Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DIZ QUE SEIS EM CADA DEZ PESSOAS ACHAM QUE LGBTFOBIA DEVERIA SER CONSIDERADA CRIME

Pesquisa da Toluna ainda afirma que para 86% a orientação sexual é opção de cada um

A cidade de São Paulo celebra ano após ano a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, sendo que na edição de 2019, três milhões de pessoas foram para a avenida Paulista festejar e reivindicar mais direitos. As festividades servem também para dar voz à luta contra a LGBTfobia, algo ainda muito presente no Brasil, o país onde mais se assassina homossexuais no mundo.

A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, trouxe um estudo com 570 pessoas que mostra algumas percepções sobre a homossexualidade e como os casos de violência contra homossexuais devem ser julgados. Entre os entrevistados, 73% são favoráveis que a homofobia deveria ser considerada crime, contra 16% que não são favoráveis a essa medida.

A pesquisa também fez uma série de afirmações para conferir se os respondentes são favoráveis ou não a elas. A maioria das pessoas acreditar que casais gays tenham os mesmos direitos que os heterossexuais (68%) são favoráveis a questões como ações de inclusão sociais para os homossexuais (66%), adoção de crianças por casais gays (62%) e casamento gay (57%).

Cada um com sua opção
Quando perguntados como se sentem com relação aos homossexuais 86% dizem achar normal, pois a orientação sexual é uma opção de cada um, 9% respeitam mas, se sentem desconfortáveis em falar sobre o assunto, 4% também respeitam, mas não querem muita intimidade e 1% se sentem incomodados e preferem se manter longe de pessoas homossexuais.

Além disso, apenas 18% diz não ter ninguém homossexual próximo a eles (entre amigos e parentes) e 94% não se considera uma pessoa homofóbica.

A pesquisa foi realizada no dia 9 de junho de 2019 com 570 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês.

Link para o estudo: http://tolu.na/l/Ej74Ata5M 

Decisão do STF
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que houve omissão inconstitucional do Congresso Nacional por não editar lei que criminalize atos de homofobia e de transfobia. O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, de relatoria do ministro Celso de Mello, e do Mandado de Injunção (MI) 4733, relatado pelo ministro Edson Fachin, foi concluído na tarde do dia 13 de junho.

Por maioria, a Corte reconheceu a mora do Congresso Nacional para incriminar atos atentatórios a direitos fundamentais dos integrantes da comunidade LGBT. 

Os ministros Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes votaram pelo enquadramento da homofobia e da transfobia como tipo penal definido na Lei do Racismo (Lei 7.716/1989) até que o Congresso Nacional edite lei sobre a matéria. 

Nesse ponto, ficaram vencidos os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, por entenderem que a conduta só pode ser punida mediante lei aprovada pelo Legislativo. O ministro Marco Aurélio não reconhecia a mora.

Sendo assim, por maioria, o Plenário aprovou a tese proposta pelo relator da ADO, ministro Celso de Mello, formulada em três pontos.

O primeiro prevê que, até que o Congresso Nacional edite lei específica, as condutas homofóbicas e transfóbicas, reais ou supostas, se enquadram nos crimes previstos na Lei 7.716/2018 e, no caso de homicídio doloso, constitui circunstância que o qualifica, por configurar motivo torpe.

No segundo ponto, a tese prevê que a repressão penal à prática da homotransfobia não alcança nem restringe o exercício da liberdade religiosa, desde que tais manifestações não configurem discurso de ódio.

Finalmente, a tese estabelece que o conceito de racismo ultrapassa aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos e alcança a negação da dignidade e da humanidade de grupos vulneráveis. Ficou vencido o ministro Marco Aurélio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SCOLFORO VIABILIZA EXPANSÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi consolidada a maior reformulação já feita no projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, defendeu ao longo do ano e teve o projeto de expansão aprovado, o que garante o aumento da área construída e a incorporação de um setor completo de exames e imagens, incluindo hemodinâmica. Faz parte do projeto desta ampliação a incorporação de uma nova área, onde é hoje o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras. Com a ampliação da área e dos serviços, o Ministério da Saúde aumentou o teto de investimento, garantindo condições para execução da nova estrutura até 2027. Em visita à UFLA para celebração dos 10 anos do curso de Medicina no final do ano passado, o vice-presidente da Ebserh, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, confirmou a previsão de início das obras em março de 2026 e conclusão em 2027, quando o hospital será aberto para a população de ...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho