feito este passo a escola contou com o apoio do pai de um de seus alunos, que levantou 13 canteiros numa área de 200 metros quadrados na escola. 

Congolense Daniel Kalambayi e a diretora Dulcinéia

Na sequência, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva e o estudante de Engenharia de Automação, também da UFLA, Daniel Kalambayi, que é da República do Congo, iniciaram os acertos dos canteiros para o desenvolvimento do modelo de plantio conforme a chamada “Agricultura Sintrópica” (AS). 

Esse conceito emergiu de um sistema de conhecimento que se desenvolveu ao longo de 45 anos, a partir da vivência prática do agricultor suíço Ernst Götsch (EG), que vive no Brasil desde 1982. Ele define AS como sendo um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de produtos agrícolas à dinâmica de regeneração natural de florestas. 

O nome cunhado pelo agricultor deriva da complementação ao termo entropia, e define um dos princípios fundamentais de sua agricultura, que visa o balanço energético positivo, medido pelo aumento da quantidade de vida consolidada e favorecimento dos processos de sucessão nos locais de intervenção. 


Seguindo este modelo foram plantados na área 600 hortaliças como couve manteiga, alface, salsa, rúcula e repolho e 200 tubérculos como beterraba e mandioca. Os próximos passos serão a realização da poda das frutíferas que contará com o apoio do Núcleo de Estudos em Fruticultura (NEFRUT) da UFLA, alÉm da realização do plantio de bananeiras nos canteiros laterais.

Nenhum comentário: