Pular para o conteúdo principal

ESTUDO INVESTIGA USO DE RESÍDUOS DE POLVILHO PARA ALIMENTAÇÃO DE GADO


Um projeto de melhoramento da alimentação de gado de corte, no período seco do ano, a partir de resíduos de mandioca, está em andamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerai (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes. 

O experimento intitulado “Utilização de resíduo de fécula de mandioca corrigido com ureia para suplementação de gado de corte no período seco” é coordenado pelo professor do curso Técnico em Agropecuária, Gusthavo Ribeiro Vaz.

O projeto teve início a partir de uma demanda de produtores de polvilho e de criadores de gado da região. 

“Há uma geração muito grande de resíduo a partir da atividade extratora de fécula de mandioca para a produção de polvilho na região. Somando a isto, há a falta de alimento para o rebanho bovino no período seco do ano”, explicou o professor Gusthavo, destacando a união desses dois problemas para a criação do invento. Vinte novilhas da raça nelore do rebanho do IFSULDEMINAS estão sendo acompanhadas.

O projeto está sendo viabilizado por meio de uma parceria com uma empresa privada que oferece ureia de liberação lenta como fonte de enriquecimento alimentar. 

“Misturamos essa ureia com os bagaços de polvilho, enriquecendo com fonte de proteína para acelerar o ganho de peso dos animais”, completou o educador.

Participação dos estudantes
O trabalho conta com a participação de dez estudantes do mesmo curso que atuam de forma voluntária na condução do experimento. Os estudantes fazem o manejo dos animais e elaboram relatórios das atividades como condução do rebanho da pastagem até o curral, a alimentação e a devolução dos animais ao piquete de pastejo, além de pesagem e vermifugação. 

“Você já vê o resultado. O animal está engordando mesmo”, constatou o aluno Igor Antônio Martins. “A gente vê a diferença e o ganho de peso”, concordou outra estudante integrante do grupo de pesquisa, Isadora Stefani da Silva.


Faz parte da metodologia da pesquisa a averiguação da qualidade da pastagem. Mensalmente se faz uma coleta de material do pasto e, em laboratório, se investiga as características do capim consumido pelas novilhas.

Resultado
A pesquisa teve início no mês de junho e deve se estender até meados de agosto, quando os pesquisadores obterão o resultado e verificarão se o gado obteve ou não ganho de peso. A apuração do experimento também estimará o retorno financeiro da aplicação deste tipo de alimentação.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.